Mesa Redonda discute Autismo e Inclusão

por Laiz Carvalho publicado 06/05/2024 16h55, última modificação 06/05/2024 17h21
Abril Azul: Comissão de Atenção à Pessoa com Deficiência realiza evento com o tema "Autismo Não se Cura, se Compreende"

No mês dedicado à conscientização sobre o autismo, a Câmara Municipal de Itaguaí, por meio da Comissão de Atenção à Pessoa com Deficiência, realizou na tarde do dia 26/04 a 1ª Mesa Redonda Autismo e Inclusão. 

Com o tema "Autismo Não se Cura, se Compreende", o evento reuniu profissionais e pais atípicos para compartilhar experiências, desafios do cotidiano e coletar sugestões para construção de políticas públicas voltadas para a causa do autismo.

A abertura foi realizada pelo presidente da Comissão de Atenção à Pessoa com Deficiência, vereador Jocimar do Cartório (PP). O edil se apresentou e explicou que o evento estava sendo realizado pela Comissão de Atenção à Pessoa com Deficiência e agradeceu a presença dos familiares das crianças atípicas e dos palestrantes. 

1

Participaram da Mesa Redonda: Wanessa Fernandes, Terapeuta e mãe atípica; Renan Teixeira, Advogado Especialista em Direito Previdenciário; Professor Allan Filipe Lima de Sousa, Assessor de Educação Especial/Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação; Valnei Costa, subsecretário de assistência social; e Fernanda Coutinho, professora do colégio Travessia.

O evento foi aberto e deu voz a todos que se interessam pela causa, possibilitando 

a livre manifestação. Pais de crianças atípicas compartilharam desafios que enfrentam no dia a dia com seus filhos. Foram trazidos temas como a dificuldade para agendamento de exames, a falta de rede de apoio, falta de atividades em período de férias escolares, escolas inclusivas, crescimento das taxas de suicídios e rompimento de relacionamento entre os pais de crianças atípicas.

1

2

3