Notícias da 10ª Sessão Ordinária
A Câmara Municipal de Itaguaí realizou na tarde da última quinta-feira (18) a 10ª Sessão Ordinária do ano de 2024. Entre os assuntos, destaca-se a designação do vereador Fábio Rocha (PSD) para a composição de nove comissões permanentes.
A CMI possui atualmente 20 comissões permanentes, que são órgãos temáticos formados pelos vereadores para debater e votar as propostas legislativas relacionadas a seus temas.
Cada comissão é composta por três membros, e a designação foi necessária devido ao retorno do vereador Fabinho para a Casa Legislativa após um período à frente da Secretaria Municipal de Eventos.
Fábio Rocha foi designado para as seguintes comissões: Comissão de Segurança Pública; Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentável; Comissão de Defesa da Mulher; Comissão de Saúde; Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; Comissão de Constituição, Justiça e Redação; Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Prestação de Contas; Comissão de Ética; e Comissão de Obras e Serviços Públicos.
O Vereador Fabinho comentou sua designação para as comissões.
— Depois de três anos de muito trabalho, muita luta à frente da Secretaria de Eventos, na minha segunda sessão o senhor me coloca em nove comissões — brincou o vereador, enfatizando que vai trabalhar e desempenhar muito bem as funções.
Haroldo Jesus parabenizou o colega e enfatizou que ele não foge do trabalho. O chefe do Legislativo explicou que com o retorno de Fabinho e a saída dos vereadores suplentes, foi necessário readequar os membros das comissões permanentes.
O segundo vice-presidente, vereador Julinho (PP), que recentemente adquiriu um crachá de identificação institucional, comentou sobre a importância de todos os vereadores portarem a identificação.
— O crachá representa o trabalho, ele mostra que a gente está aí para isso. Logo quando eu fiz o meu, de imediato, solicitei para todos os vereadores. Sei que vai ser importante na rua a gente usar, porque mostra que a gente está ali fazendo bem e trabalhando em prol da população — declarou o vereador Julinho, que finalizou elogiando o vereador Fábio Rocha pela sua atuação exemplar.
O presidente Haroldo Jesus (PDT) justificou as ausências dos vereadores Guilherme Farias (Podemos) e Alex Alves (PSD).
Foi aprovado o parecer favorável da Comissão de Educação e Cultura sobre o Projeto de Lei nº 05/2024, que tomba o serviço de táxi como bem de natureza imaterial de valor cultural no Município de Itaguaí.
Em Discussão Final foi aprovado o Projeto de Lei nº 18/2024, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre a recomposição salarial anual dos servidores públicos do Poder Legislativo do Município de Itaguaí.
Ao final da apreciação das matérias da Ordem do Dia, o chefe do Legislativo lembrou aos vereadores que o prazo para a indicação dos nomes dos agraciados com os títulos de cidadão benemérito e títulos de cidadão itaguaiense para a Solenidade de 5 de julho.
A próxima sessão foi agendada para o dia 25 de abril no horário regimental das 14 horas.