Notícias

por Interlegis — publicado 25/08/2021 00h15, última modificação 02/08/2024 12h23
Banco de notícias da Câmara Municipal de Itaguaí.

Câmara aprova LDO e encerra 1º período legislativo

por Laiz Carvalho publicado 30/06/2023 17h55, última modificação 30/06/2023 18h07
A próxima sessão será no dia 1º de agosto em horário regimental, marcando o início do segundo período legislativo do ano de 2023

Na manhã de quinta-feira (29/06) a Câmara Municipal de Itaguaí aprovou em discussão final o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e encerrou o primeiro período legislativo da 18ª legislatura. O recesso parlamentar vai até o dia 1º de agosto. 

O projeto de lei estabelece as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2024, indicando as prioridades e metas da Administração Pública. A proposta foi apresentada na Audiência Pública que discutiu a LDO, realizada no último dia 20, e recebeu apenas uma emenda, que foi incluída em pauta a pedido do vereador Haroldo Jesus (PV).

A Emenda nº 01/2023 foi uma sugestão da promotora titular da Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Itaguaí, Fernanda Ottoni do Amaral, durante a Audiência Pública e acrescenta parágrafo ao artigo 20 do projeto da LDO. A emenda foi de autoria da Comissão de Assistência e Ação Social (CAAS) e da Comissão de Atenção à Criança, ao Adolescente e ao Jovem (CACAJ), e estabelece que fica vedado o contingenciamento ou remanejo de despesas vinculadas a projetos, ações ou programas destinados à infância e juventude. A proposta foi aprovada por unanimidade. 

O vereador Haroldo Jesus comentou a emenda e agradeceu aos membros da comissão que participaram da Audiência Pública que discutiu a LDO. O edil também agradeceu a participação dos conselheiros tutelares, do representante da ACIAPI, Tadashi Tani, e da promotora Fernanda Ottoni. Haroldo destacou a assiduidade da promotora em colocar a expertise que possui sobre o tema defesa da criança e adolescente à disposição para contribuir com ações em prol do município. Haroldo salientou a importância da LDO como primeiro passo a ser dado para que seja proposta uma Lei Orçamentária da melhor forma possível para o município. 

A pedido do vereador Sandro da Hermínio (PP) os requerimentos e as indicações ao chefe do Poder Executivo foram votados em bloco. O presidente Gil Torres (União Brasil) justificou a ausência do vereador Fabinho Taciano (PRTB). O vereador Haroldo Jesus, líder de governo,  pediu a inclusão na Ordem do Dia do Projeto de Lei nº 51, de autoria do Poder Executivo. A proposta altera a Lei nº 3.387/2015, referente ao parcelamento administrativo de créditos tributários e não tributários. O edil também pediu dispensa de interstício para a matéria, que foi aprovada por unanimidade em sessão extraordinária. 

Além da LDO e sua emenda, em Discussão Final também foram aprovados outros três projetos de lei autorizativos, todos por unanimidade.

O Projeto de Lei n° 13/2023, de autoria da vereadora Rachel Secundo (PL), que autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa Mulher Independente destinado ao apoio na geração de emprego e renda às mulheres em situação de violência doméstica e familiar; O Projeto de Lei n° 16/2023, de autoria do vereador Jocimar do Cartório (PTC), que dispõe sobre a autorização de instalação de sistema de ecobarreiras na rede hidrográfica para contenção de resíduos sólidos nos córregos e rios do Município de Itaguaí; e o Projeto de Lei n° 24/2023, de autoria do vereador Sandro da Hermínio, que autoriza o Poder Público Municipal a instalar detectores de metais nos estabelecimentos de saúde do Município de Itaguaí-RJ. 

Haviam dois pareceres de comissões permanentes na Ordem do Dia, um da Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Prestação de Contas (CFOCPC) e um da Comissão de Atenção à Criança, ao Adolescente e ao Jovem. Todos os pareceres foram favoráveis à continuidade da tramitação das matérias e tiveram o entendimento das comissões acompanhado pelo plenário com suas aprovações. 

Durante o Grande Expediente, o vereador Vinícius Alves (Republicanos) comentou a divulgação recente dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referente ao censo de 2022. O vereador destacou que pelos dados divulgados o município de Itaguaí possui 116.841 habitantes, menos do que vinha sendo estimado.  

A próxima sessão será no dia 1º de agosto em horário regimental, marcando o início do segundo período legislativo do ano de 2023.

Ordem do Dia da 33ª Sessão Ordinária – 29/06/2023 

  • Requerimento nº 057/2023 – Moção de Congratulações e Elogios ao Sr. Lucas Santos da Silva Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 378/2023 – Solicitando troca de manilhas por galerias em toda extensão da Rua Saturno, localizada no Bairro Vila Paraíso. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 379/2023 – Solicitando troca de manilhas na Rua Joaquim Ferreira da Costa, localizada no Bairro Vila Margarida. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 380/2023 – Solicitando troca de lâmpada na Rua Maria Mattos Santiago (próximo a Escola Clodomiro Vasconcelos), localizada no Bairro Centro. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 381/2023 – Solicitando limpeza e roçada por toda extensão da Rua Professor Luís Antônio, localizada no Bairro Centro. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 382/2023 – Solicitando limpeza do valão da Rua Estudante Miguel do Vale, localizado no Bairro Coroa Grande. Autoria: Fabiano Nunes. 
  • Indicação nº 383/2023 – Solicitando recapeamento com tapa buraco em toda extensão da Rua Altamiro Domiciliano da Cruz, localizada no Bairro Santa Cândida. Autoria: Fabiano Nunes. 
  • Indicação nº 384/2023 – Solicitando operação tapa buracos em toda extensão do Bairro Piranema. Autoria: Guilherme Farias. 
  • Indicação nº 385/2023 – Solicitando retirada de entulho entre as ruas Condé Mota Maia com a Rua Castro Alves, localizadas no Bairro Monte Serrat. Autoria: Alexandro de Paula. 
  • Indicação nº 386/2023 – Solicitando a instalação de dispositivo eletrônico de segurança (botão de pânico) nas Escolas Públicas Municipais de Itaguaí. Autoria: Rachel Secundo. 
  • Parecer CFCOPC: Assunto: Projeto de Lei n° 44/2023 de autoria do Vereador Vinícius Alves de Moura Brito. Ementa: Autoriza o Poder Público Municipal a criar o Centro de Oncologia no Município de Itaguaí e dá outras providências. 
  • Parecer CACAJ: Assunto: Projeto de Lei n° 01/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo da Silva. Ementa: Autoriza a instituição do Espaço MAME – Ambulatório de Follow Up e Aleitamento Materno. 
  • Primeira Discussão: Assunto: Projeto de Lei n° 22/2023 de autoria do Vereador Jocimar Pereira do Nascimento. Ementa: Dispõe sobre autorização da criação do Programa Municipal de Defesa Civil Escolar e dá outras providências. 
  • Discussão Final: Assunto: Projeto de Lei n° 25/2023 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para elaboração da Lei Orçamentária para o exercício de 2024, e dá outras providências. 
  • Discussão Final: Assunto: Projeto de Lei n° 13/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo da Silva. Ementa: Autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa Mulher Independente destinado ao apoio na geração de emprego e renda às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, no Município de Itaguaí. 
  • Discussão Final: Assunto: Projeto de Lei n° 16/2023 de autoria do Vereador Jocimar Pereira do Nascimento. Ementa: Dispõe sobre a autorização de instalação de sistema de ecobarreiras na rede hidrográfica para contenção de resíduos sólidos nos córregos e rios do Município de Itaguaí e dá outras providências. 
  • Discussão Final: Assunto: Projeto de Lei n° 24/2023 de autoria do Vereador Alexandro Valença de Paula. Ementa: Autoriza o Poder Público Municipal a instalar detectores de metais nos estabelecimentos de saúde do Município de Itaguaí-RJ. 

Homenagem: denominação da nova Farmácia Prefeito José Sagário Filho é aprovada

por Laiz Carvalho publicado 28/06/2023 10h00, última modificação 29/06/2023 11h32
A homenagem a uma personalidade que escreveu seu nome na história de Itaguaí, foi classificada como muito merecida pelos vereadores que discursaram sobre o tema

Manter viva na memória do cidadão Itaguaiense a lembrança do ex-prefeito Sagário e honrar a história de uma figura pública que deixou um bonito legado para a cidade de Itaguaí: isso é o que pretende o Projeto de Lei nº 50/2023 aprovado na manhã desta terça-feira (27/06) pelo plenário da Câmara Municipal de Itaguaí por unanimidade. 

A proposta de denominação oficial da nova farmácia central para Farmácia Prefeito José Sagário Filho é de autoria do Poder Executivo e chegou na Casa Legislativa com pedido de votação em regime de urgência. A homenagem a uma personalidade que escreveu seu nome na história de Itaguaí foi classificada como muito merecida pelos vereadores que discursaram sobre o tema durante a discussão da matéria e no Grande Expediente.

A escolha do nome do ex-prefeito para o novo órgão, que funcionará na Rua Dr. Curvelo Cavalcante, nº 71, no Centro de Itaguaí, foi parabenizada pelos edis. A nova farmácia central deverá ser inaugurada na próxima semana, segundo informações do presidente da Comissão de Saúde, vereador Vinicius Alves (Republicanos).

O ex-prefeito José Sagário Filho, carinhosamente conhecido como “Nego Véio”, foi chefe do Poder Executivo de Itaguaí por dois mandatos (1997-2000 e 2001-2004) e faleceu em maio deste ano aos 87 anos. Durante sua gestão, Itaguaí recebeu prêmios nacionais e internacionais por feitos na área da educação.

O presidente Gil Torres (União Brasil) elogiou a escolha do nome para batizar o órgão. O edil afirmou que é uma linda homenagem e destacou o legado de Sagário na educação e na saúde. Gil ponderou que, se a dedicação do poder público com as áreas tivesse sido mantida ao longo dos anos que sucederam a gestão do ex-prefeito, o município de Itaguaí teria uma evolução vertiginosa. 

O chefe do Poder Legislativo enfatizou a necessidade de Itaguaí possuir creches em regime integral e pediu que o presidente da Comissão de saúde acompanhe as reclamações sobre supostas burocracias na obtenção de medicamentos na Farmácia Central. 

O edil destacou a luta do colega Zé Domingos (PTB) pelo posto de saúde do bairro Leandro, confrontou acusações de que estariam acontecendo travamento de matérias por parte do Legislativo e cobrou a finalização de escolas no bairro Piranema.

Lembrando a importância da saúde e da educação, Gil declarou que torce para que o prefeito faça uma gestão de excelência e afirmou que sempre irá cobrar ações em prol da população, pois qualidade na prestação de serviços de saúde e educação é uma obrigação básica da administração pública, e não um favor.

INCLUSÕES EM PAUTA

A 32ª Sessão Ordinária contou com a participação remota do vereador Julinho (PSC). A ausência do vereador Alex Alves foi justificada pelo presidente Gil Torres (União Brasil) e todos os demais estiveram presentes. 

