Vereadores comentam resultado da eleição
Na manhã de quinta-feira (10/10) o plenário da Câmara Municipal de Itaguaí se reuniu para a realização da 24ª Sessão Ordinária.
A Sessão ocorreu com a presença de todos os vereadores e uma Ordem do Dia composta de requerimentos de Moções de Congratulações e Elogios, Indicações ao chefe do Poder Executivo, Pareceres de comissões permanentes e uma proposta em discussão final.
O destaque da sessão foram os discursos dos vereadores sobre o resultado do pleito eleitoral realizado no último domingo (06), que escolheu os representantes do povo para a 19ª Legislatura (2025-2028), que será empossada em 1º de janeiro de 2025.
Em seu discurso, o presidente Haroldo Jesus (PDT) destacou o mérito da atual legislatura no desenvolvimento de um trabalho coletivo que demonstrou ser reconhecido com o resultado das urnas.
O chefe do Legislativo destacou que, contando com a ex-vereadora Rachel Secundo (Podemos), que integrou o plenário da Casa Legislativa como suplente do vereador Fábio Rocha (PSD) durante cerca de dois anos, e o ex-vereador Genildo Gandra (PP), que assumiu com suplente da vereadora Rachel no período em que ela e Fabinho estiveram à frente de Secretarias Municipais, os vereadores que integraram a Câmara Municipal de Itaguaí durante a 18ª Legislatura tiveram o expressivo resultado de juntos contabilizarem 25.890 votos.
Dos atuais vereadores, sete se reelegeram para a próxima legislatura. Veja o resultado do pleito eleitoral AQUI.
ORDEM DO DIA
A pedido do 2° vice-presidente, vereador Julinho (PP), os requerimentos e as indicações foram votados em bloco e todos aprovados. Na pauta do dia duas propostas constavam para ter pareceres das comissões votados.
A Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Prestação de Contas (CFOCPC) opinou favoravelmente quanto ao Projeto de Lei nº 046/2024, de autoria do Vereador Haroldo Jesus, que dá denominação oficial ao Campo de Futebol Municipal. O parecer foi aprovado por unanimidade.
Também foi acompanhado pelo plenário o entendimento da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) pela constitucionalidade do Projeto de Lei nº 34/2024, de autoria do vereador Guilherme Farias (Podemos), que dá denominação oficial ao prédio público da Creche Municipal localizada no Complexo Educacional Profº Dulce da Silva Figueira, em Piranema, como Prof” Teresinha de Jesus Campos de Farias.
Em Discussão final foi aprovado o Projeto de Lei nº 27 de 2024, de autoria do vereador Fabinho Taciano (PP), que Institui o Programa Higiene Móvel para assegurar as condições básicas de higiene e a dignidade das pessoas em situação de rua, no âmbito do Município de Itaguaí. A proposta foi aprovada por unanimidade e enviada para o chefe do Poder Executivo para ser sancionada ou vetada.
GRANDE EXPEDIENTE
Durante o Grande Expediente, o Presidente da Casa Legislativa, vereador Haroldo Jesus, foi o primeiro a fazer uso da palavra. O edil fez agradecimentos e deu seu apoio a cada vereador.
— Todos saíram vitoriosos, foi a maior votação de vereadores de mandato, com 25.890 votos somando todos os vereadores juntos — destacou Haroldo Jesus.
O chefe do Legislativo explicou que o somatório incluiu Rachel Secundo, que foi Vereadora com eles por mais de um ano. Haroldo também destacou o resultado nas urnas foi fruto do trabalho realizado pelos vereadores desta legislatura, mas destacou que os números positivos vieram apesar do grande volume de notícias falsas, as chamadas fake news, que circularam durante o processo eleitoral.
— Os 11 vereadores estão entre os 15 mais votados do Município de Itaguaí. É um orgulho muito grande! Sabemos o quanto sofremos e, graças a Deus, deu tudo certo. Isso mostrou que a parceria entre Legislativo e Executivo em prol do município se reflete. Parabenizo ao prefeito Rubão pelos 30.000 votos, que mesmo com toda a covardia que vem sofrendo, isso mostra que estamos no caminho certo — declarou o presidente da Casa.
O chefe do Legislativo agradeceu à população de Itaguaí pelo voto de confiança depositado nele, que resultou na triplicação de seus votos. Haroldo também parabenizou os candidatos do seu grupo político e do Prefeito Rubão.
Em seu discurso o Presidente Haroldo Jesus comemorou não apenas sua vitória, como também a do vereador Nando Rodrigues (PDT), seu correligionário. O chefe do Legislativo parabenizou também o vereador Zé Domingos (PDT), e os demais candidatos do Partido Democrático Trabalhista (PDT) que conquistou quase 12 mil votos.
Haroldo finalizou citando os números dos outros vereadores e parabenizando os colegas de legislatura.
