Solenidade marcou o início das comemorações pelos 205 anos de Itaguaí

por Laiz Carvalho publicado 14/07/2023 10h55, última modificação 20/07/2023 15h49
Na cerimônia foram concedidos os Títulos de Cidadania Itaguaiense, Títulos de Cidadão Benemérito e a Medalha de Honra ao Mérito São Francisco Xavier

Cumprindo a tradição, no 5 de julho de 2023 a Casa Legislativa municipal teve a honra de realizar a Sessão Solene marcando o início das comemorações pelo aniversário de 205 anos de emancipação político-administrativa do município de Itaguaí.

Apesar da ausência de seis dos 11 vereadores que compõem o plenário da Casa, a instituição realizou o evento de grande relevância que é a entrega dos títulos reconhecendo os méritos dos cidadãos que se dedicaram e contribuíram para o desenvolvimento da cidade. Na ocasião também foi apresentado o resultado de mudanças estruturais que estão sendo realizadas na sede do Poder Legislativo. 

A Sessão Solene em comemoração ao aniversário da cidade é organizada pelo corpo técnico da Casa Legislativa, que todos os anos se dedica para realizar da melhor forma possível a solenidade que homenageia os agraciados.

TÍTULOS

Na cerimônia foram concedidos os Títulos de Cidadania Itaguaiense, Títulos de Cidadão Benemérito e a Medalha de Honra ao Mérito São Francisco Xavier, que foi conferida ao reverendíssimo Senhor Fábio Roberto Knupp Amorim, fundador da Comunidade Profética Nova Aliança, também conhecida como CPNA Terra de Milagres, no bairro Mazombinha.

Os Títulos de Cidadania Itaguaiense são concedidos a pessoas nascidas em outras cidades que, reconhecidamente, tenham prestado relevante serviço ao município de Itaguaí, ou nele se destacado, pela atuação exemplar na vida pública e particular.  Já os Títulos de Cidadão Benemérito Itaguaiense são entregues a pessoas nascidas no município de Itaguaí que, reconhecidamente, tenham prestado relevante serviço à cidade, ou nela se destacado, pela atuação exemplar na vida pública e particular. 

Este ano foram concedidos 39 títulos: 14 de Cidadãos beneméritos e 25 de Cidadania Itaguaiense. Devido a ausência dos vereadores Haroldo Jesus (PV), Guilherme Farias (PL), Julinho (PSC), Zé Domingos (PTB), Vinicius Alves (Republicanos) e Rachel Secundo (PL) e seus agraciados, foram entregues apenas 21 títulos. Receberam os títulos os seguintes agraciados:

Título de Cidadãos Beneméritos

  • Ilmo. Sr. Ronaldo de Faria Abdala

  • Ilma. Dra. Meire do Nascimento Oliveira

  • Ilma. Sra. Cláudia Regina de Lima Santiago

  • Ilmo. Sr. Jackson Duarte de Oliveira

Títulos de Cidadãos Itaguaienses:

  • Ilmo. Sr. Jackson Barbosa Calderini.

  • Ilmo. Sr. Cesar Marcelo Pacheco de Vasconcelos.

  • Exmo. Sr. Vereador de Mangaratiba Dr. Mair Araujo Bichara

  • Ilmo. Sr. Carlos Barbosa da Silva

  • Ilmo. Dr. Bruno Bastos Lessa

  • Ilmo. Sr. Marcos Vinícius Semedo Praxedes

  • Ilmo. Sr. Jayme Bittencourt Suzuki

  • Ilmo. Sr. Rodrigo Viana Mello

  • Ilmo. Sr. Marcelo Carlos de Albuquerque

  • Ilmo. Sr. Ten. Cel. Comte 24 BPMERJ Eric Santos da Silva

  • Exmo. Sr. Dep. Estadual André Luiz Ramalho Ceciliano

  • Itaguaiense o Ilmo. Sr. Valdir Rodrigues

  • Exmo. Sr. Dep. Estadual Manoel Inácio Brazão (Pedro Brazão)

