Câmara recebe Mesa Redonda para discutir Depressão e Fibromialgia
O plenário da Câmara Municipal de Itaguaí recebeu na tarde da última sexta-feira (27/09) a 2ª Mesa Redonda Setembro Amarelo - Depressão e Fibromialgia.
O evento, promovido pela Comissão de Atenção à Pessoa com Deficiência (CAPD), contou com a participação do presidente da comissão, que falou sobre os aspectos legislativos e políticas públicas que envolvem o tema. A organização foi das servidoras Carina Mota, Chefe da Comissão de Atenção à Criança, ao Adolescente e ao Jovem, e da Dra. Linda Rodrigues, Chefe da Comissão de atenção à pessoa com deficiência. Linda intermediou a participação dos especialistas que trouxeram visões multidisciplinares sobre as chamadas “doenças invisíveis” e falou brevemente dos aspectos jurídicos.
Marcos Brito, terapeuta, relatou sobre os aspectos emocionais ligados ao tema; A Dr. Glauciê Gleyds discursou sobre a intersecção entre os temas do evento buscando concientizar sobre a prevenção ao suicídio e o tratamento da depressão sobre os aspectos clínicos e medicamentosos.
Um momento marcante foi a fala da munícipe Daiane Marcelino, que deu seu depoimento pessoal sobre a depressão, o processo de tratamento e a importância do apoio e acolhimento familiar.
No segundo bloco foi abordado o tema fibromialgia. O Dr. Victor Verztman, reumatologista especialista em dores, explicou o que é a fibromialgia; Beatris Cardozo, fisioterapeuta, falou da melhor qualidade de vida que a fisioterapia proporciona às pessoas que possuem fibromialgia. Taise Vallois, psicanalista e terapeuta, abordou sob o aspecto emocional a relação entre o Setembro Amarelo e a prevenção ao suicídio através dos cuidados com a depressão e a fibromialgia.
Outra munícipe que também participou da Mesa Redonda foi Mirlene Gualandi, que deu seu depoimento pessoal sobre a Fibromialgia e os seus enfrentamentos pessoais ligados a dificuldades que encontra no município na busca por tratamento adequado para a doença e o reconhecimento dos direitos.
Ao final da Mesa Redonda os participantes foram convidados para um Coffee Break. O Centro de Valorização da Vida (CVV), realiza apoio emocional e prevenção do suicídio. Ligue: 188, você não está sozinho.