Plenário aprova moção ao Superintendente de Portos e destaca trabalho realizado pela CPI dos Serviços Essenciais

por Laiz Carvalho publicado 29/04/2024 21h27, última modificação 29/04/2024 21h27
Após discursos parabenizando e reconhecendo o mérito do superintendente em receber a homenagem, o autor do pedido sugeriu que a matéria fosse assinada por todos os vereadores

O plenário da Casa Legislativa aprovou na 11ª Sessão Ordinária, realizada na tarde de quinta-feira (25/04), um requerimento de moção de congratulações e elogios ao Superintendente de Gestão Portuária de Itaguaí e Angra dos Reis (SUPITA), Luís Roberto de Jesus, o Beto da Reta.

O pedido, realizado pelo vereador Alex Alves (PSD), recebeu elogios e pedidos dos demais edis para a assinar em conjunto. Após discurso de quase todos os parlamentares parabenizando e reconhecendo o mérito do superintendente em receber a homenagem, o próprio autor do requerimento sugeriu que a matéria fosse assinada por todos os vereadores.Haroldo

O presidente Haroldo Jesus (PDT), filho do homenageado, ficou surpreso e agradecido com a homenagem sugerida pelo vereador Alex Alves. Haroldo destacou o crescimento do Porto de Itaguaí e o mérito do trabalho realizado por Beto da Reta.

— Saber que o Porto de Itaguaí, no primeiro trimestre, foi o porto que mais cresceu em todo o território nacional mostra que quem tá ali à frente não é qualquer pessoa. Mostra que tem competência para estar ali. Então, eu não faria jamais essa moção. Vou dar para o meu pai uma moção? Mas eu tenho muito orgulho e agradeço muito a ele por todos os ensinamentos! Como os vereadores aqui falaram, é motivo de muita honra ser filho do Beto da Reta, porque eu tenho um pai que errou pelo filho. A gente entra na política e a gente sabe, aqueles que estão no seu primeiro mandato, quantas pedras cruzam… A gente ultrapassa ali porque o teu pai, que já passou, já viu o que é errado, o que é certo, e te ajuda a não cometer o mesmo erro. Isso é muito importante pra gente. Não tenho como agradecer a todos os vereadores as palavras aqui. Muito obrigado! — agradeceu Haroldo Jesus.

Também foi aprovada por unanimidade a Moção de Congratulações e Elogios ao Sr. Tiago Silas Carlos Mariano da Silva, que havia sido apresentada de forma oral na 8ª sessão ordinária pelo vereador Alex Alves e também recebeu a assinatura de todos os vereadores. 

VINÍCIUS ALVES APRESENTA INDICAÇÃO PARA AQUISIÇÃO DE APARELHO DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

vinicius

De autoria do presidente da Comissão de Saúde, vereador Vinicius Alves (PSD), foi aprovada uma Indicação ao chefe do Poder Executivo solicitando que seja adquirido e instalado um aparelho de Ressonância Magnética ou por meio de Convênio

 com empresas privadas do Município. A matéria foi comentada pelo autor e pelo presidente Haroldo Jesus.

Vinicius Alves destacou a importância da indicação, enfatizando que o aparelho é um dos únicos que faltam na cidade, que já possui ultrassonografia, mamografia, tomografia e raio X de última geração.

— Então só falta mesmo, para fechar com chave de ouro, a gente adquirir, ou então fazer uma parceria com alguma empresa privada local ou da região, pra gente estar completando esse quadro de 100% de equipamento — destacou o vereador.

O chefe do Legislativo parabenizou o presidente da Comissão de Saúde. Haroldo contou que participou de uma reunião da Comissão de Saúde juntamente com o prefeito, e destacou que constatou que o presidente da comissão, vereador Vinicius, encontrou boas soluções através de convênios e parcerias público privadas. Haroldo enfatizou que as soluções apresentadas pelo colega seriam maneiras rápidas de solucionar os impasses.

CPI DOS SERVIÇOS ESSENCIAIS

Durante a discussão da Indicação nº 158, que solicitava a colocação de escória na Rua Dona Elizabeth nº 445, bairro Santa Cândida, o autor da matéria, vereador Sandro da Hermínio (PSD), comentou a situação do bairro quanto aos problemas com o fornecimento de energia elétrica e pediu aos membros da CPI dos Serviços Essenciais, que apura supostas irregularidades nos serviços fornecimento de energia elétrica e no abastecimento de água, bem como as cobranças indevidas praticadas pelas concessionárias no âmbito do município de Itaguaí, que olhem com atenção a situação da localidade.Sandro

— O bairro de Santa Cândida está clamando por misericórdia. O bairro não tem luz, a quantidade de queda de energia elétrica lá… eu mesmo já estive lá várias vezes. Durante a noite cai a energia. A gente precisa de uma tomada de ação da Light com maior eficiência para que possa solucionar esse problema que tanto assola os moradores de Santa Cândida — declarou o vereador, solicitando ao presidente e aos membros da CPI que nessa convocação junto a Light leve o clamor da população de Santa Cândida.

O presidente Haroldo Jesus solicitou que o vice-presidente Vinicius Alves assumisse a presidência e foi até a tribuna se pronunciar sobre a CPI. Haroldo, que foi o autor do requerimento de abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito, agradeceu ao vereador Sandro por levantar a questão da CPI e trouxe informações sobre o andamento dos trabalhos.

