Legislativo realiza solenidade para entrega do Prêmio Mulher Dinâmica 2024

por Laiz Carvalho publicado 15/03/2024 21h35, última modificação 15/03/2024 21h56
Onze mulheres foram indicadas por se destacarem nas áreas da saúde, educação, segurança, empreendedorismo, esporte, e no serviço público.

A comemoração pelo Dia Internacional da Mulher na Câmara Municipal de Itaguaí  foi marcada pela realização da Solenidade para entrega do “Prêmio Vereadora Maria Carolina da Costa - Mulher Dinâmica 2024”. O evento foi realizado na tarde de sexta-feira, dia 08 de março, no Plenário da Casa Legislativa.

Na ocasião, onze mulheres foram indicadas por se destacarem nas áreas da saúde, educação, segurança, empreendedorismo, esporte, e no serviço público. 

As personalidades foram convidadas para receberem uma homenagem na Solenidade realizada na Casa Legislativa representando todas as mulheres da cidade, como reconhecimento pela importância dos papéis desempenhados por elas.

A cerimônia foi conduzida por mulheres. A mesa principal foi composta pela primeira dama do Município de Itaguaí, Jessica Ribeiro, pela  esposa do Presidente Haroldo Jesus, Renata Machado, pela Mãe do Presidente Haroldo Jesus, Denise Correa Jesus, pela Secretária Municipal da Mulher, Rachel Secundo, e pela subprocuradora da Câmara Municipal de Itaguaí, Camilla Kyanne Pinheiro.

A cerimonialista, a servidora efetiva Erika Brito, iniciou a solenidade agradecendo a presença das homenageadas. As mesas laterais também foram compostas por mulheres. 

Do lado direito, autoridades femininas convidadas: Nilce Ramos, Secretária Municipal de Educação; Fernanda Espíndola, Secretaria Municipal de Esportes; Elisa Geovana, Secretária Municipal de Obras e Urbanismo;  Michele Sobral, Secretária Municipal de Assistência Social; Jenifer de Almeida Santos, Procuradora Municipal interina; e Joana Sales, vice presidente da OAB Itaguaí.

Do lado esquerdo, esposas e mães de vereadores se sentaram à mesa enquanto os edis se posicionaram nas cadeiras especialmente colocadas perto delas. Estiveram presentes a senhora Suzette Ângela Campos de Farias, e seu filho, o vereador Guilherme Farias (PL);  a senhora Gláucia kazue Yokoyama de Paula e seu esposo, o vereador Sandro da Hermínio (PP); a senhora Jhenniffer da Silva Farias Lima e seu esposo, o vereador Nando Rodrigues (União Brasil); e a senhora Niverluci Alves de Faria do Nascimento e seu esposo, o vereador Jocimar do Cartório (PTC).

A Orquestra Jovem de Itaguaí apresentou duas canções. Sendo uma delas o clássico “Eu Sei Que Vou Te Amar”, de Tom Jobim.

Os Vereadores fizeram uso da palavra e prestaram homenagens às esposas e mães presentes na solenidade.

O primeiro a discursar foi o Presidente da Casa, o vereador Haroldo Jesus, que destacou o papel das mulheres em promover a união da família. O chefe do Legislativo Municipal lamentou o fato de terem sido eleitos 11 homens para compor o plenário, mas destacou a presença da atual Secretária Municipal da Mulher, Rachel Secundo, que assumiu a cadeira como suplente na atual legislatura e recentemente foi convidada pelo Prefeito para liderar a pasta da Mulher recém criada. 

Se dirigindo para as autoridades presentes na mesa à sua direita, Haroldo destacou a escolha do Prefeito Rubão por nomes femininos à frente de diversas secretarias municipais.

— Graças a Deus, Itaguaí hoje tem um Prefeito que se preocupa muito com essa parte, está aqui representado pela Primeira Dama Jéssica. E eu te digo, Jéssica, que tenho muito orgulho de ter sido Líder de Governo do Rubão. Primeiro, porque ele te escuta muito, te dá muita autonomia para colocar esse toque feminino no governo. Eu sei disso porque a gente conversa, ele sempre me fala — disse o Presidente da Casa.

