Vereadores comentam realizações do Legislativo
Na manhã de terça-feira (27/08) a Câmara Municipal de Itaguaí realizou a 22ª Sessão Ordinária. O destaque ficou para o Grande Expediente. Depois de votadas todas as matérias em pauta, os Vereadores comentaram as contribuições do Poder Legislativo no processo de desenvolvimento do Município.
A Ordem do dia foi composta de Requerimentos de Moções de Congratulações e Elogios, Indicações ao chefe do Poder Executivo e um parecer de comissão permanente. A pedido do vereador Alex Alves (PSD) os requerimentos e as indicações foram votadas em bloco e todas aprovadas.
Devido a ausência justificada do Segundo-Secretário, vereador Sandro da Hermínio (PSD), o Primeiro-Secretário, vereador Guilherme Farias (Podemos) foi nomeado ad hoc para exercer as funções. Também tiveram as ausências justificadas os vereadores Vinícius Alves (PSD) e Fabinho Taciano (PP).
GRANDE EXPEDIENTE
Durante o Grande Expediente o primeiro a se pronunciar foi o vereador Alex Alves (PSD), que foi até a tribuna desmentir boatos de que os vereadores não estariam em harmonia na Casa Legislativa.
Alex afirmou que os comentários se tratavam de fake news e afirmou que os membros do Poder Legislativo continuam trabalhando em harmonia. O edil destacou as pautas defendidas por diversos colegas, parabenizando e demonstrando sua admiração pela atuação parlamentar dos colegas de legislatura.
40 MILHÕES DO PAC
Começando pelo presidente da Casa, vereador Haroldo Jesus (PDT), Alex o parabenizou pelo trabalho de captação de recursos que o mesmo vem realizando junto ao Governo Federal. Alex Alves destacou que o vereador Haroldo Jesus tem o mérito por ter conseguido, através de articulação política, 40 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a cidade de Itaguaí com a finalidade de ser utilizado em obras para trazer desenvolvimento para o Município.
O edil contou que obteve a informação quando conversava com o chefe do Legislativo sobre o motivo de sua viagem recente à Brasília e o parabenizou. Alex também destacou as lutas recentes do vereador Haroldo Jesus, comentando sobre o empenho do colega para realização de melhorias no cais de Coroa Grande e os pedidos para a construção do viaduto de Chaperó.
Alex Alves destacou a atuação do vereador Jocimar do Cartório (PP) nas obras e reformas de creches e na praça do bairro Teixeira. O edil destacou também a atuação do vereador Julinho (PP) na luta pela conscientização do Autismo, do vereador Guilherme Farias (PODEMOS) por sua luta política pelo bairro de Piranema, com creches e escolas, e do vereador Fabinho Rocha (PSD) sobre sua atuação pela construção da Vila Olímpica no bairro Brisamar.
Alex Alves finalizou seu discurso parabenizando a todos pelos trabalhos realizados na Casa Legislativa. Ressaltou que não existem brigas entre os vereadores e sim uma união em prol da cidade. Agradeceu a parceria do chefe do Poder Executivo, prefeito Rubão, que vem colaborando e atendendo aos pedidos dos vereadores.
DEDICAÇÃO
Agradecendo as palavras do vereador Alex Alves, Haroldo Jesus também destacou a harmonia no Poder Legislativo. O presidente da Casa contou que apesar do confronto de ideias, existe amizade entre os onze vereadores fora da Câmara, algo que a muito tempo não acontecia. Ele destacou que isso é resultado do esforço pessoal de cada um para entregar o melhor para o Município de Itaguaí.
Haroldo ressaltou que sente orgulho por fazer parte dessa legislatura junto com os 10 vereadores da casa e que o grupo vem entregando seu máximo para a população. O chefe do Legislativo recordou a dedicação dos parlamentares ao deixar de lado suas campanhas para trabalhar em prol da população na apuração sobre a qualidade da prestação dos serviços de abastecimento e fornecimento de água e energia elétrica com a CPI dos Serviços Essenciais.