A pedido do líder de governo, vereador Haroldo Jesus (PV), os requerimentos de moções e as indicações ao chefe do Poder Executivo foram votados em bloco. O edil solicitou a inclusão em pauta da proposta que faz a denominação oficial da nova farmácia central e pediu dispensa de interstício para a matéria, que foi aprovada em sessão extraordinária.

A pedido do presidente Gil Torres foi incluída em pauta um requerimento de moção de congratulações e elogios à organização Aprisco - Gerando Falcões.

AUTORIZAÇÃO PARA CRIAÇÃO DE DOSSIÊ SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA MULHERES É APROVADA

Um projeto de lei para criação de um acervo de dados sobre políticas públicas voltadas para mulheres foi aprovado em Discussão Final. 

De autoria da vereadora Rachel Secundo (PL), o Projeto de Lei n° 20/2023 autoriza o Poder Executivo a criar o Dossiê Mulher de Itaguaí, que tem como objetivo a elaboração de estatísticas periódicas sobre as mulheres atendidas pelas políticas públicas sob gerência do município. 

Pela proposta, os dados extraídos das bases de dados da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Segurança Pública, Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), CREAS, CRAS, Conselho Tutelar, Delegacia Policial 50ª DP, Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro - Itaguaí, Defensoria Pública Geral do Estado - Itaguaí, e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB 23ª Subsecção - Itaguaí) serão coletados e analisados. 

As informações deverão ser centralizadas e estarem disponíveis para acesso de qualquer interessado através de publicação no Jornal Oficial de Itaguaí e no site da Prefeitura Municipal de Itaguaí. A proposta, de caráter autorizativo, foi aprovada por unanimidade e enviada para o chefe do Poder Executivo para ser sancionada ou vetada. 

ORDEM DO DIA

Na Ordem do Dia havia ainda dez pareceres da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e um da Comissão de Educação e Cultura (CEC). Todos os pareceres foram favoráveis à continuidade da tramitação das matérias e tiveram o entendimento das comissões acompanhados pelo plenário com a aprovação de todos os pareceres.

Em Primeira Discussão foram aprovados quatro projetos de lei. São eles: Projeto de Lei n° 25/2023, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para elaboração da Lei Orçamentária para o exercício de 2024; Projeto de Lei n° 13/2023, de autoria da vereadora Rachel Secundo, que autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa Mulher Independente destinado ao apoio na geração de emprego e renda às mulheres em situação de violência doméstica e familiar; Projeto de Lei n° 16/2023, de autoria do vereador Jocimar do Cartório (PTC), que dispõe sobre a autorização de instalação de sistema de ecobarreiras na rede hidrográfica para contenção de resíduos sólidos nos córregos e rios do Município de Itaguaí; Projeto de Lei n° 24/2023, de autoria do vereador Sandro da Hermínio, que autoriza o Poder Público Municipal a instalar detectores de metais nos estabelecimentos de saúde do Município de Itaguaí-RJ.

Durante o Grande Expediente o vereador Vinicius Alves deu ciência do trabalho que vem sendo realizado no município no âmbito da saúde. Como presidente da comissão de saúde, o edil contou que realizou um levantamento do que foi realizado ao longo do ano e informou dados como a inauguração do laboratório, a inauguração do posto do bairro Leandro, que é uma luta antiga do vereador Zé Domingos, destacou o edil.

O presidente da Comissão de Saúde divulgou que, se tudo ocorrer conforme o previsto, a inauguração da nova farmácia central será realizada na semana que vem. O edil elogiou a localização estratégica do órgão e sua estrutura, que classificou como excelente. Vinicius Alves afirmou que será um legado para o município e agradeceu ao prefeito e sua equipe.

A próxima sessão foi marcada para o dia 29 de junho em horário regimental.

 

Ordem do Dia da 32ª Sessão Ordinária – 27/06/2023 

 

  • Requerimento nº 054/2023 – Moção de Congratulações e Elogios ao Sr. Ponciano Oliveira dos Anjos. Autoria: Julio Cezar. 
  • Requerimento nº 055/2023 – Moção de Congratulações e Elogios ao Sr. Mário César Pereira de Souza. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 368/2023 – Solicitando desobstrução e tampa para boca de lobo por toda extensão da Rua Estados Unidos, localizada no Bairro Jardim América. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 369/2023 – Solicitando mutirão de iluminação pública com manutenção e substituição de lâmpadas por toda extensão da Rua Padre Roma, localizada no Bairro Ibirapitanga. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 370/2023 – Solicitando que realize limpeza dos bueiros da Rua Araguaia, em frente ao nº 2.650, localizada no Bairro Estrela do Céu. Autoria: Fabiano Nunes. 
  • Indicação nº 371/2023 – Solicitando que realize roçada, capina e retirada de lixo e entulho na Rua Araguaia, em frente ao nº 2.650, localizada no Bairro Estrela do Céu. Autoria: Fabiano Nunes. 
  • Indicação nº 372/2023 – Solicitando limpeza da praça situada na Rua Gorgênio de Freitas Martins (em frente à Escola Clodomiro Vasconcelos), localizada no Bairro Centro. Autoria: Julio Cezar.
  • Indicação nº 373/2023 – Solicitando limpeza e roçada por toda extensão da Estrada Lagoa Nova (ao lado do Arco Metropolitano), localizada no Bairro Chaperó, Gleba B. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 374/2023 – Solicitando que seja construída calçada dos dois lados da Av. Pref. Isoldakson Cruz de Brito, da ponte do Guanabara, no Centro, até a entrada do Bairro Brisamar. Autoria: Guilherme Farias. 
  • Indicação nº 375/2023 – Solicitando que seja realizada a pavimentação asfáltica no trecho entre as esquinas das ruas Sd. Luís Mendonça Santos e Transversal Quarenta e Cinco, margeando a Rod. Rio Santos, no Bairro Brisamar. Autoria: Guilherme Farias. 
  • Indicação nº 376/2023 – Solicitando a implantação da coleta diária de exames laboratoriais na Unidade Básica de Saúde da Gleba A, localizada no Bairro Chaperó. Autoria: Rachel Secundo. 
  • Indicação nº 377/2023 – Solicitando atendimento com médico 24 horas para a Unidade Básica de Saúde, Gleba A, localizada no Bairro Chaperó. Autoria: Rachel Secundo. 
  • Parecer CCJR: Assunto: Projeto de Lei n° 26/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo da Silva. Ementa: Dispõe sobre a oficialização do logradouro público conhecido como Rua Capitão Landulfo Alves de Almeida e dá outras providências. 
  • Parecer CCJR: Assunto: Projeto de Lei n° 33/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo da Silva. Ementa: Institui a rede municipal de proteção e acolhimento às crianças e aos adolescentes órfãos de feminicídio, bem com aquelas vítimas de violência doméstica, no âmbito do município de Itaguaí. 
  • Parecer CCJR: Assunto: Projeto de Lei n° 35/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo da Silva. Ementa: Dispõe sobre a oficialização do logradouro público conhecido como Rua Aveiro, no loteamento Jardim Europa II, no Bairro Piranema e dá outras providências. 
  • Parecer CCJR: Assunto: Projeto de Lei n° 36/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo da Silva. Ementa: Dispõe sobre a oficialização do logradouro público conhecido como Rua Viana de Castelo, no loteamento Jardim Europa II, no Bairro Piranema e dá outras providências. 
  • Parecer CCJR: Assunto: Projeto de Lei n° 37/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo da Silva. Ementa: Dispõe sobre a oficialização do logradouro público conhecido como Rua Covilhã, no loteamento Jardim Europa II, no Bairro Piranema e dá outras providências. 
  • Parecer CCJR: Assunto: Projeto de Lei n° 38/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo da Silva. Ementa: Dispõe sobre a oficialização do logradouro público conhecido como Rua Mondin de Bastos, no loteamento Jardim Europa II, no Bairro Piranema e dá outras providências. 
  • Parecer CCJR: Assunto: Projeto de Lei n° 39/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo da Silva. Ementa: Dispõe sobre a oficialização do logradouro público conhecido como Rua Vila Real, no loteamento Jardim Europa II, no Bairro Piranema e dá outras providências. Relator: 
  • Parecer CCJR: Assunto: Projeto de Lei n° 40/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo da Silva. Ementa: Dispõe sobre a oficialização do logradouro público conhecido como Rua Bragança, no loteamento Jardim Europa II, no Bairro Piranema e dá outras providências. 
  • Parecer CCJR: Assunto: Projeto de Lei n° 41/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo da Silva. Ementa: Dispõe sobre a oficialização do logradouro público conhecido como Rua Póvoa de Varzin, no loteamento Jardim Europa II, no Bairro Piranema e dá outras providências. 
  • Parecer CCJR: Assunto: Projeto de Lei n° 42/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo da Silva. Ementa: Dispõe sobre a oficialização do logradouro público conhecido como Rua Sagres, no loteamento Jardim Europa II, no Bairro Piranema e dá outras providências. 
  • Parecer CEC: Assunto: Projeto de Lei n° 22/2023 de autoria do Vereador Jocimar Pereira do Nascimento. Ementa: Dispõe sobre autorização da criação do Programa Municipal de Defesa Civil Escolar e dá outras providências. 
  • Primeira Discussão: Assunto: Projeto de Lei n° 25/2023 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para elaboração da Lei Orçamentária para o exercício de 2024, e dá outras providências. 
  • Primeira Discussão: Assunto: Projeto de Lei n° 13/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo da Silva. Ementa: Autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa Mulher Independente destinado ao apoio na geração de emprego e renda às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, no Município de Itaguaí. 
  • Primeira Discussão: Assunto: Projeto de Lei n° 16/2023 de autoria do Vereador Jocimar Pereira do Nascimento. Ementa: Dispõe sobre a autorização de instalação de sistema de ecobarreiras na rede hidrográfica para contenção de resíduos sólidos nos córregos e rios do Município de Itaguaí e dá outras providências. 
  • Primeira Discussão: Assunto: Projeto de Lei n° 24/2023 de autoria do Vereador Alexandro Valença de Paula. Ementa: Autoriza o Poder Público Municipal a instalar detectores de metais nos estabelecimentos de saúde do Município de Itaguaí-RJ. 
  • Discussão Final: Assunto: Projeto de Lei n° 20/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo da Silva. Ementa: Autoriza a criação do Dossiê Mulher de Itaguaí, na forma que se especifica e dá outras providências.

Projeto de capacitação para prevenção e identificação de situações de abuso sexual infantil é aprovado

por Laiz Carvalho publicado 22/06/2023 16h32, última modificação 23/06/2023 10h03
A proposta visa assegurar aos alunos da rede pública municipal de ensino aulas de capacitação com conteúdos que estimulem a conscientização, identificação, e prevenção à situação de violência intrafamiliar e abuso sexual, em linguagem apropriada e adequada para cada modalidade de ensino.

O plenário da Câmara Municipal de Itaguaí aprovou na manhã desta quinta-feira (22/06) uma proposta para capacitação escolar de crianças e adolescentes para identificação e prevenção de situações de violência intrafamiliar e abuso sexual. O Projeto de Lei n° 14/2023, de autoria da vereadora Rachel Secundo (PL), foi aprovado em discussão final na 31ª Sessão Ordinária.