Sobre a escolha do nome de Rachel Secundo para estar à frente da Secretaria Municipal da Mulher, Haroldo definiu como brilhante e lembrou que elogiou a atuação de Rachel como vereadora por diversas vezes..

— Enquanto foi Vereadora, posso dizer isso, foi mais atuante do que todos os Vereadores daqui da Câmara. Então tivemos uma mulher, que foi a Vereadora Rachel, que trabalhou incansavelmente por toda a população de Itaguaí, principalmente pelo bairro de Chaperó. Mas, principalmente, pela figura feminina no lado político — discursou Haroldo Jesus, destacando a presença de Karine Brandão, Babi Avilas, figuras atuantes do seu grupo político. 

O presidente da Casa finalizou seu discurso lembrando sobre a importância das esposas e mães dos vereadores, que dão o suporte emocional para lidar com o jogo político. Haroldo falou sobre o orgulho e sobre a importância de sua mãe, Denise, no fortalecimento de sua base familiar e no exemplo de respeito que ele tem com sua esposa, Renata. O chefe do Legislativo compartilhou um pouco de sua rotina enfatizando a importância das funções desempenhadas por sua esposa.

— A gente acorda às 05h da manhã para aproveitar duas horas brincando com nossos filhos. Porque infelizmente, eu estou chegando em casa tarde, não estou vendo-os acordados. A Renata coloca eles para dormir às 19:30 da noite. Só tenho essas duas horas para brincar com eles. Mas ela está ali, sempre cuidando da nossa casa, dando sustentação para que eu consiga continuar aqui trabalhando. Então, agradecer a vocês duas, por estarem sempre me dando força para continuar cuidando do nosso Município junto do meu amigo, irmão, Prefeito Rubão — contou o presidente, que mencionou que o Prefeito Rubão estava em Brasília buscando parcerias para melhorias para o Município, conforme contaria a primeira dama em seu discurso.

A seguir discursaram os vereadores Jocimar do Cartório, Julinho, Nando Rodrigues e Guilherme Farias.

O vereador Jocimar fez uma declaração para sua esposa, Niverluci, e parabenizou todas as mulheres.

Falar de mulheres é lembrar que há 33 anos eu conheci uma, que hoje se encontra aqui no plenário junto com a gente, que é minha esposa. A gente namora há 33 anos, ela é minha companheira, minha amiga, minha amante e a pessoa que eu escolhi para viver do meu lado a vida inteira. Pensando na nossa amizade, no nosso companheirismo, eu quero parabenizar a todas as mulheres que estão aqui hoje. Todas as mulheres do nosso município, do nosso Estado e do nosso Brasil. Parabéns a todos vocês. Essa homenagem é muito importante porque sem vocês o mundo não existiria. Parabéns! discursou o vereador.

O vereador Julinho discursou enfatizando o papel da mulher na sociedade e sua admiração pela figura feminina. Ele recordou o tempo em que a mulher não tinha autonomia e destacou que o machismo está enfraquecendo e as mulheres conquistando seu espaço com respeito. 

— Hoje quando as pessoas falam que as mulheres estão empoderadas, ainda falta muito. Porque eu acho que vocês vão mais longe ainda. Principalmente aqui nessa Casa de Leis, não temos uma mulher representante. Passou por aqui a Rachel, excelente vereadora. O que eu vim falar aqui hoje, eu, como homem, é que as mulheres do nosso município devem ser valorizadas para estarem aqui também e compartilhar conosco, homens, boas ideias,  em favor das mulheres no nosso município — finalizou o vereador, dando os parabéns pela passagem do aniversário de sua ex-esposa e mãe de seu filho, Talita Fernandes. 

O vereador Nando Rodrigues expressou sua admiração por todas as mulheres e fez uma declaração para sua esposa, Jhenniffer. 