A seguir se pronunciou o vereador Alex Alves (PSD), que agradeceu aos 3.030 votos que recebeu e o apoio da “Família Alex Alves”. O edil também comentou os resultados e a união entre os vereadores, que juntos trabalharam em prol do município. Parabenizando a todos os vereadores, Alex destacou para os que não foram reeleitos que seu gabinete e sua amizade estarão sempre à disposição.
O edil parabenizou também o prefeito Rubão por sua vitória e pelo seu aniversário. Sobre sua votação expressiva, Alex destacou que foi fruto de muita dedicação atendendo a população com trabalho e projetos, e se comprometeu a continuar assim pelos próximos quatro anos.
Em seu discurso o vereador Vinicius Alves (PSD) parabenizou a todos os colegas e ao prefeito Rubão por seus 10 mil votos acima do segundo colocado na eleição majoritária. O edil agradeceu aos eleitores pelos 1.790 votos de confiança depositados nele e ressaltou que, independente do resultado, fez amizades verdadeiras nesta campanha.
Vinicius destacou que, por mais que não tenha chegado onde desejava, sente-se feliz e vitorioso pelo caminho que percorreu.
— Gratidão aos eleitores e aos vereadores. Gratidão a tudo, se não foi dessa vez foi permissão de Deus. A vida continua! — finalizou.
A seguir se pronunciou o vereador Fábio Rocha (PSD), que agradeceu a Deus por guiar sua vida nessa jornada, à sua família pelo apoio e à “Família Fabinho”.
— A caminhada foi longa, mas bonita e gratificante — disse Fabinho destacando que não fala mal de ninguém, nem briga na internet, e que respeita o ato democrático que é a campanha eleitoral.
Fabinho ressaltou sua gratidão ao povo de Itaguaí pelo resultado expressivo de 3.089 votos e demonstrou gratidão a quem esteve ao seu lado todos os dias, contribuindo para o reconhecimento pelo trabalho realizado. O vereador mais votado finalizou enfatizando a importância da gratidão.
Em seu discurso o vereador Fabinho Taciano (PP) agradeceu aos 2.047 votos recebidos. Agradeceu também à sua família e a todos os seus apoiadores. Taciano ponderou sobre quem não acreditou nele na eleição passada e afirmou que o edil “só teria ganhado por pura sorte e não teria um segundo mandato”.
— Quero continuar sendo o cara mais sortudo do mundo, em duas eleições estou entre os 6 mais votados — declarou Fabinho Taciano.
O vereador Sandro da Hermínio (PSD) iniciou seu discurso agradecendo a Deus e a “Família SH”. O edil falou sobre as 486 reuniões realizadas e a estafa que a rotina exaustiva de campanha lhe causou. Agradeceu também à sua família, a todos os militantes e elogiou os colegas pelo crescimento dos números, destacando o mandato de diálogo e respeito entre Executivo e Legislativo.
Sandro ressaltou que o prefeito Rubão teve 10 vereadores que estiveram ao seu lado. Parabenizou o prefeito por seu aniversário e por ter triplicado sua votação. Com bom humor e brincando com os colegas, parabenizou também a todos os vereadores.
— Todos que tiveram comprometimento com o povo foram reconhecidos — declarou o vereador expressando seu desejo de que os próximos 4 anos sejam de bom diálogo com o Executivo e cuidando da população.
A seguir se pronunciou o vereador Nando Rodrigues (PDT), que iniciou agradecendo a Deus, sua família e seus apoiadores. Ele agradeceu pelos 1402 votos obtidos e parabenizou o prefeito Rubão e os vereadores presentes. Nando finalizou agradecendo as palavras de Haroldinho e demonstrando sua gratidão.
O vereador Jocimar do Cartório (PP) fez um discurso agradecendo a Deus, sua família e seus apoiadores. Falou sobre ter triplicado seus votos, e destacou que o resultado foi fruto de muito trabalho. Jocimar manifestou seus sentimentos de gratidão pela vida, pela família e pelas amizades conquistadas.
— Deus é soberano, o dono da vida — declarou Jocimar do Cartório.
Finalizando o Grande Expediente, o presidente Haroldo Jesus deixou registrado a representatividade de ex-políticos como o ex-vereador Taciano, a ex-vereadora Jurema, ex-vereador Carlos Kifer, ex-vereador Beto da Reta e ex-vereador Robertinho, que estão mais uma vez sendo representados na Casa de leis na pessoa do vereador Fabinho Taciano, Fábio Rocha, Guilherme Farias e Haroldo Jesus, filhos de figuras ilustres que passaram pelo Legislativo Municipal, e, no caso de Rachel Secundo, cônjuge.
E para aqueles que sempre “demonizam” ser filhos de políticos, o Presidente expressou seu orgulho de ser filho de quem é:
— A história foi feita por eles, e iremos continuar trilhando essa história. Que continuem representando e sejam vitoriosos pela nossa cidade — declarou, encerrando a sessão.