HOSPITAL DO OLHO E CLÍNICA DE HEMODIÁLISE
O presidente da Casa citou algumas emendas propostas pelos vereadores para o Orçamento Municipal para 2025. De autoria do Vereador Alex Alves, Haroldo destacou a destinação de recursos para o Hospital do Olho e para a Clínica de Hemodiálise, que irão trazer qualidade de vida para os moradores do Município de Itaguaí, que precisarão se deslocar menos para realizar os cuidados com a saúde.
O chefe do Legislativo enfatizou que os vereadores têm trabalhado muito pela construção de um futuro com desenvolvimento, com obras que vão trazer benefícios e qualidade de vida para a população do Município.
Haroldo afirmou que nos próximos 4 anos a população irá sentir o maior avanço no desenvolvimento da cidade.
— A Câmara de vereadores, juntamente com o Executivo, pagou 300 milhões de dívidas e triplicou o orçamento da Prefeitura. O dinheiro para obras dos próximos 4 anos, como o hospital Nossa Senhora da Guia, Hospital do Olho, a Clínica de Hemodiálise, Creches e Escolas Técnicas, já estão guardados em cofres, para evitar inaugurar obras às pressas durante a eleição — disse o presidente do Legislativo, que destacou também que antigamente o município era tema de matérias na mídia sobre corrupção, e hoje em dia é visto como um município pujante financeiramente com expectativa de crescimento.
O presidente Haroldo Jesus também corroborou com o comentário do vereador Alex Alves sobre falácias sem embasamento durante o período eleitoral e citou a cobrança que os vereadores recebem pela responsabilidade na construção do viaduto no bairro de Chaperó, destacando que o tema está sendo resolvido através de articulação com o Governo Federal.
O chefe do Legislativo comentou sobre a atuação de seu pai, Beto da Reta, à frente da Superintendência de Docas e em como ter um filho de Itaguaí no cargo está facilitando para tirar do papel o projeto de dar o título de posse aos moradores do bairro Vilar dos Coqueiros, conhecido como “Prainha”. Haroldo destacou que como este, há feitos que não estão sendo divulgados devido ao período eleitoral e afirmou que tem orgulho dos 11 vereadores que compõem a Casa e trabalham muito em prol da cidade.
HOSPITAL SÃO FRANCISCO XAVIER
O próximo a se pronunciar foi o vereador Fábio Rocha (PSD) que parabenizou as palavras do vereador Alex Alves e do presidente Haroldo Jesus e demonstrou sua felicidade por poder contribuir com a reforma do Hospital Municipal São Francisco Xavier, local onde nasceu. Fabinho agradeceu e parabenizou o prefeito Rubão pela obra em desenvolvimento no hospital e ao vereador Alex Alves pela contribuição com a obra da Vila Olímpica no bairro de Brisamar.
O edil afirmou que estará lutando juntamente aos demais vereadores para que o povo de Itaguaí esteja feliz e tenha uma melhor estrutura e finalizou parabenizando a todos. Ao final realizou a entrega de uma Moção de Congratulações e Elogios para a Sra. Jessica Alves.
PRERROGATIVA DOS PODERES
Também pronunciou-se o vereador Julinho (PP), que explicou a diferença entre os Poderes Legislativo e Executivo. O edil destacou que o Executivo, ou seja, a Prefeitura, é o ordenador de despesas, e todas as obras e benfeitorias são realizadas exclusivamente por este Poder. O vereador também explicou que a Câmara Municipal apoia com voto e incentivo, liberando recursos para que o Executivo possa colocar planos em prática. Julinho finalizou afirmando que os onze vereadores são o elo entre a população e o prefeito, ambos trabalhando em prol da população de Itaguaí. O edil finalizou parabenizando o Prefeito Rubão, os secretários municipais, os vereadores e servidores do Legislativo e do Executivo.