— Queria expressar a admiração que eu tenho por todas vocês e dizer que vocês são a força, a coragem e a determinação, um exemplo para todos nós. Que este dia seja tão especial quanto vocês são. Queria por último falar da minha esposa, que está aqui presente, Jhenniffer. Obrigado por você estar comigo sempre nesses nove anos. Você é o meu pilar, a minha força. Queria dizer que te amo muito. Obrigado por estar ao meu lado. Te amo! — declarou-se.

Em seu discurso o vereador Guilherme Farias destacou a importância do Prêmio Vereadora Maria Carolina da Costa - Mulher Dinâmica, bem como as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher. Assim como o chefe do Legislativo, Guilherme destacou a presença de mulheres à frente de pastas de secretarias municipais no governo Rubão.

— Essas mulheres aqui, as Secretárias que representam o governo Rubão, um governo que sempre olhou pelas mulheres, o governo que criou a Secretaria da Mulher. Mas antes de fazer esse agradecimento, eu queria agradecer muito pela vida da minha mãe, essa mulher que sofre tanto com a política, que teve o marido político, agora o filho político — brincou o vereador, enfatizando a importância da figura feminina —  E vai faltar palavra se eu for tentar definir o que é a mulher na nossa sociedade, é a base, é a força, é tudo aquilo que o vereador Nando disse da esposa dele — discursou Guilherme Farias.

Após os discursos dos parlamentares, a servidora efetiva Erika Brito, que conduzia o cerimonial, fez uma fala em nome das servidoras do Legislativo. A cerimonialista agradeceu aos vereadores pela cortesia, educação e carinho na convivência no dia a dia da Casa Legislativa para com as servidoras e os visitantes que frequentam a sede do Legislativo Municipal.

A convite do Presidente Haroldo Jesus, a cerimônia foi presidida pela Primeira Dama do Município de Itaguaí, Jessica Ribeiro. 

— Para mim é motivo de muita alegria estar aqui e poder estar comemorando este dia, complementando esta mesa com mulheres importantes, mulheres empoderadas. Quero agradecer ao Presidente Haroldinho por ter me convidado. Eu amo estar presente nesses eventos, pq como muitos já disseram aqui, nós somos o pilar, essa é a realidade — disse a primeira dama arrancando sorrisos —  Desculpa aí os homens, mas nós somos o pilar sim. Porque a gente soma dentro de casa, a gente é o pilar dentro de casa, pq a gente cuida de filho, a gente também cuida de marido. Essa é a realidade, e a gente também está na rua, está correndo atrás dos nossos direitos, correndo atrás de nosso reconhecimento, que muita das vezes nós não temos. Somos nós que fazemos aquele trabalho silencioso, que é de suma importância — discursou Jessica Ribeiro.

A Primeira Dama comentou o desenvolvimento do município.

— Posso falar com toda clareza aqui, que hoje o governo está indo bem. Temos problemas? Temos. Como em qualquer outro lugar, pq nem tudo depende de nós. Mas ter também uma Casa, uma Câmara que ajuda, que está junto com o governo. Isso é muito importante para que a cidade ande. Mais uma vez, muito obrigada, Presidente. Obrigada a todos os Vereadores — enfatizou a primeira Dama.

Jessica comentou a influência das mulheres no governo Rubão e as conversas que aconteceram nos bastidores antes do início da solenidade.

— A gente estava lá atrás e eu tava conversando com as secretarias e com a esposa do Presidente, falando assim: “minha filha ficou doente“, 

 “o meu filho também”, “e não sei o que é”… E a gente tem que dar conta de tudo! Mas se está fluindo, é porque o Prefeito tem uma esposa que apoia e que dá pitaco, que opina e quer fazer com que a opinião valha e faça acontecer. Porque eu não quero só opinar, eu quero que aconteça. E ele faz acontecer. Então se está fluindo, está dando certo, é porque tem eu, é porque tem as secretarias, é porque tem a Renata, tem a Denise, tem a Rachel, tem as promotoras, a vice-promotora. Tem essas mulheres que estão aqui, dando o sangue, dando a vida, para que isso aconteça — declarou.