O objetivo da Lei seria propiciar às crianças e adolescentes conteúdos e treinamentos para que possam identificar previamente e prevenir situações de violência intrafamiliar e abuso sexual. A proposta visa assegurar aos alunos da rede pública municipal de ensino aulas de capacitação com conteúdos que estimulem a conscientização, identificação, e prevenção à situação de violência intrafamiliar e abuso sexual, em linguagem apropriada e adequada para cada modalidade de ensino.

O projeto determina que as aulas deverão ser ministradas por profissionais capacitados, podendo ser professores, psicólogos, psicopedagogos e assistentes sociais.

A matéria foi aprovada por unanimidade e será enviada ao chefe do Poder Executivo, podendo ser sancionada ou vetada. 

Foi aprovado em primeira discussão o Projeto de Lei n° 20/2023, de autoria da vereadora Rachel Secundo, que autoriza a criação do Dossiê Mulher de Itaguaí.

Na Ordem do Dia também haviam quatro pareceres de comissões permanentes: Comissão Finanças, Orçamento, Controle e Prestação de Contas (CFOCPC), Comissão de Assistência e Ação Social (CAAS), Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentável (CMADUS) e uma da Comissão de Segurança Pública (CSP). Todos os pareceres foram favoráveis pela continuidade da tramitação dos projetos e tiveram o entendimento acompanhado pelo plenário com suas aprovações.

As indicações ao chefe do Poder Executivo e os requerimentos de moções de congratulações e elogios foram aprovados por unanimidade. O vereador Sandro da Hermínio (PP) participou da sessão de forma remota. Todos os demais edis participaram da sessão presencialmente.

A próxima sessão foi marcada para o dia 27 de junho em horário regimental. 

Ordem do Dia da 31ª Sessão Ordinária – 22/06/2023

  • Requerimento nº 51/2023 – Moção de Congratulações e Elogios ao Sr. Raphael Leandro Vitor Mateus. Autoria: Jocimar Nascimento. 
  • Requerimento nº 52/2023 – Moção de Congratulações e Elogios ao Sr. João Paulo da Costa Soares. Autoria: Jocimar Nascimento. 
  • Requerimento nº 53/2023 – Moção de Congratulações e Elogios a Sr.ª Solange Jorge Fernandes Santos. Autoria: Rachel Secundo. 
  • Indicação nº 357/2023 – Solicitando pulverização de inseticida com carro fumacê em todo Município de Itaguaí. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 358/2023 – Solicitando mutirão de roçagem e limpeza por toda extensão da Rua João Simões de Souza, localizada no Bairro Vila Margarida. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 359/2023 – Solicitando troca de lâmpada na Rua Senador Landulfo Alves (próximo a loja MM adesivos), localizada no Bairro Centro. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 360/2023 – Solicitando retirada de uma árvore na Rua Alencastro Guimarães, nº 153 (em frente à Escola Maria Isabel), localizada no Bairro Coroa Grande. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 361/2023 – Solicitando manutenção asfáltica na Rua Arthur de Vasconcelos, localizada no Bairro Engenho. Autoria: Guilherme Farias. 
  • Indicação nº 362/2023 – Solicitando pavimentação de toda extensão da Rua Safira, localizada no Bairro Mazomba. Autoria: Guilherme Farias. 
  • Indicação nº 363/2023 – Solicitando estudo de viabilidade para aquisição e/ou construção da sede própria do Centro Municipal de Especialidades – CEMES. Autoria: Rachel Secundo. 
  • Indicação nº 364/2023 – Solicitando estudo de viabilidade para a construção de um coreto no Parque Municipal de Itaguaí. Autoria: Rachel Secundo. 
  • Indicação nº 365/2023 – Solicitando recapeamento asfáltico com tapa buraco na Rua Presidente Vargas, em frente ao nº 406, localizada no Bairro Centro. Autoria: Fabiano Nunes. 
  • Indicação nº 366/2023 – Solicitando estudo de possibilidade de liberar o empréstimo consignado para as servidoras e servidores efetivos. Autoria: Alecsandro Alves.
  • Indicação nº 367/2023 – Solicitando colocação de pó de pedra por toda extensão da Rua Ítalo Dorneles, localizada no Bairro Engenho. Autoria: Zé Domingos. 
  • Parecer CFOCPC: Assunto: Projeto de Lei n° 25/2023 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para elaboração da Lei Orçamentária para o exercício de 2024, e dá outras providências. 
  • Parecer CAAS: Assunto: Projeto de Lei n° 13/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo da Silva. Ementa: Autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa Mulher Independente destinado ao apoio na geração de emprego e renda às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, no Município de Itaguaí. 
  • Parecer CMADUS: Assunto: Projeto de Lei n° 16/2023 de autoria do Vereador Jocimar Pereira do Nascimento. Ementa: Dispõe sobre a autorização de instalação de sistema de ecobarreiras na rede hidrográfica para contenção de resíduos sólidos nos córregos e rios do Município de Itaguaí e dá outras providências. 
  • Parecer CSP: Assunto: Projeto de Lei n° 24/2023 de autoria do Vereador Alexandro Valença de Paula. Ementa: Autoriza o Poder Público Municipal a instalar detectores de metais nos estabelecimentos de saúde do Município de Itaguaí-RJ. 
  • Primeira Discussão: Assunto: Projeto de Lei n° 20/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo da Silva. Ementa: Autoriza a criação do Dossiê Mulher de Itaguaí, na forma que se especifica e dá outras providências. 
  • Discussão Final: Assunto: Projeto de Lei n° 14/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo da Silva. Ementa: Dispõe sobre a capacitação escolar de crianças e adolescentes para identificação e prevenção de situações de violência intrafamiliar e abuso sexual e dá outras providências.

Câmara realiza Audiência Pública para discutir a LDO

por Laiz Carvalho publicado 21/06/2023 17h43, última modificação 26/06/2023 12h39
O projeto de Lei, que estabelece diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), foi apresentado pelo vereador Haroldo Jesus (PV), membro da CFOCPC. A Lei de Diretrizes Orçamentária está disponível para consulta no portal da CMI.

Foi realizada na manhã de terça-feira (20/06),  pela Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Prestação de Contas (CFOCPC), uma Audiência Pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)

O projeto de Lei, que estabelece diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), foi apresentado pelo vereador Haroldo Jesus (PV), membro da CFOCPC. Também estiveram presentes o presidente da CFOCPC, vereador Zé Domingos (PTB) e o advogado Carlos Eduardo Gonçalves, Coordenador Geral da CMI.

A proposta indica as prioridades e metas da Administração Pública para o exercício subsequente. Entre as prioridades elencadas no projeto para a área da educação, estão:

  • Manutenção e operacionalização da Secretaria de Educação com o objetivo de oferecer, subsidiar, manter e operacionalizar as unidades de ensino da educação básica;
  • Construção, reformas e ampliação de unidades escolares de ensino fundamental;
  • Construção, reformas e ampliação de quadras poliesportivas e esportivas escolares;
  • Capacitação e formação continuada dos profissionais de ensino; 
  • Informatização das unidades escolares garantindo o avanço tecnológico; 
  • Transporte escolar para alunos do ensino fundamental; 
  • Manutenção e complementação da alimentação escolar; 
  • Ampliação da oferta de vagas do ensino fundamental; 
  • Garantir e manter a acessibilidade das unidades escolares do ensino fundamental; 
  • Manutenção do programa de saúde na escola; 
  • Manutenção e revitalização das creches municipais;
  • Construção de unidades escolares de educação infantil; 

Entre as prioridades elencadas no projeto para a área de saúde, estão:

  • Manutenção e operacionalização do Fundo Municipal de Saúde com gerenciamento dos recursos recebidos da União, Estado e contrapartida municipal nas ações de saúde;
  • Reestruturação e operacionalização da Secretaria Municipal de Saúde com a gestão plena do Sistema Unificado de Saúde (SUS) a fim de garantir a estrutura organizacional da Secretaria Municipal de Saúde;
  • Garantir e aprimorar a continuidade do uso dos Sistemas de informática pelas Unidades Básicas de Saúde, com atualização contínua dos sistemas de informação em saúde (SISREG e outros) nas UBS/ESF, incluindo o E-SUS;
  • Promover na Atenção Primária à proteção da saúde, prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a redução de danos;
  • Manutenção e operacionalização das Unidades de Saúde;
  • Aquisição de equipamentos, material permanente e material médico para unidades de atenção primária e hospitalares;
  • No âmbito do Hospital Municipal São Francisco Xavier, desenvolver o atendimento hospitalar garantindo e restaurando a retaguarda as demais unidades de saúde;
  • Manutenção e operacionalização do Hospital Municipal São Francisco Xavier visando a qualidade de atendimentos na urgência e emergência com profissionais treinados para atendimentos humanizado com ambiente físico agradável e estruturado;
  • Aprimorar a rede de atenção de urgência e emergência com expansão e adequação de Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU);
  • Construção, reforma, ampliação de hospital municipal, unidades de Atenção Primária e saúde mental;
  • Aprimoramento da rede de atenção às urgências com expansão e adequação de Unidade de Pronto Atendimento (UPA);
  • Manutenção e operacionalização do Centro Municipal de Especialidades;

As demais prioridades elencadas em diversas outras áreas podem ser consultadas na Lei de Diretrizes Orçamentária que ainda está disponível para consulta no portal da Câmara Municipal. 

Devido a reforma que está sendo realizada na sede do Poder Legislativo, a participação foi apenas virtual. Participaram a promotora titular Fernanda Ottoni do Amaral, da Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Itaguaí, Simone Santos, Diretora de Orçamento da Secretaria Municipal de Fazenda, e Tadashi Tani, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Itaguaí (ACIAPI).

A Audiência foi transmitida pelo canal da TV Câmara Itaguaí no YouTube e pela página da instituição no Facebook

Após a leitura da LDO, o vereador Haroldo Jesus abriu o debate. A primeira a se pronunciar foi a promotora Fernanda Ottoni, que agradeceu o convite, destacou a importância da LDO no direcionamento do planejamento da gestão para o ano subsequente e observou que no projeto não há regras específicas em relação a políticas infanto-juvenis. 

A promotora de justiça sugeriu que fosse avaliada a possibilidade da inclusão de um artigo no projeto vedando o contingenciamento de recursos destinados às políticas infanto juvenis. Fernanda destacou que se trata de uma prioridade constitucional e que, realizar a vedação do contingenciamento das políticas públicas voltadas para o tema é cumprir o que diz a Constituição Federal. A promotora também sugeriu que a próxima audiência pública seja presencial, a fim de que se fomente uma maior participação popular.

A seguir se pronunciou a Diretora de Orçamento da Secretaria Municipal de Fazenda, Simone Santos, que afirmou ser possível o atendimento da sugestão da promotora e destacou que na parte final do projeto há anexos contendo as prioridades para a área da Assistência Social e Criança e Adolescente.  Simone destacou que os dados estão consolidados e que a expectativa da gestão é de que sejam alcançadas as metas e prioridades elencadas no projeto de lei.

