Câmara de Itaguaí institui novo portal

por Laiz Carvalho publicado 04/08/2022 14h23, última modificação 04/08/2022 16h24
O novo portal é disponibilizado pelo Senado sem custo para as Casas Legislativas, garantindo um serviço de excelência e sem custos a população de Itaguaí

A Câmara Municipal de Itaguaí está com um novo portal institucional. A novidade passou a vigorar oficialmente esta semana com o encerramento do antigo site. Os últimos conteúdos institucionais da Casa Legislativa de Itaguaí já podem ser encontrados no novo endereço: https://www.itaguai.rj.leg.br/ 

Pensando em atender cada vez melhor aos cidadãos e fazendo uma utilização eficiente dos recursos públicos, a Câmara Municipal de Itaguaí firmou Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Senado Federal e implementou o novo portal.

O Portal Modelo da CMI possui uma tecnologia simples de utilizar, personalizar e gerenciar, que possibilita a sua manutenção pelos próprios servidores do Poder Legislativo, dando à Casa Legislativa liberdade para gerenciar todo conteúdo e ainda cumpre todas as exigências da Lei da Transparência e de Acesso à Informação. 

A Casa Legislativa Municipal está usufruindo de um site completo, com suporte técnico, hospedagem, servidor de e-mail com backups diários e novos endereços de e-mail institucionais @itaguai.rj.leg.br que foram desenvolvidos com a utilização de ferramentas licenciadas com software livre, como Python/Zope/Plone, Ubuntu Linux. 

O novo portal é disponibilizado pelo Senado sem custo para as Casas Legislativas, garantindo um serviço de excelência e sem custos a população de Itaguaí. A  CMI se mantém de acordo com os padrões web exigidos para portais públicos: Usabilidade, Acessibilidade e Segurança.

Acordo de Cooperação Técnica

Através do acordo de cooperação técnica será viabilizada também a possibilidade de implementação de outros serviços do Interlegis — programa do Senado Federal para o desenvolvimento das Casas Legislativas brasileiras. 

Além do Portal Modelo, estarão disponíveis serviços como: armazenamento de sistemas, a identificação .leg.br nos endereços eletrônicos, a automatização do processo legislativo com a ferramenta Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) e sua integração com videoconferências — SAPL-R, além da plataforma e-democracia, que foi especialmente desenvolvida para a participação popular no processo de discussão e elaboração das Leis, através de audiências públicas. 

A implantação do sistema Interlegis não gerou nenhum custo para a Câmara Municipal de Itaguaí. Resultado de uma gestão eficiente e transparente da Casa Legislativa.