A Primeira Dama finalizou seu discurso enfatizando sua gratidão por participar da solenidade e a importância da valorização feminina todos os dias.

— Todo dia é dia da mulher, porque quando a gente fica doente, nada flui. A comida não sai, a criança não se arruma sozinha, a parada não funciona. Um exemplo que eu tenho aqui também, eu estava conversando com a Denise, a mãe do Haroldinho.. 

E Denise, você é o pilar da sua família. Onde você vê o Haroldinho, você vê a Denise ali, dando força, dando apoio: “vai meu filho, vai dá certo”, então isso é muito legal! É muito bonito de se ver. Isso é a nossa força, porque se ele tá indo, é pq você e a Renata estão dando força, eu to dando só um exemplo, pq isso é com vários homens, várias famílias  que estão sendo aqui representadas, então muito obrigada. E é isso que nós queremos: respeito e reconhecimento — finalizou.

A seguir foi realizada uma homenagem para a Secretária Municipal da Mulher, Rachel Secundo. Foi destacado que Rachel integrou o plenário da Casa Legislativa como a única mulher vereadora entre  março de 2022 até janeiro deste ano, e destacou sua luta pela defesa dos direitos das mulheres, o enfrentamento à violência contra a mulher e a promoção do desenvolvimento econômico e social feminino.

Com a reestruturação do Poder Executivo, que criou a pasta da Secretaria Municipal da Mulher, Rachel Secundo foi convidada para conduzir o trabalho da Secretaria.

Rachel Secundo recebeu das mãos da primeira dama Jessica Ribeiro e da esposa do Presidente Haroldo Jesus, Renata Machado, um quadro com uma homenagem e uma orquídea. 


A seguir a Secretária discursou destacando a honra em estar presente na solenidade de entrega do Prêmio Vereadora Maria Carolina da Costa - Mulher Dinâmica.

— É uma honra, um prazer, estar aqui nessa data maravilhosa para nós mulheres. Eu fico muito feliz e agradecida por ter participado desta Casa por um período. Eu queria que fosse mais longo, mas nosso Prefeito fez este convite para a Secretária da Mulher, que é muito importante para a cidade! Eu fico muito feliz em saber que o lugar de mulher é onde ela quiser! Nós temos força, basta a gente acreditar e lutar — discursou.

A secretária da pasta da mulher parabenizou as demais secretarias municipais presentes na solenidade e elogiou o desempenho do trabalho realizado pelas colegas que estão à frente de outras pastas. Rachel Secundo também parabenizou o prefeito Rubão e a primeira dama pelo carinho e cuidado com a cidade. Ela também enfatizou a importância da criação Secretaria Municipal da Mulher para o atendimento de mulheres vítimas de violência.


— O número de vítimas de violência contra a mulher é muito alto. Então nós temos que reduzir esse número e abraçar essas mulheres com carinho. A Secretária da Mulher está localizada na Prefeitura, em frente ao CIAM, e isso é muito bom com essa parceria — disse Rachel, que agradeceu pelo convite para participar do evento — Senhor Presidente, é uma honra estar aqui e agradeço ao senhor pelas palavras. Sempre pode contar com a secretaria da mulher. E a todos os vereadores também, e as esposas dos vereadores, parabéns pela nossa data de hoje. Obrigada a todos! — finalizou.

A homenagem para as funcionárias da Câmara Municipal de Itaguaí foi realizada pela mãe do Presidente, Denise Correa, que enfatizou a luta que as mulheres enfrentam no dia a dia.

— Quero agradecer a presença de todas aqui, todas as homenageadas e todas as mulheres. Muito obrigada! — agradeceu 

A seguir foi iniciado a entrega das homenagens para as indicadas ao Prêmio Vereadora Maria Carolina da Costa - Mulher Dinâmica.

ONZE MULHERES SÃO INDICADAS PARA O PRÊMIO VEREADORA MARIA CAROLINA DA COSTA - MULHER DINÂMICA

Onze mulheres foram indicadas para o Prêmio Vereadora Maria Carolina da Costa - Mulher Dinâmica. Dez foram homenageadas e uma recebeu a maior honraria do dia.