O vereador Haroldo Jesus afirmou que as sugestões serão acolhidas para que no final do ano seja feita uma Lei Orçamentária Anual (LOA) da melhor forma possível. O edil, que é presidente da Comissão de Atenção à Criança, ao Adolescente e ao Jovem (CACAJ), informou que na próxima reunião da comissão permanente irá levar a sugestão da promotora. Haroldo lembrou que exerce a função de liderança de governo e destacou a facilidade de interlocução com o Executivo. O edil, que realizava a apresentação do projeto, explicou que a audiência só estava sendo realizada de forma remota devido à reforma que passa a sede do Poder Legislativo. Haroldo afirmou que acredita que no próximo ano a discussão da LDO já poderá ocorrer presencialmente.

O último a se pronunciar foi o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Itaguaí (ACIAPI), Tadashi Tani. O representante da associação saudou os participantes e destacou a necessidade de reconstruir o setor empresarial após a pandemia. Tadashi sugeriu que seja estudada a possibilidade de realizar prorrogação nos pagamentos dos IPTUs ou alteração na data inicial dos pagamentos para as micros e pequenas empresas. 

O empresário explicou que as empresas de pequeno porte, que pagam benefícios como 13º salário a seus funcionários, muitas das vezes encontram dificuldades para honrar o pagamento do tributo. Tadashi justificou que a sugestão não apresenta nenhum tipo de renúncia de receita e em nada compromete o orçamento municipal.

O vereador Haroldo Jesus lembrou que recentemente a Casa aprovou o Programa Especial de Regularização Fiscal (REFIS 2023) e convidou o representante da associação a participar de forma remota da reunião da CFOCPC para apresentar suas sugestões.

Os participantes finalizaram agradecendo a oportunidade de participar da Audiência Pública.

Informe CMI: Notícias da 30º Sessão

por Laiz Carvalho publicado 21/06/2023 10h59, última modificação 21/06/2023 10h59
A próxima sessão foi marcada para o dia 22 de junho em horário regimental

Na manhã desta terça-feira (20/06) o plenário da Câmara Municipal de Itaguaí realizou a 30ª Sessão Ordinária deste ano. A Ordem do Dia, composta de indicações ao chefe do Poder Executivo e dois pareceres de comissões permanentes, foi inteiramente aprovada. A sessão foi breve, pois a seguir seria realizada a Audiência Pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

A pedido do vereador Sandro da Hermínio (PP), segundo secretário da Mesa Diretora, as indicações foram votadas em bloco. Dez dos onze vereadores que compõem o plenário da CMI estiveram presentes. A única ausência foi do vereador Julinho (PSC).

A Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Prestação de Contas (CFOCPC) opinou favoravelmente quanto ao Projeto de Lei n° 23/2023, de autoria do vereador Julinho, que autoriza o Poder Executivo a fazer a instalação de detectores de metais em escolas de ensino público localizadas no âmbito do Município de Itaguaí. 

Também foi favorável o parecer da Comissão de Defesa da Mulher (CDM) quanto ao Projeto de Lei n° 20/2023, de autoria da vereadora Rachel Secundo (PL), que autoriza a criação do Dossiê Mulher de Itaguaí. 

O entendimento das comissões foi acompanhado pelo plenário com a aprovação dos pareceres por unanimidade.

O presidente Gil Torres (União Brasil) parabenizou a vereadora Rachel Secundo pela passagem de seu aniversário.

A próxima sessão foi marcada para o dia 22 de junho em horário regimental.

Ordem do Dia da 30ª Sessão Ordinária – 20/06/2023 

  • Indicação nº 348/2023 – Solicitando mutirão de roçagem e limpeza por toda extensão da Rua Mário Figueiredo Cicarino, localizada no Bairro Engenho. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 349/2023 – Solicitando saneamento básico por toda extensão da Rua Osvarino Caetano Mendes, localizada no Bairro Cantão. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 350/2023 – Solicitando limpeza e retirada de entulhos e restos de poda de árvores da Rua Pref. Vicente Cicarino, calçada do muro do Cemitério São Francisco Xavier, localizado no Bairro Centro. Autoria: Guilherme Farias.
  •  Indicação nº 351/2023 – Solicitando manutenção asfáltica na Rua Maria Sebastiana J. Silva, próximo à rodovia Rio Santos, localizada no Bairro Engenho. Autoria: Guilherme Farias. 
  • Indicação nº 352/2023 – Solicitando poda de árvore, limpeza e roçada na Rua Leonel Ferreira Moura (em frente ao nº 418), localizada no Bairro Vila Paraíso. Autoria: Fabiano Nunes. 
  • Indicação nº 353/2023 – Solicitando poda de árvore, limpeza e roçada na Rua Helena G. Prata, SN, QD 1, LT 15, localizada no Bairro Santa Cândida. Autoria: Fabiano Nunes. 
  • Indicação nº 354/2023 – Solicitando limpeza na Praça da Reta (próximo à Rua São Domingos), com retirada de entulhos e urbanização em toda a sua extensão, localizada no Bairro Monte Serrat. Autoria: Alexandro de Paula.
  • Indicação nº 355/2023 – Solicitando providências necessárias para a implantação da sala lilás do programa Patrulha Maria da Penha - Guardiões da Vida (PMP - GV), da Secretaria de Estado de Polícia Militar, no Município de Itaguaí. Autoria: Rachel Secundo. 
  • Indicação nº 356/2023 – Solicitando a disponibilização de agentes de trânsito, para auxiliar na ordenação do fluxo de veículos e na travessia segura, nos horários de entrada e saída dos alunos, em frente à Escola Municipal Prefeito Wilson Pedro Francisco, localizada no Bairro Vista Alegre. Autoria: Rachel Secundo. 
  • Parecer CFOCPC: Assunto: Projeto de Lei n° 23/2023 de autoria do Vereador Júlio Cezar José de Andrade Filho. Ementa: Autoriza o Poder Executivo a fazer a instalação de detectores de metais em escolas de ensino público localizadas no âmbito do Município de Itaguaí e dá outras providências. 
  • Parecer CDM: Assunto: Projeto de Lei n° 20/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo da Silva. Ementa: Autoriza a criação do Dossiê Mulher de Itaguaí, na forma que se especifica e dá outras providências.

Câmara realizará Audiência da LDO e projeto de revisão salarial para funcionários efetivos do Legislativo é aprovado

por Laiz Carvalho publicado 16/06/2023 18h40, última modificação 19/06/2023 10h25
Audiência Pública que irá discutir a LDO será transmitida pelo canal da TV Câmara Itaguaí no YouTube e pela página da CMI no Facebook

projeto de Lei nº 49/2023, de autoria da Mesa Diretora, estava no Expediente Recebido e recebeu do vereador Sandro da Hermínio (PP) o pedido de inclusão em pauta e dispensa de interstício. A proposta, que dispõe sobre a revisão geral anual para a reposição de perdas salariais e reajustes em vencimento base e auxílio transporte para cargos efetivos da estrutura da Câmara Municipal de Itaguaí, foi aprovada pelo plenário da Câmara Municipal de Itaguaí na manhã de quinta-feira (15/06), durante a 29ª Sessão Ordinária.

Pelo projeto, fica concedido, a título de reposição de perdas salariais, o reajuste de 5,79% no vencimento base dos cargos efetivos da estrutura da Câmara Municipal de Itaguaí, correspondente ao índice oficial de inflação (IPCA/IBGE) apurados pelo IBGE no ano de 2022/2023. O projeto concede, também a título de reposição, o reajuste do valor do auxílio transporte na ordem de 11,96%, regulamentado pelo artigo 53 da Lei nº 4019/2022, conforme portaria DETRO/PRES nº 1.967 de 09 de fevereiro de 2023.

O reajuste está amparado nos termos do inciso X do Art. 37 da Constituição Federal e Art.35 C/C Art. 71, da Lei Municipal nº 4.019/2022. A reposição prevista na proposta, caso sancionada pelo chefe do Poder Executivo, incidirá a partir de 01 de janeiro de 2023.

Devido ao pedido de desobrigação de intervalo entre os atos legislativos, foram votados em sessão extraordinária os pareceres favoráveis da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e da Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Prestação de Contas (CFOCPC). Após aprovação de ambos, a proposta foi aprovada em primeira discussão e discussão final por unanimidade.

CÂMARA REALIZARA AUDIÊNCIA PUBLICA PARA DISCUTIR LDO

O vereador Sandro da Hermínio anunciou que a Casa Legislativa irá realizar na próxima terça-feira, dia 20/06, às 11h, uma Audiência Pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

O projeto de Lei estabelece diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2024, indicando as prioridades e metas da Administração Pública, bem como as disposições sobre alterações na legislação tributária e pessoal.

Devido a reforma que está sendo realizada na sede do Poder Legislativo, a participação será apenas virtual. O cidadão pode enviar suas sugestões para o e-mail: orcamento@itaguai.rj.leg.br e participar no campo dos comentários durante a Audiência Pública, que será transmitida pelo canal da TV Câmara Itaguaí no YouTube e pela página da instituição no Facebook.

A Lei de Diretrizes Orçamentária está disponível para consulta.

As Audiências Públicas são um importante mecanismo para dar efetividade aos preceitos constitucionais de forma célere e eficaz.  A participação popular nos assuntos de interesses coletivos geram debates que ajudam a instituir boas propostas, além de promover uma melhor fiscalização dos atos públicos. 

DECRETO CONCEDENDO HONRARIAS É APROVADO

Também foi aprovado durante a 29ª Sessão Ordinária o Decreto Legislativo n° 001/2023, de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre a concessão dos Títulos de Cidadão Itaguaiense, Títulos Cidadão Benemérito itaguaiense e a Medalha de Honra ao Mérito São Francisco Xavier

As honrarias serão entregues aos agraciados na Solenidade de 5 de julho, que tradicionalmente é realizada na Casa Legislativa. Este ano a cerimônia marca a comemoração pelos 205 anos de emancipação político-administrativa da cidade de Itaguaí. Serão entregues 39 títulos: 14 de Cidadãos beneméritos e 25 de Cidadania Itaguaiense. Uma única pessoa será agraciada com a Medalha São Francisco Xavier, maior honraria da cidade.

Os Títulos de Cidadania Itaguaiense são concedidos a pessoas nascidas em outras cidades que, reconhecidamente, tenham prestado relevante serviço ao município de Itaguaí, ou nele se destacado, pela atuação exemplar na vida pública e particular. Já os Títulos de Cidadão Benemérito Itaguaiense são concedidos a pessoas nascidas no município de Itaguaí que, reconhecidamente, tenham prestado relevante serviço à cidade, ou nela se destacado, pela atuação exemplar na vida pública e particular.

ORDEM DO DIA

A pedido do vereador Sandro da Hermínio foi realizada a votação em bloco dos requerimentos e indicações ao chefe do Poder Executivo. Todas foram aprovadas. O edil, que é segundo secretário da Mesa Diretora, foi nomeado Ad Hoc pelo chefe do Poder Legislativo para a função de primeiro secretário devido a ausência justificada do vereador Guilherme Farias (PL). A vereadora Rachel Secundo (PL) também teve sua ausência justificada.

