Câmara sedia treinamento do TRE para eleitores que irão trabalhar nas eleições

por Laiz Carvalho publicado 25/09/2024 11h49, última modificação 25/09/2024 11h49
Com a proximidade das Eleições Municipais de 2024, a preparação adequada dos mesários é fundamental para assegurar que o direito ao voto seja exercido de forma tranquila e segura.

Ao longo de duas semanas (nos dias 11, 13, 18 e 20 de setembro) o plenário da Câmara Municipal de Itaguaí sediou os treinamentos ministrados por servidores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para os convocados para realizarem trabalhos eleitorais nas eleições municipais de 2024. 

Durante o treinamento foram destacadas algumas novidades e orientações a serem seguidas pelos eleitores convocados para os trabalhos eleitorais nas funções de  mesário, secretário e  presidente da mesa receptora de votos. 

Nessas eleições de 2024 será permitido a utilização do número de CPF ao invés do título de eleitor. As urnas terão um novo teclado com luzes indicativas, que facilitará na hora da votação. A luz amarela significa “aguarde” e a verde “liberado”.

Entre as orientações dadas pelos servidores do TRE aos trabalhadores convocados para os trabalhos eleitorais estão a necessidade de atenção quanto à verificação do nome da mãe e CPF em caso de nomes homônimos no momento da identificação do eleitor. Os mesários também foram instruídos a realizar a conferência do terminal, e em decorrência de algum erro, registrar imediatamente na ATA.

Ainda no momento da identificação, os mesários foram orientados a perguntar como a pessoa gostaria de ser chamada, ou optar pelo pronome “você”, evitando os pronomes de tratamento “Sr” e “Sra”.

Os instrutores do TRE passaram algumas orientações para que tudo ocorra bem durante a sessão de votação:

  • Será necessário o eleitor ter em mãos um documento oficial com foto. Podendo utilizar os seguintes documentos: e-Título, carteira de identidade, identidade social, passaporte, carteira profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho, CNH.

  • Não é permitido pedir indicações de candidatos aos mesários.

  • O voto é facultativo para eleitores menores de 18 anos e a partir de 70 anos, bem como analfabetos.

  • Para pessoas alfabetizadas maiores de 18 (dezoito) e menores de 70 (setenta) anos o voto é obrigatório.

  • É proibido a entrada na sessão com aparelhos eletrônicos como celular, tablet, relógios digitais e câmeras fotográficas.

  • O horário de votação será das 8h às 17h.


Para consultar o seu local de votação, acesse Consulta do título e local de votação — Tribunal Superior Eleitoral (tse.jus.br) ou o Autoatendimento Eleitoral - Título Net e selecione a opção “Onde votar". 

Outra opção é o aplicativo e-Título, acessível por títulos eleitorais regulares e suspensos.