Câmara recebeu seminário para debater a intolerância religiosa
A Câmara Municipal de Itaguaí recebeu na última segunda-feira (29) o evento “Diálogo da paz”, um seminário inter-religioso promovido pelo Instituto N’Ibaim. O objetivo do evento foi estimular a discussão de diversos pontos sobre a intolerância religiosa.
O evento foi aberto ao público e recebeu representantes de diferentes vertentes religiosas, sendo elas as religiões de matriz africanas, cristã evangélica, cristã católica, muçulmana, espírita e Santo Daime.
A abertura do evento foi realizada pela professora e fundadora do projeto “nosso mundo azul”, Leticia Fernandes, e pelo empresário e presidente do Instituto Templo Ifálolá em (Pedra de Guaratiba), Homero Amorim Neto, idealizador responsável pela “ação do trabalhador” e coordenador do Osum festival Itaguaí.
Entre os palestrantes, estão a pedagoga e psicóloga, Katja Bastos; o pesquisador, professor e consultor público, Jairo Pereira de Jesus; vereador em São João de Meriti, Dudu Padrinho; Padre e teólogo, criador do movimento Axéfobianão, Padre Pedro; o Pastor Presidente da Igreja Cristã Beréia, Marcus Vinicius; Diretor de enfermagem da secretaria municipal de Mangaratiba, Douglas Gomes.
Também palestraram o advogado e professor universitário, Cesar Carvalho; o Professor-doutor em História Comparada, Conselheiro Estratégico e autor da série “Resistência Negra”, Ivanir dos Santos; Advogado, Mestre, Doutor em Direito e criador do JusRacial e do Idafro, Hedio Silva Junior; e o mulçumano, historiador, professor, cuja família luta há mais de um século contra o racismo e contra a intolerância religiosa, Filipe Karim Azevedo.
A organização é da Delegação de Combate à Intolerância Religiosa e Igualdade Racial e Instituto N’Ibaim de Itaguaí, representada pelo babá Olosun Elias Garcia, com a coordenação de Aloany Pedrosa, e apoio do vereador Jocimar do Cartório.