O chefe do Legislativo contou que foram enviados ofícios para as concessionárias de fornecimento de água e energia elétrica e que a comissão se reuniu e deliberou sobre a prorrogação dos prazos por mais 10 dias para que as empresas trouxessem soluções. 

Outra informação dada pelo chefe do Legislativo foi de que, além do setor de protocolo que já existe para receber demandas da população, foi implementado no site da Câmara um formulário para receber exclusivamente os casos de irregularidades na prestação de serviços das concessionárias. Essas demandas serão encaminhadas diretamente para a CPI e apuradas. 

O presidente da Casa também contou que em reunião recente da comissão com representantes da Rio + Saneamento a empresa se prontificou a tomar algumas medidas para ampliação do investimento na cidade. Haroldo finalizou parabenizando os membros da comissão.

— Parabenizar aqui os vereadores Jocimar, Zé Domingos, Nando, membros da comissão. Aos vereadores Sandro, Fabinho, Alex, Guilherme… a cidade vai receber um valor de investimento altíssimo pela empresa Rio + Saneamento, mostrando que a Câmara quando fiscaliza e cobra consegue trazer benefícios para a cidade — contou o presidente do Legislativo, explicando que com a empresa Light a comissão tem encontrado maior dificuldade devido aos problemas financeiros enfrentados pela concessionária, mas que se for necessário a Casa poderá entrar com uma ação civil pública para tomar as medidas necessárias a fim de que a população de Itaguaí receba o respeito que merece. 

visita

Haroldo finalizou alertando a população para que traga as demandas para o Legislativo para que a Casa possa tomar as medidas necessárias. 

O Secretário Municipal de Fazenda e Planejamento, João José de Almeida Neto, foi convidado pelo presidente Haroldo para adentrar ao plenário e foi recebido pelo vereador Fábio Rocha. 

Os vereadores Sandro da Hermínio (PSD), Julinho (PP), e Jocimar do Cartório (PP) comentaram os trabalhos da CPI e as demandas de cada bairro que chegam até eles.

O presidente da CPI, vereador Zé Domingos (PDT), enfatizou que o trabalho da comissão trará bons resultados para a população e destacou que em sua opinião os bairros mais afetados pela má prestação do serviço pelas concessionárias são Mazomba e Leandro.

— Nós vamos trabalhar nessa CPI até o final e ela vai dar resultado. Já começou. Agora, eu acho que o bairro mais sofrido com a light é Mazomba, porque o temporal está lá em São Paulo e nós vemos que já está faltando luz. E o Leandro também. Cai uma fase, demora cinco, seis dias para ir lá consertar. Cai uma fase, queima geladeira, queima a televisão, queima tudo. Estamos assistindo e sabemos que isso acontece. E a Rio + Saneamento só está sabendo cobrar e deixar buraco aberto na na rua — declarou o presidente da CPI, destacando que será gratificante ver o problema solucionado no município de Itaguaí.

Em Primeira Discussão foi aprovado o Projeto de Lei nº 5 de 2024, de autoria da vereadora Rachel Secundo, que tomba o serviço de táxi, como bem de natureza imaterial de valor cultural no Município de Itaguaí. 

GRANDE EXPEDIENTE 

Durante o Grande Expediente o vereador Jocimar do Cartório divulgou a realização da 1ª Mesa Redonda Autismo e Inclusão, que aconteceu na sexta-feira, dia 26 de abril, às 14h, no plenário da Casa Legislativa. O edil explicou que o evento estava sendo realizado através da Comissão de Atenção à Pessoa com Deficiência e convidou a todos para participarem.autismo1

O vereador Jocimar, que é presidente da Comissão de Atenção à Pessoa com Deficiência, informou que o objetivo seria ouvir profissionais especializados e pais atípicos, compartilhando experiências e desafios do cotidiano, visando à construção de políticas públicas voltadas para esse público tão importante.

Jocimar finalizou enfatizando que o evento seria aberto a todos que se interessam pela causa, e que estaria sendo oferecido um espaço seguro com profissionais para cuidar das crianças, permitindo que os pais participem do evento com tranquilidade.

Logo após a fala do presidente da comissão, o vereador Julinho pediu um aparte e criticou quem faz uso da pauta do autismo em ano eleitoral. O vereador, que é pai de uma criança autista, afirmou que sente na própria pele os desafios dos pais atípicos e pediu respeito. O edil afirmou que não foi consultado.

O Presidente Haroldo Jesus interviu e lembrou aos colegas que a fala é do vereador que se inscreveu no Grande Expediente, Jocimar do Cartório, e destacou a importância do respeito pela palavra dos vereadores. O chefe do Legislativo destacou que tudo que for para somar em prol de uma causa deve ser bem vindo, e apresentou um levantamento sobre as propostas apresentadas pelo vereador Julinho. O presidente parabenizou o colega pelas diversas matérias em prol da causa dos autistas, bem como ao vereador Jocimar.

autismo 2

O vereador Jocimar apresentou dados sobre o quantitativo de famílias com crianças autistas no município e defendeu que a comissão está realizando um trabalho sério. O presidente da Comissão de Atenção à Pessoa com Deficiência afirmou que todos os vereadores foram convidados e reforçou que esperaria a presença do vereador Julinho no evento como parlamentar e pai de criança autista.

A próxima sessão foi marcada para terça-feira, dia 30 de abril, no horário regimental das 14h.