Equipe médica do Hospital Municipal São Francisco Xavier recebe moção pelo excelente atendimento aos munícipes
Na tarde desta quinta-feira (23/05) o plenário da Câmara Municipal de Itaguaí realizou a 15ª Sessão Ordinária, entre as matérias discutidas, destaca-se o Requerimento de Moção de congratulações e elogios à equipe médica do Hospital Municipal São Francisco Xavier, pelo excelente atendimento prestado aos munícipes.
A homenagem, de autoria do vereador Haroldo Jesus (PDT), foi incluída na ordem do dia a pedido do próprio Presidente da Casa e acatada pelo vice-presidente, vereador Vinícius Alves (PSD). Haroldo discursou logo no início dos trabalhos legislativos relatando um acidente envolvendo seus familiares no último final de semana.
O edil enfatizou que a equipe médica, mesmo sem saber que se tratavam dos familiares do presidente da Câmara Municipal, realizaram um excelente atendimento.
— Aqueles que têm mais proximidade comigo souberam que no domingo houve um acidente envolvendo meus familiares, meu pai, minha esposa e meus dois filhos. Foi um livramento de Deus não ter acontecido algo pior — declarou Haroldo Jesus.
O presidente da Casa explicou que no momento do acidente não estava presente e seu celular estava fora de área de cobertura. Haroldo contou que sua esposa e seus filhos foram atendidos primeiro, e seu pai, Beto da Reta, posteriormente.
— Graças a Deus, e a essa equipe maravilhosa do São Francisco, sem saber que era minha minha esposa e meus filhos, foram muito bem atendidos. Quando eu cheguei a Renata já tinha passado pela cirurgia na perna, meus filhos fizeram todos os procedimentos, e graças a Deus, foram muito bem atendidos. Depois quando meu pai deu entrada no hospital, por ser uma figura conhecida no município, começaram a ver que era minha família que estava ali presente. Cerca de 2 horas depois eu também cheguei ao hospital e os funcionários acabaram reconhecendo, mas todos os atendimentos foram executados da melhor forma possível, desde o setor da recepção, à supervisão, aos enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos… Atendimento excepcional que minha família recebeu no Hospital Municipal São Francisco — elogiou o chefe do Legislativo.
Haroldo destacou que ficou muito feliz em constatar que, em meio uma emergência, o primeiro atendimento será no hospital do município e que o atendimento disponível é excelente.
— Minha gratidão a toda essa equipe que estava lá presente no hospital — declarou o chefe do Legislativo.
CASA LEGISLATIVA RECEBEU A VISITA DA EX-VEREADORA JUREMA
Outro destaque da 15ª Sessão Ordinária foi a presença da ex-vereadora Jurema, mãe do vereador Fabinho Rocha (PSD).
Antes da leitura da ata da sessão anterior, o vereador Sandro da Hermínio (PSD), sobrinho de Jurema, fez uma menção à presença de sua tia nas cadeiras da assistência, pois preferiu acompanhar de lá os trabalhos legislativos. O vereador destacou a trajetória de Jurema e enfatizou que foi uma pessoa que o inspirou a entrar na política.
— Gostaria de fazer menção a uma pessoa que muito me inspirou a estar aqui. Do tanto que eu vivenciei a minha vida, minha tia Jurema, ex-vereadora dessa Casa. Tia Jurema, uma vez ouvi aqui no plenário de um parlamentar que eu não sou filho de político, não sou primo de político, não sou parente de político. Se eu estou aqui hoje, toda emoção que eu estou aqui, tia, é porque eu tenho seu sangue, a senhora me ensinou demais, te amo — declarou o vereador Sandro da Hermínio.
O vereador Julinho (PP) também comentou a presença da ex-vereadora elogiando a trajetória de Jurema. O edil destacou a importância de exaltar os bons cidadãos da cidade.
A pedido do segundo secretário, Sandro da Hermínio, os requerimentos e as indicações ao chefe do Poder Executivo foram votadas em bloco e todas aprovadas.
Outro requerimento de moção que recebeu destaque durante a sessão foi a homenagem oferecida pelo vereador Guilherme Farias (Podemos) ao Dr. Gustavo Campos de Farias Kifer Moreira Ribeiro, seu irmão.
O presidente Haroldo Jesus parabenizou e relembrou a amizade que vem desde a infância.
