PORTO DE ITAGUAÍ: LEGISLATIVO PRESENTE NA CERIMÔNIA QUE TEVE PARTICIPAÇÃO DO PRESIDENTE LULA
Na manhã desta sexta-feira (21), membros do Legislativo Municipal acompanharam a cerimônia de assinatura do contrato de concessão do Porto de Itaguaí à Cedro Participações S.A., que arrematou o terminal em 2024.
Estiveram presentes o presidente em exercício da Câmara Municipal de Itaguaí, Fabinho Taciano (PP), e os vereadores Guilherme Farias (PODE),Paty Bumerangue (PODE), Rachel Secundo (PODE), Sandro da Hermínio (PSD), Karine Brandão (PDT), Zé Domingos (PDT), Alex Alves (PSD), Olindino Cerqueira (SOLIDARIEDADE) e Julinho (PP).
Além de assinar, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), discursou sobre a importância do recurso para o desenvolvimento da região.
O evento teve a presença do prefeito interino, Haroldo Jesus e secretários municipais, além de ministros, deputados, prefeitos, e diversas outras autoridades.
Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, é o maior valor já obtido em leilões do setor. Com 250 mil m² de área, o terminal tem capacidade para movimentar 20 milhões de toneladas por ano e deverá impulsionar a produção portuária em um terço.
"Este é o maior leilão da história portuária do Brasil. Investimentos, num primeiro momento de R$ 3,6 bilhões que ao longo dos anos vai chegar a quase R$ 10 bilhões. Isso significa dizer que agora, na fase da obra, serão gerados 2.800 empregos diretos, fora os empregos indiretos. Depois que a obra estiver pronta, serão gerados mais de 2 mil empregos diretos, gerando oportunidade para o povo da região", destacou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, durante o evento.