  • Ilmo. Sr. Renato Santos Cruz

  • Rev. Sr. João de Araújo Viana

  • Rev. Dr. Silvano Paraíso Novellino 

A CERIMÔNIA

A Mesa foi composta pelo Presidente da Câmara Municipal de Itaguaí, vereador Gil Torres (União Brasil), pelo vice-prefeito do município de Itaguaí, Valter Almeida (Podemos), pelo vice-presidente da Alerj, Deputado Estadual Pedro Brazão (União Brasil), pelo Deputado Estadual Andrezinho Ceciliano (PT), Além do Bispo da Diocese de Itaguaí, D. Paulo Celso Dias do Nascimento e o Coronel Eric dos Santos da Silva (24ª BPM).

Na ocasião também aconteceu a reinauguração do plenário Wilson Pedro Francisco. O presidente Gil Torres destacou a honra em apresentar o resultado da reestruturação no local que é relevante para as tomadas de decisões políticas do município. O chefe do Legislativo afirmou que garantir a acessibilidade foi a prioridade e além disso o plenário também está mais moderno, pois foi implementada uma nova estrutura para dar suporte para as transmissões da TV Câmara Itaguaí, serviço que também foi inaugurado na ocasião da solenidade.

Gil afirmou que as mudanças irão ampliar a transparência sobre o que é realizado pela Casa Legislativa, envolvendo a população e estimulando a participação popular nos assuntos que são do interesse de todos. O presidente destacou que as melhorias realizadas na sede do Poder Legislativo ficarão como legado para a Casa.

A cerimônia foi iniciada com a execução do hino nacional pela Corporação Musical Commil e mais duas canções. A abertura solene foi realizada pelo Bispo da Diocese de Itaguaí, D. Paulo Celso Dias do Nascimento, que saudou todas as autoridades e destacou que a ocasião é de festa e agradecimento a Deus pela graça de comemorar o aniversário de Itaguaí.

— Os que com lágrimas semeiam, cantando hão de ceifar. Hoje é o momento de cantar ação de graças pela mão do senhor conduzindo a história da nossa cidade — se pronunciou o bispo, destacando que a cerca de um mês foi recebido no município com carinho e se sente grato por ser morador de Itaguaí. Ao final, o bispo convidou os presentes a realizar a oração do Pai Nosso pela cidade.

A seguir foi apresentado um vídeo institucional com o tema do evento. A solenidade deste ano destaca a evolução da cidade de Itaguaí e a modernização da Casa Legislativa ao longo de 76 anos de história.

Após o vídeo institucional, o mestre de cerimônia, que este ano foi o servidor efetivo Rafael Rocha, convidou cada vereador para a entrega dos títulos aos seus agraciados. Cada edil indicou três personalidades (que poderiam ser para o Título de Cidadão Itaguaiense ou para o Título de Cidadão Benemérito) e a Mesa Diretora indicou seis nomes. Os vereadores que estiveram presentes realizaram a tradicional entrega dos títulos e posaram para fotos com cada agraciado. 

Após a entrega dos títulos foi a vez da Medalha de Honra ao Mérito São Francisco Xavier, que foi concedida ao reverendíssimo Senhor Fábio Roberto Knupp Amorim pelas mãos do presidente Gil Torres, do vice-prefeito Valtinho Almeida, e dos vereadores Sandro da Hermínio, Alex Alves, Jocimar do Cartório e Fabinho Taciano.

O mestre de cerimônia convidou os agraciados e autoridades a assistirem um vídeo institucional sobre o novo serviço que será realizado na Casa Legislativa: a TV Câmara Itaguaí. A seguir a corporação musical Commil (Companhia Musical Maestro Ilson de Lima) executou o Hino do município de Itaguaí.

DISCURSOS

Ao longo da cerimônia discursaram o deputado estadual Pedro Brazão, o vice-prefeito Valtinho Almeida e o presidente Gil Torres.