Na pauta não constavam pareceres de comissões permanentes. Em primeira discussão foi aprovado o Projeto de Lei n° 14/2023, de autoria da vereadora Rachel Secundo, que dispõe sobre a capacitação escolar de crianças e adolescentes para identificação e prevenção de situações de violência intrafamiliar e abuso sexual. 

A próxima sessão foi marcada para o dia 20/06 em horário regimental.

Ordem do Dia da 29ª Sessão Ordinária - 15/06/2023

 

  • Indicação nº 336/2023 – Solicitando mutirão de iluminação pública com manutenção e substituição de lâmpadas por toda extensão da Rua Pernambuco, localizada no Bairro Amendoeira. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 337/2023 – Solicitando pavimentação asfáltica por toda extensão da Rua Trinta e Quatro, localizada no Bairro Santa Cândida. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 338/2023 – Solicitando troca de manilha quebrada com reparação de asfalto na Rua Thierres Teixeira Leite, próximo ao lote 15, quadra 68, localizada no Bairro Engenho. Autoria: Fabiano Nunes. 
  • Indicação nº 339/2023 – Solicitando poda de árvores em toda extensão da Rua Mal. Mascarenhas de Moraes, localizada no Bairro Weda. Autoria: Fabiano Nunes. 
  • Indicação nº 340/2023 – Solicitando limpeza e roçada por toda extensão da Rua Margarida, Gleba C, localizada no Bairro Chaperó. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 341/2023 – Solicitando limpeza e roçada por toda extensão da Rua das Rosas, localizada no Bairro Chaperó Fula. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 342/2023 – Solicitando roçada, retirada de entulhos e limpeza por toda extensão do Bairro Califórnia. Autoria: Alecsandro Alves. 
  • Indicação nº 343/2023 – Solicitando roçada, retirada de entulhos e limpeza por toda extensão do Bairro Mazomba. Autoria: Alecsandro Alves. 
  • Indicação nº 344/2023 – Solicitando manutenção asfáltica na Rua Arthur de Vasconcelos, localizada no Bairro Engenho. Autoria: Guilherme Farias. 
  • Indicação nº 345/2023 – Solicitando manutenção asfáltica na Rua Maria Sebastiana J. Silva, próximo à rodovia Rio Santos, localizada no Bairro Engenho. Autoria: Guilherme Farias. 
  • Indicação nº 346/2023 – Solicitando reparos na iluminação pública da Rua Antônio Barbosa Cunha, nº 106, localizada no Bairro Centro. Autoria: Zé Domingos. 
  • Indicação nº 347/2023 – Solicitando reparos na iluminação pública da Rua Haroldo Rodrigues Jesus, SN, QD 02, LT 23, localizada no Bairro Monte Serrat. Autoria: Zé Domingos.
  • Assunto: Decreto Legislativo n° 001/2023 de autoria da Mesa Diretora. Ementa: Dispõe sobre a concessão dos títulos de cidadão itaguaiense e cidadão benemérito itaguaiense e dá outras providências. 
  • Primeira Discussão: Assunto: Projeto de Lei n° 14/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo da Silva. Ementa: Dispõe sobre a capacitação escolar de crianças e adolescentes para identificação e prevenção de situações de violência intrafamiliar e abuso sexual e dá outras providências. 

Câmara realizará Audiência Pública para discutir LDO

por Laiz Carvalho publicado 16/06/2023 11h25, última modificação 19/06/2023 16h58
Devido a reforma que está sendo realizada na sede do Poder Legislativo, a participação será apenas virtual. O cidadão pode enviar suas sugestões para o e-mail: orcamento@itaguai.rj.leg.br e participar no campo dos comentários durante a transmissão da Audiência Pública.

A Casa Legislativa irá realizar na próxima terça-feira, dia 20/06, às 11h, uma Audiência Pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

O projeto de Lei estabelece diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2024, indicando as prioridades e metas da Administração Pública, bem como as disposições sobre alterações na legislação tributária e pessoal.

Devido a reforma que está sendo realizada na sede do Poder Legislativo, a participação será apenas virtual. O cidadão pode enviar suas sugestões para o e-mail: e participar no campo dos comentários durante a Audiência Pública, que será transmitida pelo canal da TV Câmara Itaguaí no YouTube e pela página da instituição no Facebook

A Lei de Diretrizes Orçamentária está disponível para consulta.

As Audiências Públicas são um importante mecanismo para dar efetividade aos preceitos constitucionais de forma célere e eficaz.  A participação popular nos assuntos de interesses coletivos geram debates que ajudam a instituir boas propostas, além de promover uma melhor fiscalização dos atos públicos.

Participe!


Credenciamento de imprensa para a Solenidade de 5 de julho de 2023

por Laiz Carvalho publicado 14/06/2023 10h50, última modificação 16/06/2023 18h44
Depois de autorizado o credenciamento, a Diretoria de Comunicação entrará em contato com o profissional via telefone para que o mesmo faça a retirada da sua credencial

Começou hoje (14/06) o credenciamento de profissionais de imprensa para a cobertura jornalística da solenidade de 5 de julho de 2023 na Câmara Municipal de Itaguaí (CMI).

O credenciamento deverá ser solicitado no setor de Protocolo da Câmara Municipal de Itaguaí em papel timbrado do veículo de comunicação, com a assinatura e identificação do responsável legal. 

A ficha de cadastro (DISPONÍVEL PARA IMPRESSÃO AQUI) poderá ser retirada no protocolo da CMI. Cada empresa poderá credenciar até dois (2) profissionais, que deverão apresentar os seguintes itens:

I - Cópia da um documento de identificação com foto;

II - Ficha de cadastro preenchida e termo de responsabilidade assinados pelo profissional;

A empresa de comunicação deverá apresentar os documentos para conferência no setor de Protocolo da Câmara Municipal de Itaguaí de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h. A solicitação de credenciamento poderá ser feita entre os dias 14 de junho e 27 de junho.

O profissional de imprensa que apresentar todos os documentos mencionados será credenciado como "Imprensa" para atuar na Solenidade de 5 de julho de 2023.

Instruções para a imprensa no dia da Solenidade

Conforme o Art. 290 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Itaguaí, o profissional de comunicação devidamente credenciado terá acesso às dependências autorizadas pela Diretoria de Comunicação. 

Apenas um profissional de fotografia por veículo terá acesso à área restrita do plenário. 

Recebimento da credencial

Depois de autorizado o credenciamento, a Diretoria de Comunicação entrará em contato com o profissional via telefone para que o mesmo faça a retirada da sua credencial. A retirada será feita na Câmara Municipal de Itaguaí.

Em caso de dúvidas entrar em contato pelo e-mail imprensa@itaguai.rj.leg.br

Informe CMI: Notícias da 28º Sessão

por Laiz Carvalho publicado 13/06/2023 17h21, última modificação 14/06/2023 09h54
Durante o Grande Expediente o chefe do Legislativo repudiou um ofício enviado pela prefeitura negando a solicitação de participação da Bamita na Sessão Solene pelo aniversário de Itaguaí, que será realizado na Câmara Municipal no dia 05 de julho

Na manhã desta terça-feira (13/06) a Câmara Municipal de Itaguaí realizou a 28ª Sessão Ordinária deste ano. Logo no início dos trabalhos legislativos foi realizado um minuto de silêncio em respeito ao falecimento do senhor André Nakamura, conhecido como “Budão”. Com uma pauta composta de indicações, requerimentos, pareceres de comissões permanentes e uma proposta em discussão final, toda a pauta foi aprovada por unanimidade. A pedido do vereador Sandro da Hermínio (PV) foi realizada a votação em bloco das indicações e requerimentos. 

Na pauta constavam cinco pareceres de comissões permanentes, sendo uma da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), três da Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Prestação de Contas (CFOCPC) e uma da Comissão de Atenção à Criança, ao Adolescente e ao Jovem (CACAJ). Todos os pareceres foram pela continuidade da tramitação das matérias e tiveram o entendimento acompanhado pelo plenário. 

De autoria da vereadora Rachel Secundo (PL) foi aprovada em Discussão Final a proposta que dispõe sobre a autorização a incluir no Programa de Vacinação Antirrábica, gratuita, as vacinas V10 e V4 no combate e prevenção às doenças em animais domésticos. 

O presidente Gil Torres (União Brasil) justificou as ausências dos vereadores Fabinho Taciano (PRTB) e Julinho (PSC), que tiveram suas propostas retiradas da pauta. 

No Grande Expediente, o vereador Jocimar do Cartório (PTC) agradeceu ao prefeito e aos colegas por terem votado com ele uma indicação do início do mandato para a construção da praça no bairro Teixeira, que foi inaugurada recentemente.  O Chefe do Legislativo parabenizou o vereador e pediu que continue assim, cobrando e fiscalizando as ações em prol da população. 

Gil Torres continuou seu pronunciamento repudiando um ofício enviado pela prefeitura negando a solicitação de participação da Bamita na Sessão Solene pelo aniversário de Itaguaí, que será realizado na Câmara Municipal no dia 05 de julho. Na ocasião serão entregues os Títulos de Cidadão Itaguaiense, Títulos de Cidadão Benemérito e a Medalha de Honra ao Mérito São Francisco Xavier, maior honraria do município.

O chefe do Legislativo destacou que a cerimônia é tradicional e a presença da Banda Municipal de Itaguaí no evento seria de suma importância. O motivo da negativa apresentada no documento é que a banda iria se apresentar na Expo. O argumento foi rebatido pelo chefe do Legislativo, que evidenciou que as apresentações serão em horários distintos. Gil finalizou afirmando que não reconhece os atos do hoje chefe do Poder Executivo.

A próxima sessão ficou marcada para o dia 15 de junho em horário regimental.