As indicadas foram:

  • Dra. Maria de Fátima Nolasco - Médica Ginecologista Obstetra;

  • Francis Firmino - Coordenadora do Centro Especializado em Atendimento à Mulher de Itaguaí (CEAM);

  • Zélia Maria Correa - Diretora  da Escola Estadual Maria de Brito;

  • Geni de Almeida Amorim Gomes - servidora pública;

  • Rosemery Eulino Gonçalves - empresária;

  • Cristiane Constantino soares - atleta;

  • Carla de Sá Magalhães Ferreira - Agente de trânsito;

  • Cíntia Santos- Conselheira Tutelar;

  • Glaucia Consuelo Lessa Ribeiro - coordenadora do SAMU Itaguaí;

  • Dra. Andreia Cerruti - Médica Pediatra;

Todas receberam a homenagem das mãos da Primeira Dama Jessica Ribeiro e da esposa do Presidente Haroldo Jesus, Renata Machado.

O Prêmio Vereadora Maria Carolina da Costa - Mulher Dinâmica, foi concedido para a senhora Ignácia de Carvalho do Carmo, que aos 86 anos está no terceiro ano do ensino médio do curso de normalista, se preparando para ser professora.

Devido a problemas de saúde, dona Inácia não recebeu o prêmio pessoalmente na Casa Legislativa. Porém, uma equipe da Câmara Municipal de Itaguaí foi até a casa da homenageada, que gravou um vídeo-depoimento que foi exibido na solenidade.

Logo após a exibição do vídeo, foi registrada a presença dos filhos da vereadora Maria Carolina da Costa: Carlos Aurélio, Carlos Vinicius  e Ana Carolina.

A sobrinha de dona Inácia, Rosangela Jesus Peleteiro Fernandes, esteve presente e recebeu a homenagem para a tia das mãos do Presidente Haroldo Jesus, de Denise Jesus, e dos filhos da vereadora Maria Carolina.

O encerramento da cerimônia foi realizado pela esposa do presidente Haroldo Jesus, Renata Machado. Em um breve discurso Renata destacou a importância do papel das mulheres que dão suporte aos seus esposos, e das que ocupam posição de poder nas tomadas de decisões. Ao final, convidou os participantes para um coquetel servido no Salão Nobre da Casa Legislativa.

QUEM FOI A VEREADORA MARIA CAROLINA

Ainda no início da solenidade foi relembrada a história da  vereadora Maria Carolina da Costa, que dá nome à premiação. 

Nascida na cidade de Niterói, Maria Carolina foi funcionária do  Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e implantou o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (FUNRURAL) em nível nacional. Sua vinda para a cidade de Itaguaí se deu em 1973,  para assumir a agência do FUNRURAL na cidade.

Seu trabalho dedicado com os pescadores e trabalhadores rurais da cidade se destacou e ela foi a primeira vereadora eleita pela Câmara Municipal de Itaguaí. Exerceu mandato de 1983 até 1988. Maria Carolina da Costa faleceu em 26 de outubro de 1999. 

Por ter sido uma mulher à frente do seu tempo e preocupada com o desenvolvimento da cidade, a premiação leva o nome em sua homenagem com o objetivo de servir como  inspiração para todas as Mulheres Dinâmicas do Município.

A PREMIAÇÃO

A premiação, realizada no dia 8 de março, foi instituída pela Lei nº 2.192/2001, de autoria da vereadora Pastora Márcia Pereira Chereguini de Paula. A honraria voltou a ser realizada pela Casa Legislativa em comemoração ao Dia Internacional da Mulher por iniciativa da vereadora, e hoje Secretária Municipal da Mulher, Rachel Secundo da Silva, que promoveu as adequações necessárias na Lei a fim de que a solenidade pudesse ser realizada no mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

AS FOTOS DO EVENTO PODEM SER CONFERIDAS NO PÁGINA DA CÂMARA MUNICIPAL DE ITAGUAÍ NO FACEBOOK