CÂMARA REALIZA 3ª SESSÃO ORDINÁRIA COM A PRESENÇA DO EXECUTIVO MUNICIPAL
A 3ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Itaguaí foi realizada na quinta-feira (27), às 18h, cumprindo o horário regimental. O plenário recebeu a presença do prefeito interino Haroldo Jesus (PDT), acompanhado dos secretários Milton Valviesse (Governo) e Agenor Teixeira (Obras), além de todos os vereadores da Casa.
ORDEM DO DIA DA 3ª SESSÃO ORDINÁRIA - 27/02/2025
Com a inclusão em pauta da indicação 48/2025 de autoria da vereadora Karine Brandão (PDT), todos os Requerimentos e Indicações constantes em pauta foram aprovados por unanimidade.
NA TRIBUNA
O vereador Sandro da Hermínio (PSD) foi à tribuna falar sobre a matéria de sua autoria. Ele destacou a importância de ter participado do evento do Governo Federal, realizado em Brasília, e explicou que a proposta é fruto do conhecimento adquirido no Congresso de Capacitação, que reuniu mais de 32 mil líderes da Gestão Pública Municipal.
GRANDE EXPEDIENTE
O presidente em exercício, Fabinho Taciano (PP) deu a palavra ao prefeito interino, Haroldo Jesus, que usou a tribuna para parabenizar a cada vereador e trazer informações sobre a gestão:
—É uma honra para mim aqui hoje estar retornando a essa Casa, participando da Sessão a qual tenho muitos amigos aqui, a qual fomos eleitos juntos vereadores. Tomamos posse aqui no dia primeiro como vereador, e hoje estou interinamente ocupando cargo de prefeito no município de Itaguaí.
Após falar diretamente a cada edil, Haroldo continuou:
—Passei na Câmara hoje para agradecer à todos os vereadores pelas matérias que vocês têm votado em relação ao Governo Municipal. A Prefeitura de Itaguaí não consegue andar se a Câmara de vereadores não tiver lado a lado ali, lutando, mostrando o que tem que ser feito. As pessoas têm que entender que a Câmara de vereadores, quando está parceira do município, não quer dizer que ela não está fiscalizando. Todos sabem que a quantidade de indicações que foram votadas hoje, todas essas indicações são problemas que o município de Itaguaí tem. Problema na rua e requerimento do que deve ser feito. Esse é o papel do vereador, apontar o erro e se o prefeito não executar essa melhoria, aí sim cobrar. Vir aqui: “- Ó, pedi, não tá. Dava para ter sido feito..” - E esse é o papel que o vereador deve fazer, não torcendo para as coisas darem errado. Hoje a Câmara de vereadores é composta por 11 vereadores que torcem para o município dar certo, que estão ao lado de todos os servidores e do prefeito, para entregar um município melhor para toda a população de Itaguaí. Então deixo aqui meu muito obrigado à todos vocês por essa parceria!
O Chefe do Executivo deu continuidade ao discurso, elucidando sobre as dificuldades financeiras enfrentadas na gestão:
—Falar um pouco para vocês de como a gente encontrou o município. Amanhã a gente está finalizando o segundo mês como prefeito da cidade. Foram dois meses de muita dificuldade, a gente só conseguiu ter acesso a todas as contas da prefeitura praticamente no final do mês de janeiro. A gente pegou a prefeitura com o salário atrasado, uma folha de 43 milhões de dezembro, paga em janeiro. Janeiro a gente também pagou a folha de janeiro, e esse mês de fevereiro agora, amanhã a gente estará pagando a folha de fevereiro, colocando o salário do servidor para receber no mesmo mês e não mais ultrapassando o 5º dia útil, como era feito. Foi um momento difícil. Tá aqui um dos secretários, aqui Agenor Teixeira. Assim, como ele, outro secretário que posso falar aqui, que é vereador aqui dessa Casa eleito, vereador Adilson Pimpo, ficam à frente de uma secretaria, onde na do Adilson Pimpo tinham mais de 10 milhões em contratos atrasados, e se for somar a do Agenor vai ultrapassar 50 milhões em termos de contratos atrasados. Como cobrar das empresas que prestam serviços de varrição e de lixo, se elas estão com mais de 5 meses de suas notas atrasadas?
Na continuidade do discurso, pontuou mais algumas situações que vem sendo contornadas, gradativamente, pela gestão. Além disso, divulgou sobre os recursos do novo PAC, que beneficiará diretamente a população de Itaguaí. A captação de verbas do Governo Federal e Estadual serão investidas em diversas áreas do município, principalmente Saúde e Educação.
Haroldo Jesus falou ainda sobre recursos provenientes de empresas privadas, divulgou sobre futuros projetos para melhorias nos bairros da cidade, geração de novos empregos, a discussão sobre a Rota 4B, entre outros assuntos sobre o desenvolvimento de Itaguaí. Ele incentivou os vereadores a buscarem recursos para o município e colocou sua equipe de captação à disposição para auxiliar nos trâmites. Ao final, agradeceu e reforçou os votos de realização e conquistas para a população de Itaguaí.
Após o discurso do prefeito, o vereador Julinho (PP) foi à tribuna para agradecer e elogiar o Chefe do Legislativo.
O presidente em exercício, Fabinho Taciano (PP), encerrou a sessão e anunciou a 4ª Sessão Ordinária para o dia 13 de março, mantendo o horário regimental.