Ordem do Dia da 28ª Sessão Ordinária – 13/06/2023 

  • Requerimento nº 50/2023 – Moção de Congratulações e Elogios ao Sr. Rafael Moraes. Autoria: Rachel Secundo. 
  • Indicação nº 325/2023 – Solicitando alteração da carga horária da Escola Municipal de Educação Infantil Prefeito Isoldackson Cruz de Brito, retornando para período integral, localizada no Bairro Chaperó. Autoria: Gilberto Torres.
  • Indicação nº 326/2023 – Solicitando nivelamento com patrol e colocação de escória ou brita por toda extensão da Rua Safira, localizada no Bairro Mazomba. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 327/2023 – Solicitando troca de manilha quebrada com reparação de asfalto na Rua Thierres Teixeira Leite, próximo ao lote 15, quadra 68, localizada no Bairro Engenho. Autoria: Fabiano Nunes. 
  • Indicação nº 328/2023 – Solicitando poda de árvores em toda extensão da Rua Mal. Mascarenhas de Moraes, localizada no Bairro Weda. Autoria: Fabiano Nunes. 
  • Indicação nº 329/2023 – Solicitando pavimentação asfáltica no trecho final da Rua Mazomba, localizada no Bairro Vila Ibirapitanga. Autoria: Rachel Secundo. 
  • Indicação nº 330/2023 – Solicitando demarcação de ciclofaixa, com as devidas sinalizações (vertical e horizontal), no trecho entre a antiga sede da sectran e o box atacadista, no Bairro Centro. Autoria: Rachel Secundo. 
  • Indicação nº 331/2023 – Solicitando limpeza e roçada por toda extensão da Rua Margarida, Gleba C, localizada no Bairro Chaperó. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 332/2023 – Solicitando limpeza e roçada por toda extensão da Rua das Rosas, localizada no Bairro Chaperó, Fula. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 333/2023 – Solicitando que sejam realizadas melhorias estruturais no Centro Especializado de Fisioterapia e Fonoaudiologia (CEFF), com construção de uma cobertura para o embarque e desembarque dos pacientes debilitados, e, disponibilização de mais cadeiras de rodas no local, localizado na Rua José Bonifácio, Bairro Centro (esquina com a Rua Tadeu). Autoria: Guilherme Farias. 
  • Indicação nº 334/2023 –Solicitando reparo na guia de deficientes visuais nas calçadas da Rua Dr. Curvelo Cavalcanti, até o supermercado Guanabara, localizado no Bairro Centro. Autoria: Guilherme Farias. 
  • Indicação nº 335/2023 – Solicitando caçamba de lixo para a Rua Alencastro Guimarães, nº 419, localizada no Bairro Coroa Grande. Autoria: Zé Domingos. 
  • Parecer CCJR: Assunto: Projeto de Lei n° 44/2023 de autoria do Vereador Vinícius Alves de Moura Brito. Ementa: Autoriza o Poder Público Municipal a criar o Centro de Oncologia no Município de Itaguaí e dá outras providências. 
  • Parecer CFOCPC: Assunto: Projeto de Lei n° 16/2023 de autoria do Vereador Jocimar Pereira do Nascimento. Ementa: Dispõe sobre a autorização de instalação de Sistema de ecobarreiras na rede hidrográfica para contenção de resíduos sólidos nos córregos e rios do Município de Itaguaí e dá outras providências. 
  • Parecer CFOCPC: Assunto: Projeto de Lei n° 22/2023 de autoria do Vereador Jocimar Pereira do Nascimento. Ementa: Dispõe sobre autorização da criação do Programa Municipal de Defesa Civil Escolar e dá outras providências. 
  • Parecer CFOCPC: Assunto: Projeto de Lei n° 24/2023 de autoria do Vereador Alexandro Valença de Paula. Ementa: Autoriza o Poder Executivo Municipal a instalar detectores de metais nos estabelecimentos de saúde do Município de Itaguaí-RJ dá outras providências. 
  • Parecer CACAJ: Assunto: Projeto de Lei n° 14/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo da Silva. Ementa: Dispõe sobre a capacitação escolar de crianças e adolescentes para identificação e prevenção de situações de violência intrafamiliar e abuso sexual e dá outras providências.
  • Discussão Final: Assunto: Projeto de Lei n° 02/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo. Ementa: Dispõe no âmbito do Município de Itaguaí sobre a autorização a incluir no Programa de Vacinação Antirrábica, gratuita, as vacinas V10 e V4 no combate e prevenção às doenças em animais domésticos, e dá outras providências. 

Câmara aprova criação de cargos para o Programa Criança Feliz

por Laiz Carvalho publicado 06/06/2023 19h08, última modificação 07/06/2023 11h36
No Grande Expediente discursaram os vereadores Haroldo Jesus, Zé Domingos e Julinho. Os edis falaram sobre seus projetos e elogiaram a realização da Festa da Imigração Japonesa. O presidente Gil Torres parabenizou os colegas pelas falas e concordou com a importância dos eventos, porém, afirmou que existem outros assuntos prioritários que precisam de atenção.

O plenário da Câmara Municipal de Itaguaí aprovou na manhã desta terça-feira (06/06) o Projeto de Lei que cria cargos para atendimento exclusivo do Programa Criança Feliz. A aprovação do Projeto de Lei nº 49/2022 aconteceu durante a 27ª Sessão Ordinária por unanimidade, após pedido da liderança de governo para inclusão em pauta e dispensa de interstício.

O programa Criança Feliz foi instituído pelo Decreto nº 8.869/2016. O projeto é uma estratégia alinhada ao marco legal da primeira infância que traz diretrizes para a formulação e a implementação de políticas públicas em atenção a especificidade e a relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento do ser humano.

As despesas provenientes da criação dos cargos ficarão por conta de dotação orçamentária própria, disponibilizadas pelo Fundo Municipal de Assistência Social de Itaguaí, com repasses de cofinanciamento pelo Governo Federal. A proposta menciona que poderá contar com possibilidade de suplementação quando necessário.

A matéria não estava na Ordem do Dia, mas após pedido da liderança de governo foi incluída em pauta. O líder de governo, vereador Haroldo Jesus (PV), também pediu a dispensa de interstício da matéria, que foi aprovada em Sessão Extraordinária.

Durante o pedido de inclusão em pauta, o líder de governo trouxe para o conhecimento do plenário que mães o procuraram ontem para obter informações sobre a tramitação da proposta viabilizando a contratação dos profissionais para o programa. 

A pedido do segundo secretário, vereador Sandro da Hermínio (PP), os requerimentos e indicações ao chefe do Poder Executivo foram votados em bloco. O edil também solicitou a retirada de pauta da indicação nº 314, de sua autoria, que vai de encontro a uma indicação da vereadora Rachel Secundo. Sandro solicitou que no lugar fosse incluída outra indicação de sua autoria.  Todas as matérias foram aprovadas por unanimidade.

O líder de governo parabenizou o secretário municipal de eventos, Fábio Rocha, pelo belo trabalho realizado junto ao chefe do Poder Executivo nos dois últimos eventos realizados pela Prefeitura: Festa do Trabalhador e Festa da Imigração Japonesa. O edil também parabenizou o ex-vereador Minoru Fukamati, autor da Lei nº 3.502/2017, que institui no município de Itaguaí o Dia Municipal da Imigração Japonesa, a ser comemorado no dia 01 de junho. 

Na Ordem do Dia constavam dois pareceres da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) que opinavam pela constitucionalidade das matérias. As propostas que receberam o parecer tratam da denominação oficial de logradouro público no Bairro Coroa Grande e outra que autoriza o Poder Executivo a fazer a instalação de detectores de metais em escolas de ensino público. O entendimento da comissão foi acompanhado pelo plenário com suas aprovações. 

O mesmo ocorreu com o parecer da Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Prestação de Contas (CFOCPC), que opinou favorável pela continuidade da tramitação da proposta que autoriza a criação do Dossiê Mulher Itaguaí.

Em primeira discussão foi aprovado o Projeto de Lei n° 02/2023, de autoria da vereadora Rachel Secundo (PL), que dispõe no âmbito do Município de Itaguaí sobre a autorização a incluir no Programa de Vacinação Antirrábica, gratuita, as vacinas V10 e V4 no combate e prevenção às doenças em animais domésticos.

PROPOSTA QUE AUTORIZA A CRIAÇÃO DE CENTRO DE REABILITAÇÃO AVANÇADO É APROVADA

Também foi aprovado em discussão final o Projeto de Lei n° 17/2023, de autoria do Vereador Vinícius Alves (Republicanos), que dispõe sobre a criação de um Centro de Reabilitação Avançado no Município de Itaguaí. 

Pela proposta fica autorizado que o Poder Executivo crie um Centro de Reabilitação Avançado no município para promover a melhoria do desenvolvimento das pessoas com deficiência física e todas que tenham sofrido qualquer forma de acidentes, seja físico ou vascular cerebral (AVC) que necessitem de ajuda motora ou de qualquer outro tratamento exclusivo que possibilitem melhorias na sua qualidade de vida.

As propostas aprovadas em discussão final foram encaminhadas ao chefe do Executivo para sanção ou veto.

UBS DO BAIRRO LEANDRO

Durante o Grande Expediente discursaram os vereadores Haroldo Jesus, Zé Domingos (PTB), Julinho (PSC) e o presidente Gil Torres.

Haroldo Jesus agradeceu e parabenizou o vereador Zé Domingos pela sua luta incessante pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Leandro, e informou que a obra já se encontra em fase terminal.

O vereador Zé Domingos, por sua vez, agradeceu e comentou que sua primeira indicação no ano de 1997 foi para a criação de uma unidade de saúde no local e desde então vem lutando pela causa, inclusive com propostas na Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e no orçamento municipal. O edil agradeceu ao chefe do Poder Executivo por tirar a ideia do papel e comunicou que a inauguração deve acontecer em breve.

Zé Domingos também agradeceu ao Deputado Federal Pedro Paulo (PSD) que fez uma emenda de mais de R$ 1 milhão que contribuiu para o custeio da unidade de saúde. Zé Domingos também fez agradecimentos ao Secretário de Saúde, Carlos Zoia.

O vereador lembrou que os moradores dos bairros Leandro e Ueda enfrentam dificuldades e riscos de acidentes devido à proximidade com a rodovia Rio-Santos, amenizados desde a construção da passarela. Ele trouxe para o plenário informações de que os problemas de alagamentos na Estrada do Mazomba foram sanados após realização de ações da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, e agradeceu à responsável pela pasta, secretária Elisa Giovanna.

Zé Domingos também comentou a realização da Festa da Imigração Japonesa no último final de semana. O vereador parabenizou o secretário de eventos e o prefeito pela organização da festividade realizada no Parque Municipal.

LEGISLATIVO À DISPOSIÇÃO

O próximo a discursar foi o vereador Julinho, que falou sobre o amor que tem pelo seu filho, que possui Transtorno do Espectro Autista (TEA), e se colocou à disposição para receber na Câmara Municipal pais de crianças com TEA que precisem de ajuda. Julinho finalizou sua fala parabenizando a realização da Festa da Imigração Japonesa.

HOSPITAL NOSSA SENHORA DA GUIA

O presidente Gil Torres parabenizou as falas dos colegas vereadores. O chefe do Legislativo concordou que a realização de eventos são relevantes, mas que há ações mais importantes que devem ser executadas pelo poder público, e citou os pedidos para implementação de período integral nas creches e o início da obra para a recuperação do antigo Hospital Nossa Senhora da Guia. 

Gil lembrou que o Legislativo fez um projeto de economicidade para devolver recursos ao Poder Executivo em prol de ajudar na recuperação da maternidade do hospital, que é referência na história do município. O edil cobrou que o governo já está caminhando para o terceiro ano e a obra não foi iniciada.

— Ainda tem muito a trabalhar. A Câmara nunca negou nada, está sempre à disposição do chefe do Poder Executivo. E, chegando próximo ao fim do seu mandato, espero que conclua todas as etapas para que o próximo possa dar continuidade ao trabalho. Promessa dele, que falou que concluiria. Então vamos priorizar, além dos eventos, as prioridades do povo que são as essenciais — discursou o chefe do Legislativo.

A próxima sessão foi marcada para o dia 13 de junho em horário regimental.