— Queria parabenizar a moção de congratulações elogios ao Dr. Gustavo, que é irmão do primeiro secretário da Casa, o vereador Guilherme, filho de Carlos Kiffer. Gustavo, que cresceu junto comigo e com meus irmãos, assim como o vereador Guilherme. Me sinto honrado em estar aqui hoje como vereador, ver o vereador Guilherme aqui ao meu lado, ver o meu irmão, Betinho, médico formado, ver o Gustavo, também médico formado, assim como Tales também. Então, fico muito feliz com a nossa família, que continua unida e prosperando dentro do nosso município. A cidade que tanto nos deu, e a gente vem contribuindo hoje. Poder trabalhar pelo município é algo que me deixa muito realizado no dia a dia — parabenizou Haroldo, destacando a amizade de muitos anos entre as famílias.
Ao comentar a moção, o vereador Guilherme Farias destacou a honra que sente de sua família.
— Só agradecer as palavras do presidente em relação ao meu irmão. Nada mais justo do que reconhecer o trabalho de um grande médico, que vem realizando um intenso trabalho em prol da comunidade, tanto no antigo posto de saúde do bairro Piranema, onde ele trabalhava. Como onde ele está trabalhando agora. Tenho muito orgulho da família que tenho, que atua muito aqui no município, principalmente em prol da população — declarou o vereador Guilherme Farias.
Seguindo a Ordem do Dia, a Casa aprovou o parecer da Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Prestação de Contas (CFOCPC) mantendo o veto 001/2024 do chefe do Poder Executivo ao Projeto de Lei nº 008/2024, que dispõe sobre a disponibilidade do carnê de IPTU em braile para os contribuintes com deficiência visual. A razão do veto foi vício formal de iniciativa, visto que a matéria tratada na proposta é de iniciativa do Poder Executivo.
Também foram votados e aprovados outros três pareceres de comissões permanentes:
-
Parecer da CCJR - Comissão de Constituição, Justiça e Redação: Assunto: Projeto de Lei nº 14/2024 de autoria do vereador Jocimar Pereira do Nascimento. Ementa: Institui a semana municipal de conscientização sobre a alergia alimentar em Itaguaí e dá outras providências;
-
Parecer da CFOCPC - Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Prestação de Contas: Assunto: Projeto de Lei nº 024/2024 de autoria de Rubem Vieira de Souza - Prefeito. Ementa: Altera dispositivos da lei municipal nº 2.499, de 16 de agosto de 2005, e dá outras providências;
-
Parecer da CVT - Comissão de Viação e Transporte: Assunto: Projeto de Lei nº 19/2024 de autoria do vereador Guilherme Farias. Ementa: Dispõe sobre a regulamentação da prestação do serviço de transporte individual privado de passageiros, baseado em tecnologia de comunicação digital e dá outras providências;
Em primeira discussão foram aprovados os seguintes projetos:
-
Projeto de Lei nº 10 de 2024 - Autoriza a instituição do Programa Seguir em Frente, tendo por finalidade a reinserção produtiva para a população em situação de rua do Município de Itaguaí, e dá outras providências;
-
Projeto de Lei nº 11 de 2024 - Autoriza a instituição do Programa Gerando o Futuro, de apoio às gestantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica no âmbito do Município de Itaguaí e dá outras providências;
GRANDE EXPEDIENTE
Durante o Grande Expediente, o vereador Fabinho Rocha fez um discurso sobre a trajetória de sua mãe, a ex-vereadora Jurema.
— Queria primeiramente agradecer as palavras do meu primo, o vereador Sandro, e do vereador Julinho. Eu tenho muita honra de poder dizer que sou filho da vereadora Jurema — iniciou o vereador.
Fabinho recordou que em 1992 sua mãe assumiu uma cadeira como vereadora pela primeira vez e ficou na vereança até o ano de 2000. O edil contou que no ano de 2000, ele ainda era um rapaz jovem mas já tinha o desejo de ser vereador na cidade.
— Minha mãe, sem perder o mandato dela, falou: “meu filho, eu vou passar minha cadeira pra você, eu quero que você honre o nome da nossa família” e assim foi. No ano de 2000 eu fui eleito vereador até 2004. Então houve aquela queda da cadeira, que nós fomos vereadores aqui juntos, eu, Zé Domingos, Kiffer, Vicente, Genildo, Lenilson… caiu de 19 para 10 cadeiras e eu tive a infelicidade, ou a felicidade, de ter perdido aquele mandato. Tive 1163 votos no ano de 2000 — recordou Fabinho.
