Câmara recebe representantes da empresa Vale

por Laiz Carvalho publicado 17/04/2024 18h41, última modificação 17/04/2024 18h41
Ao final da sessão, os representantes da Vale S.A receberam as moções de congratulações e elogios

Na última quinta-feira (11/04) o plenário da Câmara Municipal de Itaguaí recebeu a presença de três representantes da empresa de mineração Vale S.A. A visita aconteceu durante a 9ª Sessão Ordinária, realizada no horário regimental das 14 horas.

Os representantes  Rodrigo Melo (Relações Institucionais), Daniel Argento (Relações Institucionais) e Rodrigo Vasconcelos (Diretor de Operações), foram conduzidos ao plenário pelos vereadores Fábio Rocha (PSD) e Julinho (PP).

Destacando a presença dos representantes da empresa, o presidente Haroldo Jesus (PDT) os parabenizou e enfatizou que ao longo do mandato ocorreu uma aproximação entre a Casa Legislativa e o chefe do Poder Executivo com a empresa Vale, viabilizando parcerias entre o município e a instituição trazendo benefícios para a população.

Haroldo Jesus lembrou que recentemente a Casa aprovou por unanimidade as moções de Congratulações e Elogios para a empresa Vale S.A e para o Representante de Relações Institucionais, Rodrigo Melo. 

Para a empresa, a moção se justifica devido a Vale ter repassado, através de recursos incentivados por meio de aporte, mais de R$ 2,5 milhões para os fundos municipais de Itaguaí (Fundo Infância e Adolescência e Fundo do Idoso) e pela atuação da empresa nas áreas da cultura, educação, saúde, esporte, na tradicional Expo Itaguaí e na Festa da Imigração Japonesa. 

Haroldo moção Vale S.A

Rodrigo Melo, Relações Institucionais, recebeu uma congratulação pela Casa Legislativa justificada pelo seu brilhante trabalho e dedicação representando com excelência a área institucional e governamental da empresa Vale S.A. 

— Queria registrar a atuação que a Vale vem tendo junto a Prefeitura e a Câmara Municipal. Nós criamos aqui, talvez muitos não saibam, o Fundo de Assistência Social, do Idoso  e o Fundo da Pessoa com Deficiência, que foi um pedido da própria Vale para que a Câmara pudesse autorizar a criação de mecanismos jurídicos em que a empresa poderia fazer doações através do Fundo Municipal. Isso já acontecia em algumas secretarias, como a de Saúde e outras, que já tinham o Fundo Municipal — explicou o presidente do Legislativo, Haroldo Jesus, autor das moções.

Logo a seguir se pronunciou o vereador Fábio Rocha (PSD), que agradeceu aos vereadores e enfatizou a importância da parceria entre a empresa Vale e o Município de Itaguaí.

— Rodrigo, estou muito feliz em ver você aqui. O tempo em que estive à frente da Secretaria de Eventos, o Rodrigo sempre foi um parceiro prestigiando os eventos da cidade — finalizou o vereador Fabinho agradecendo o apoio.

Ao final da sessão, o Presidente Haroldo Jesus realizou a entrega das moções e os membros do Poder Legislativo posaram para fotos com os representantes da empresa Vale S.A.

ORDEM DO DIA

Logo no início dos trabalhos legislativos o vereador Sandro da Hermínio (PSD) registrou a presença de sua mãe, a senhora Débora da Costa Valença Resende, que pela primeira vez participava de uma sessão plenária.

— Obrigado, mãe, por estar aqui conosco. É uma honra para mim enquanto filho ter a senhora aqui participando conosco — disse o vereador Sandro da Hermínio, que também registrou a presença do Agente de Trânsito Runner Silva, que recebeu uma Moção de Congratulações e Elogios oferecida pela Casa Legislativa recentemente.

O Presidente Haroldo Jesus também comentou a participação da senhora Débora. Haroldo destacou que as mães de políticos sofrem até mais do que os escolhidos como representantes do povo. 

— As nossas mães são as pessoas que mais sofrem, até mais do que nós próprios, os políticos, nos momentos ruins. As partes ruins que a política tem, são elas que acabam absorvendo. Porque amor nenhum é maior do que amor de uma mãe por um filho, tenho certeza disso. Eu tenho na minha mãe, também uma pessoa maravilhosa! Parabéns, pela força para aguentar esses contratempos, que eu tenho certeza que a política também já colocou para a senhora. Parabéns, dona Débora! — discursou o chefe do Legislativo, que ouviu do vereador Sandro da Hermínio a concordância de que dona Débora tem calos nos joelhos por orar constantemente pela vida do filho.

A Ordem do Dia da 9ª Sessão Ordinária foi composta por Requerimentos de Moções de Congratulações e Elogios e Indicações ao chefe do Poder Executivo. Todas inteiramente aprovadas com os votos favoráveis de todos os vereadores.

Também por unanimidade foi aprovado o parecer favorável da Comissão de Finanças, Orçamento e Prestação de Contas (CFOCPC) sobre o Projeto de Lei nº 012/2024, de autoria da vereadora Rachel Secundo, que autoriza a Instituição da Rede Municipal de Proteção e Acolhimento às Crianças e aos Adolescentes Órfãos do Feminicídio, bem como aquelas vítimas de violência doméstica, no Âmbito do Município de Itaguaí. 

Em Primeira Discussão foi aprovado o Projeto de Lei nº 18 de 2024, que dispõe sobre a recomposição salarial anual dos servidores públicos do Poder Legislativo do Município de Itaguaí. 

A próxima sessão foi marcada para o dia 18 de abril no horário regimental das 14h.