Ordem do Dia da 27ª Sessão Ordinária

 

  • Requerimento nº 47/2023 - Moção de Congratulações e Elogios a Srª. Christiane Florinda de Cima Aires. Autoria: Rachel Secundo. 
  • Indicação nº 312/2023 – Solicitando alteração da carga horária da Escola Municipal de Educação Infantil Monteiro Lobato, retornando para período integral, localizada no Bairro Monte Serrat. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 313/2023 – Solicitando alteração da carga horária da Escola Municipal de Educação Infantil Hypólito Vieira, retornando para período integral, localizada no Bairro Jardim América. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 315/2023 – Solicitando recapeamento da Avenida Ayrton Senna da Silva, localizada em Itaguaí. Autoria: Alexandro de Paula. 
  • Indicação nº 316/2023 – Solicitando limpeza e roçada por toda extensão da Rua Décio Muniz da Silva Filho, localizada no Bairro Chaperó, Gleba B. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 317/2023 – Solicitando limpeza e roçada por toda extensão da Rua Vitória Régia, Gleba C, localizada no Bairro Chaperó. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 318/2023 – Solicitando que seja realizada pavimentação da Rua Profª. Maria Paes, até a Rua Presidente Rosevelt, localizadas no Bairro Vila Geny. Autoria: Guilherme Farias. 
  • Indicação nº 319/2023 – Solicitando roçagem e limpeza na Estrada Ari Parreiras, do lado da Rio Santos, próximo a E. M. Jorge Flores da Silva, localizada no Bairro Engenho. Autoria: Guilherme Farias. 
  • Indicação nº 320/2023 – Solicitando recuperação de massa asfáltica com tapagem de buraco na Rua 12, esquina com a Rua Aladim Maia de Andrade, localizada no Bairro Coroa Grande. Autoria: Fabiano Nunes. 
  • Indicação nº 321/2023 –Solicitando que realize reparo em vazamento de esgoto na Avenida Ari Parreiras, próximo ao número 843, localizada no Bairro Inouê. Autoria: Fabiano Nunes. 
  • Indicação nº 322/2023 – Solicitando reforma e revitalização da Casa de Cultura Marise Moreira de Brito. Autoria: Rachel Secundo. 
  • Indicação nº 323/2023 – Solicitando realização de arborização urbana nas 2 (duas) entradas de Itaguaí. Autoria: Rachel Secundo. 
  • Parecer CCJR: Assunto: Projeto de Lei n° 37/2022 de autoria do Vereador Guilherme Farias. Ementa: Denomina oficialmente o logradouro público, conhecido Vila dos Pescadores localizado no Bairro Coroa Grande neste Município, como Rua Ulair Simão Godinho. 
  • Parecer CCJR: Assunto: Projeto de Lei n° 23/2023 de autoria do Vereador Julio Cezar José de Andrade Filho. Ementa: Autoriza o Poder Executivo a fazer a instalação de detectores de metais em escolas de ensino público localizadas no âmbito do Município de Itaguaí e dá outras providências. 
  • Parecer CFOCPC: Assunto: Projeto de Lei n° 20/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo da Silva. Ementa: Autoriza a criação do Dossiê Mulher Itaguaí, na forma que se especifica e dá providências. 
  • Primeira Discussão: Assunto: Projeto de Lei n° 02/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo. Ementa: Dispõe no âmbito do Município de Itaguaí sobre a autorização a incluir no Programa de Vacinação Antirrábica, gratuita, as vacinas V10 e V4 no combate e prevenção às doenças em animais domésticos, e dá outras providências. 
  • Discussão Final: Assunto: Projeto de Lei n° 17/2023 de autoria do Vereador Vinícius Alves de Moura Brito. Ementa: Dispõe sobre a criação de um Centro de Reabilitação Avançado no Município de Itaguaí.

Informe CMI: Notícias da 26º Sessão

por Laiz Carvalho publicado 01/06/2023 17h56, última modificação 02/06/2023 10h44
Durante o Grande Expediente os vereadores Vinícius Alves, Jocimar do Cartório e o presidente Gil Torres discursaram

A Câmara Municipal de Itaguaí realizou na manhã desta quinta-feira (01/06) a 26ª Sessão Ordinária deste ano. Na pauta, requerimentos, indicações ao chefe do Poder Executivo, pareceres de comissões permanentes e apenas uma matéria em primeira discussão.

O presidente Gil Torres (união Brasil) justificou a ausência do vereador Alex Alves (PRTB) por motivos de saúde e o vereador Haroldo Jesus (PV) participou da sessão de forma remota. A pedido do vereador Sandro da Hermínio (PP) os requerimentos e indicações foram votados em bloco.

Dos quatro pareceres de comissões permanentes que constavam em pauta, três foram da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), e um da Comissão de Direito e Defesa dos Animais (CDDA). Todos os pareceres foram favoráveis e pela continuidade da tramitação das matérias, e tiveram o entendimento acompanhado pelo plenário com a aprovação de todos os pareceres por unanimidade.

Em primeira discussão foi aprovado o Projeto de Lei n° 17/2023, de autoria do Vereador Vinícius Alves (Republicanos), que dispõe sobre a criação de um Centro de Reabilitação Avançado no Município de Itaguaí. Todos os requerimentos e indicações foram aprovados.

O autor da proposta e presidente da Comissão de Saúde comentou sobre a proposta. O edil afirmou que há muito tempo vem recebendo reclamações de moradores da cidade sobre a necessidade de um centro de reabilitação para acidentados ou para quem enfrenta doenças como AVC. Vinicius defendeu que ter um Centro de Reabilitação Avançado seria um grande avanço para a saúde municipal.

GRANDE EXPEDIENTE

Durante o Grande Expediente os vereadores Vinícius Alves, Jocimar do Cartório (PTC) e o presidente Gil Torres discursaram.

Vinicius Alves trouxe informações sobre o andamento das obras que estão sendo realizadas no município. Sobre as intervenções no bairro Engenho, o edil informou que acredita que em 15 dias a obra no local deve ser finalizada. Sobre a nova Farmácia Central, Vinícius informou que tem acompanhado a evolução e acredita que em breve será inaugurada. O edil contou que tem recebido boas avaliações dos moradores sobre a estrutura municipal de atendimentos na área da saúde. O vereador lembrou que neste final de semana será   realizada a Festa da Imigração Japonesa no Parque Municipal de Eventos.

O vereador Jocimar do Cartório agradeceu aos colegas a aprovação dos pareceres favoráveis a dois projetos de lei de sua autoria. O edil explicou que o Projeto de Lei n° 16/2023 trata do Sistema de Ecobarreiras, que  tem como finalidade realizar a contenção de resíduos sólidos nos córregos e rios do município de Itaguaí, para evitar contaminação. A segunda proposta a que o vereador se referiu se trata do Projeto de Lei n° 22/2023, que dispõe sobre autorização da criação do Programa Municipal de Defesa Civil Escolar. O edil explicou que a proposta tem como finalidade proteger as crianças através de uma parceria entre os poderes da cidade, dando garantia de mais segurança. Jocimar finalizou sua fala parabenizando os profissionais da imprensa pelo dia da imprensa, e elogiou o trabalho dos profissionais responsáveis pela comunicação do Legislativo e do Executivo.

O presidente Gil Torres parabenizou os vereadores pelos discursos e agradeceu o bom trabalho que vem sendo realizado pela Polícia Civil e pelo Ministério Público na busca por solucionar a ofensiva contra ele. O chefe do Poder Legislativo contou que o episódio trouxe problemas para ele e abalos psicológicos para sua família. Gil afirmou que a violência é inadmissível, mas acredita que em breve o caso será elucidado.

O chefe do Legislativo contou que o momento é complicado e que vem sendo questionado se seria oposição ao governo. O Presidente da Casa foi enfático ao afirmar que não existem vereadores de oposição ao prefeito, e sim a defesa das ações em prol da população, e que as propostas que são em benefício da cidade vêm sendo aprovadas pelo Poder Legislativo, que está ali para somar.

– Sempre falei que os poderes são independentes mas não impede que sejam harmônicos. Sempre falei e vou continuar falando, a não ser que eu não possa concordar com atos que não são em prol da população. Já falei e vou voltar a repetir: pau que dá em Chico, dá em Francisco – afirmou defendendo que não irá abrir não de exercer sua prerrogativa.

O chefe do Legislativo contou que não tem feito comentários sobre o ataque que o acometeu para não atrapalhar as investigações e não inflamar o abalo psicológico em sua família, mas afirmou que irá manter o seu histórico de expor ações indevidas, e lembrou que foi autor de denúncias que culminaram em CEPs e CPIs para apurar atos indevidos. 

– Já falei, senhores, e vou voltar a repetir: se eu tivesse medo de vagabundo, não teria sido policial. Se tivesse medo de político vagabundo, não seria político. Então vou estar aqui para brigar incansavelmente pelo bem da população – finalizou o chefe do Legislativo, afirmando que enquanto for eleito democraticamente, seja para qual cargo for, irá trabalhar em prol da população dentro de sua prerrogativa.

A próxima sessão foi marcada para o dia 06 de junho em horário regimental.