O vice-presidente da Alerj, deputado Pedro Brazão destacou a honra em estar presente na Solenidade e receber o Título de Cidadão Itaguaiense. O parlamentar elogiou o propósito do Presidente Gil Torres em sempre querer o melhor para o município, e aos demais vereadores pela luta em prol da cidade. Brazão, que estava sentado à mesa ao lado do vice-prefeito de Itaguaí, elogiou a organização do evento e parabenizou Valtinho pelo carinho e atenção que dedica a todas as pessoas.

Brazão defendeu a importância da união entre Executivo e Legislativo e elogiou a atuação do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (PL), em buscar parcerias entre os poderes a fim de garantir os interesses do Estado do Rio de Janeiro nesse momento de recuperação fiscal. O deputado finalizou seu discurso desejando uma carreira promissora ao presidente Gil Torres.

O vice-prefeito Valtinho Almeida começou seu discurso parabenizando toda a força de segurança de Itaguaí, que devido ao bom trabalho que vem sendo realizado, está fazendo os índices de segurança da cidade melhorarem. Representando o Poder Executivo, Valtinho falou sobre o orgulho que sente em ser o vice-prefeito da cidade e por se sentir representado por todos os vereadores, que considera seus amigos. Ele parabenizou os agraciados pelas honrarias recebidas, e ao presidente Gil Torres pelo carinho no cuidado com a sede do Legislativo, que é a Casa do povo.

O vice-prefeito afirmou estar certo de que Itaguaí ainda será a melhor cidade do Estado do Rio de Janeiro e convidou a todos para a Expo, que classificou como uma oportunidade de abrir as portas de Itaguaí para todo o Brasil, pois na ocasião o município recebe visitantes de vários lugares. Ele finalizou seu discurso parabenizando a cidade pelos seus 205 anos. 

Já no final da cerimônia, o presidente Gil Torres discursou parabenizando o município e expressando seu orgulho por representar o corpo Legislativo da Casa e deixar um legado para a cidade com a reforma na sede do Poder Legislativo. Ele agradeceu o empenho de todos que contribuíram para essa conquista e expressou sua gratidão aos músicos da Commil, que receberam do chefe do Poder Legislativo uma Moção de Congratulações e elogios.

Gil destacou que a Banda Municipal de Itaguaí (BAMITA) havia sido solicitada para se apresentar no evento, conforme é tradição. O presidente deixou uma nota de repúdio ao prefeito pela negativa quanto a presença da banda na solenidade.

O presidente da Casa Legislativa também repudiou a ausência de seus pares na cerimônia de entrega dos títulos aos agraciados e destacou a importância da Solenidade de aniversário da cidade. Gil Torres enfatizou que o plenário da Casa Legislativa é um colegiado e que todos os vereadores foram convidados para a Sessão Solene. 

O chefe do Legislativo municipal parabenizou o vice-prefeito Valtinho Almeida e os vereadores que fizeram questão de estar presentes.

— Prefeito, eu sei que o senhor deve estar com os vereadores agora ouvindo. Isso daqui é a Casa do povo. A gente estava esperando aqui vossa excelência de braços abertos. Poder homenagear a sua esposa. Vereadores, o que é isso? Senhores, aqui nós não estamos para brigar pelos nossos próprios interesses. Parabéns aos cinco vereadores que estão aqui. Estão nessa luta e vendo o trabalho que está sendo feito pelo Legislativo. Parabéns ao vice-prefeito, que é filho de Itaguaí e nunca deixou de vir à homenagem — destacou o presidente da Casa.

Ao final, o presidente parabenizou os novos Cidadãos Itaguaienses e Cidadãos Beneméritos. Agradeceu a presença de todos e convidou para um coquetel no Auditório José Carlos Amorim. A recepção preparada para homenagear os agraciados contou com a participação do músico saxofonista Emerson Araújo, que com uma playlist animada foi a atração do coquetel.

Veja na íntegra a transmissão da Sessão Solene de 5 de julho de 2023, a primeira realizada pela TV Câmara Itaguaí.