O vereador contou que após perder a eleição se reinventou e montou suas casas de eventos: A Prime e o Boteco. O edil recordou que no ano de 2008 abriu mão de ser candidato para deixar seu irmão, Jorginho, vir candidato. Jorginho se elegeu vereador em 2008, ficando na vereança até 2016. Fabinho contou que o irmão teve uma votação expressiva, obtendo 3.800 votos.
— Então acho que o povo dessa cidade sente orgulho da gente, tenho prazer em dizer o seguinte: “eu tive uma mãe que foi vereadora, eu tive um irmão que foi vereador”. Espero um dia poder passar isso para o meu filho, isso que o Kiffer passou para o excelentíssimo senhor vereador, que é o nosso amigo Guilherme. É com muita honra, Sr.presidente, como vossa excelência, filho de Beto da reta, é muita honra você poder estar aqui representando o nome da sua família também — discursou Fabinho Rocha.
Finalizando seu discurso, o vereador recordou que em 2016 seu irmão Jorge retribuiu o gesto feito por ele anos atrás e abriu mão de ser candidato para que Fabinho pudesse concorrer. Fabinho destacou que foi eleito para a legislatura de 2016 até 2020, sendo o terceiro mais votado da cidade, e novamente eleito de 2020 a 2024, também como o terceiro mais votado. O edil recordou o período em que esteve à frente da Secretaria Municipal de Eventos e o trabalho realizado pela pasta.
—Mãe, fico muito até emocionado de ver a senhora sentada aí, fico honrado. Sou muito honrado em ser filho da senhora e fazer parte dessa família. Muito obrigado! É muito gratificante ter você, minha mãezinha, linda e maravilhosa, aqui prestigiando essa sessão na Câmara de Itaguaí — Declarou o vereador.
A presença de Jurema acompanhando os trabalhos legislativos também foi comentada pelo presidente Haroldo Jesus, que parabenizou o vereador Fabinho, o vereador Guilherme Farias (Podemos), e todos os demais que dão continuidade ao legado de famílias que contribuíram e contribuem para o crescimento do município.
— Eu não conheci o pai do vereador Fabinho, mas tenho certeza que ele lá de cima tem muito orgulho do filho que tem aqui em terra. Se tem uma coisa que eu sempre digo, é que o coração do Fabinho Taciano pode ter igual, melhor que ele não tem. Um cara que exala bondade e passa isso para seus colegas aqui dentro. Tenho muito orgulho de fazer parte de uma Câmara de vereadores como temos hoje aqui, com 11 vereadores que se preocupam com nosso município — discursou Haroldo Jesus.
O vereador Vinícius Alves (PSD), presidente da Comissão de Saúde, informou que iria realizar uma visita técnica ao Hospital Municipal São Francisco Xavier para verificar o andamento da obra na unidade de saúde.
— Na última vez que eu estive lá a obra estava já bem adiantada. Trocando-se tudo, desde a parte elétrica, ar-condicionado, toda uma estrutura sendo feita. Realmente uma reforma de excelência e logo estará disponível para população — destacou.
O vereador Vinicius Alves, vice-presidente da CMI, também comentou a presença da ex-vereadora Jurema.
— Sou morador do bairro Engenho, Dona Jurema, e desde pequenininho sempre escutei falar muito bem da senhora. Acredito que a senhora foi a vereadora mais atuante, que mais ajudou aquele bairro e deixou um grande legado. Até hoje a gente escuta o pessoal mais antigo falando no nome da senhora. Obrigado pelo carinho com o bairro! Fica na paz, que Deus continue abençoando a senhora com muita saúde e muita paz — desejou o vereador.
Jurema, que apesar do convite preferiu participar da sessão nas cadeiras da assistência, tirou foto com seu filho, o vereador Fabinho, e demais pessoas que acompanhavam as palavras de carinho e gratidão para uma mulher que escreveu sua história no parlamento de Itaguaí.
Antes de encerrar os trabalhos legislativos, o presidente Haroldo Jesus reiterou a realização da Audiência Pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), que será realizada na próxima segunda-feira (27/05) às 14h.
A próxima sessão ordinária foi marcada para o dia 28/05 terça-feira, em horário regimental.