Ordem do Dia da 26ª Sessão Ordinária – 01/06/2023 

  • Requerimento nº 45/2023 – Moção de Congratulações e Elogios ao Ilmo. 1º SGT Ricardo de Oliveira Paiva, do 24º BPM, 5º CIA, Aptran. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Requerimento nº 46/2023 – Moção de Congratulações e Elogios ao Sr. Rafael Barbosa Jácomo. Autoria: Rachel Secundo. 
  • Indicação nº 299/2023 – Solicitando troca de manilhas por galerias em toda extensão da Rua Honório de Freitas, localizada no Bairro Engenho. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 300/2023 – Solicitando a construção de uma quadra de futevôlei no Parque Municipal, localizado no Bairro Centro. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 301/2023 – Solicitando a construção de uma praça no Bairro Jardim Weda. Autoria: Fabiano Nunes. 
  • Indicação nº 302/2023 – Solicitando reparo em vazamento de esgoto na Rua Joaquim Ferreira da Costa, próximo a quadra 5, localizada no Bairro Jardim Mar. Autoria: Fabiano Nunes. 
  • Indicação nº 303/2023 – Solicitando limpeza do valão ao lado da linha férrea, localizada no Bairro de Vila Geny. Autoria: Alexandro de Paula. 
  • Indicação nº 304/2023 – Solicitando retirada de entulho na Rua José Claro da Rosa Melo, nº 1613 (antiga Rua 7), localizada no Bairro Teixeira. Autoria: Alexandro de Paula. 
  • Indicação nº 305/2023 – Solicitando liberação da área externa da Casa de Cultura Marise Moreira de Brito aos artesãos de Itaguaí, para exposição diária de artesanato. Autoria: Rachel Secundo. 
  • Indicação nº 306/2023 – Solicitando estudo de viabilidade para obras de reforma geral e revitalização na UBS Vista Alegre, localizada na Estrada do Teixeira, nº 15, localizada no Bairro Vista Alegre. Autoria: Rachel Secundo. 
  • Indicação nº 307/2023 – Solicitando troca de lâmpadas na Rua Presidente Juscelino (poste próximo a casa nº 12), localizada no Bairro Brisamar. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 308/2023 – Solicitando limpeza e roçada por toda extensão da Rua Treze, localizada no Bairro Chaperó, Gleba B. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 309/2023 – Solicitando substituição das lâmpadas convencionais pelas de led em toda extensão da Rua Décio Muniz da Silva Filho, Gleba B, localizada no Bairro Chaperó. Autoria: Guilherme Farias. 
  • Indicação nº 310/2023 – Solicitando que seja realizada limpeza do canal próximo à Rua "K", margeando a Rodovia Rio Santos (após o Dom Zelittu's, sentido Angra), localizado no Bairro Brisamar. Autoria: Guilherme Farias. 
  • Indicação nº 311/2023 – Solicitando operação tapa buraco na Rua Manacá, lote 37, quadra 7, localizada no Bairro Parque Primavera. Autoria: Zé Domingos. 
  • Parecer CCJR: Assunto: Projeto de Lei n° 16/2023 de autoria do Vereador Jocimar Pereira do Nascimento. Ementa: Dispõe sobre a autorização de instalação de sistema de ecobarreiras na rede hidrográfica para contenção de resíduos sólidos nos córregos e rios do município de Itaguaí e dá outras providências. 
  • Parecer CCJR: Assunto: Projeto de Lei n° 22/2023 de autoria do Vereador Jocimar Pereira do Nascimento. Ementa: Dispõe sobre autorização da criação do Programa Municipal de Defesa Civil Escolar e dá outras providências. 
  • Parecer CCJR: Assunto: Projeto de Lei n° 24/2023 de autoria do Vereador Alexandro Valença de Paula. Ementa: Autoriza o Poder Executivo Municipal a instalar detectores de metais nos estabelecimentos de saúde do Município de Itaguaí e dá outras providências. 
  • Parecer CDDA: Assunto: Projeto de Lei n° 02/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo. Ementa: Dispõe no âmbito do Município de Itaguaí sobre a autorização a incluir no Programa de Vacinação Antirrábica, gratuita, as vacinas V10 e V4 no combate e prevenção às doenças em animais domésticos, e dá outras providências. 
  • Primeira Discussão: Assunto: Projeto de Lei n° 17/2023 de autoria do Vereador Vinícius Alves de Moura Brito. Ementa: Dispõe sobre a criação de um Centro de Reabilitação Avançado no Município de Itaguaí.

Plenário aprova medidas de estímulo à cultura

por Laiz Carvalho publicado 30/05/2023 17h01, última modificação 31/05/2023 11h44
As propostas, de autoria do Poder Executivo, foram aprovadas por unanimidade após pedido de dispensa de interstício do vereador Haroldo Jesus (PV), líder de governo.

O plenário da Câmara Municipal de Itaguaí aprovou na manhã desta terça-feira (30/05) dois projetos de lei que impactam no estímulo e na infraestrutura das atividades culturais no município. 

O primeiro, o Projeto de Lei nº 08/2023, promove uma alteração no artigo 5º da Lei nº 4.045/2022, que institui a Feira Cultural de Itaguaí - FCULTI. Com a alteração, a duração do evento será definida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e deverá ser realizada anualmente durante o mês de novembro.

A segunda proposta, Projeto de Lei nº 09/2023, altera e acrescenta dispositivos à Lei nº 3.405/2016, que institui o Fundo Municipal de Cultura de Itaguaí. Foram realizadas modificações no 3º artigo, que diz respeito ao que se constitui como recursos do FMCI. Pelo novo texto, também são considerados recursos do Fundo de Cultura os saldos não utilizados na execução de projetos culturais beneficiados por mecanismos de incentivos fiscais municipais ou editais de fomento da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, e a devolução de recursos determinados pelo não cumprimento ou desaprovação de contas de projetos culturais beneficiados por mecanismos de incentivos fiscais municipais ou editais de fomento da pasta, inclusive acréscimos legais. 

A proposta também alterou o artigo 8º, que determina a composição do Comitê Gestor dos recursos do FMCI. Com a modificação foi mantido um representante das seguintes secretarias municipais: Cultura, Fazenda e Educação. A necessidade do representante da Secretaria de Planejamento foi retirada e foi mantida a participação de quatro representantes do setor cultural, embora tenha sido retirado do texto que estes devam ser indicados pelo Conselho Municipal de Cultura.

As propostas, de autoria do Poder Executivo, foram aprovadas em discussão final por unanimidade em Sessão Extraordinária, após pedido de dispensa de interstício do vereador Haroldo Jesus (PV), líder de governo. 

A liderança de governo também pediu a retirada da Ordem do Dia do parecer da Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Prestação de Contas sobre o Projeto de Lei nº 25/2023, que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para elaboração da Lei Orçamentária para o exercício de 2024. 

Também foi solicitado pelo líder de governo a inclusão em pauta de uma emenda de plenário ao Projeto de Lei n° 29/2023, de autoria do Poder Executivo, que regulamenta a contratação por tempo determinado para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, revoga a Lei n° 3.329, de 19 de julho de 2015. A matéria, que estava em discussão final, foi aprovada por unanimidade e encaminhada para a CCJR para redação final.

Também foram aprovadas outras duas propostas em discussão final: O projeto de Lei n° 58/2022, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a aquisição de imóvel pelo Poder Executivo Municipal; e o projeto de Lei n° 15/2023, de autoria do vereador Julinho (PSC), que altera o nome de logradouro público.

A pedido do vereador Sandro da Hermínio (PP) os requerimentos e indicações ao chefe do Poder Executivo foram votados em bloco.

Na Ordem do Dia havia também um parecer da Comissão de Saúde que opinou favoravelmente quanto à aprovação do Projeto de Lei n° 17/2023, de autoria do vereador Vinícius Alves (Republicanos), que dispõe sobre a criação de um Centro de Reabilitação Avançado no Município de Itaguaí. O entendimento da comissão foi acompanhado pelo plenário com a aprovação do parecer.

Durante o Grande Expediente, o vereador Vinicius Alves, presidente da Comissão de Saúde, fez um pronunciamento atualizando sobre o andamento das obras na nova Farmácia Central.

A próxima sessão ficou agendada para o dia 1º de junho em horário regimental. 

Ordem do Dia da 25ª Sessão Ordinária – 30/05/2023 

 

  • Requerimento nº 43/2023 – Moção de Congratulações e Elogios ao Ilmo. 1º SGT Luís Cláudio Reis, do 24º BPM, 5º CIA, Aptran. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Requerimento nº 44/2023 – Moção de Congratulações e Elogios ao Ilmo. 1º SGT José Mauro Arjonas, do 24º BPM, 5º CIA, Aptran. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 287/2023 –Solicitando nivelamento com patrol e colocação de escória ou brita por toda extensão da Rua Diamante, localizada no Bairro Mazomba. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 288/2023 –Solicitando mutirão de roçagem e limpeza por toda extensão da Rua João Machado, Gleba A, localizada no Bairro Chaperó. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 289/2023 – Solicitando obra de contenção de encostas na Estrada do Caçador, altura das torres e energia, localizada no Bairro Raiz da Serra. Autoria: Fabiano Nunes. 
  • Indicação nº 290/2023 – Solicitando obras de infraestrutura, com troca de manilhas na Rua Alfredo Lopes de Souza, próximo ao nº 39, quadra 20, localizada no Bairro Leandro. Autoria: Fabiano Nunes. 
  • Indicação nº 291/2023 – Solicitando limpeza com roçada em toda extensão da Rua Onze Horas, localizada no Bairro Parque Primavera. Autoria: Alexandro de Paula. 
  • Indicação nº 292/2023 – Solicitando saneamento básico e pavimentação na Rua 14, nº 100, localizada no Bairro Vila Geny. Autoria: Alexandro de Paula. 
  • Indicação nº 293/2023 – Solicitando limpeza localizada roçada por toda extensão da Avenida "F", localizada no Bairro Jardim Weda. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 294/2023 – Solicitando troca de lâmpadas por toda extensão da Rua Flora, localizada no Bairro Brisamar. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 295/2023 – Solicitando manutenção de iluminação na Rua Célia Araújo de Oliveira, altura do nº 6, localizada no Bairro Vila Geny. Autoria: Guilherme Farias. 
  • Indicação nº 296/2023 – Solicitando operação tapa buracos no trecho entre a linha férrea e o CRAS da Gleba A, localizada na Estrada de Chaperó Autoria: Guilherme Farias. 
  • Indicação nº 297/2023 – Solicitando a instalação de passagem de pedestres com grades de proteção nas laterais da ponte do Rio Cação, localizado na Av. Pref. Isoldackson Cruz de Brito (após a descida do viaduto "Tobogã” - próximo à Madeireira), Bairro Brisamar. Autoria: Rachel Secundo. 
  • Indicação nº 298/2023 – Solicitando a disponibilização de agentes de trânsito, para auxiliar na ordenação do fluxo de veículos e travessia segura, nos horários de entrada e saída dos alunos, na Estrada Dona Elizabeth, esquina com a Rua Dois, onde fica localizada a Escola Municipal José Galliaço Prata, Bairro Amendoeira. Autoria: Rachel Secundo. 
  • Parecer CEC: Assunto: Projeto de Lei n° 08/2023 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Altera o artigo 5° da Lei n° 4.045, de 09 de dezembro de 2022, que institui a Feira Cultural de Itaguaí – FCULTI, no âmbito do Município de Itaguaí de Itaguaí, dispõe sobre a sua execução e dá outras providências. 
  • Parecer CEC: Assunto: Projeto de Lei n° 09/2023 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Altera e acrescenta dispositivos às Leis n° 3.405 de 2016, que institui o Fundo Municipal de Cultura de Itaguaí. 
  • Parecer CS: Assunto: Projeto de Lei n° 17/2023 de autoria do Vereador Vinícius Alves de Moura Brito. Ementa: Dispõe sobre a criação de um Centro de Reabilitação Avançado no Município de Itaguaí. 
  • Discussão Final: Assunto: Projeto de Lei n° 58/2022 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Autoriza a aquisição de imóvel pelo Poder Executivo Municipal e dá outras providências. 
  • Discussão Final: Assunto: Projeto de Lei n° 15/2023 de autoria do Vereador Julio Cezar José de Andrade Filho. Ementa: Altera o nome de logradouro público. 
  • Discussão Final: Assunto: Projeto de Lei n° 29/2023 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Regulamenta a contratação por tempo determinado para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, revoga a Lei n° 3.329, de 19 de julho de 2015, e dá outras providências.

CMI irá transmitir Audiência Pública da Fazenda

por Laiz Carvalho publicado 30/05/2023 14h11, última modificação 30/05/2023 14h24
A transmissão da Audiência Pública da Fazenda será realizada amanhã às 14h

A Câmara Municipal de Itaguaí receberá na próxima quarta-feira, no dia 31 de maio, às 14h, uma Audiência Pública para divulgação dos dados da Secretaria Municipal de Fazenda, referente ao 1º quadrimestre do ano de 2023.

A apresentação dos dados será transmitida pelo canal da TV Câmara Itaguaí no YouTube e pelo Facebook da instituição.

As Audiências Públicas são um importante mecanismo para dar efetividade aos preceitos constitucionais de forma célere e eficaz.  A participação popular nos assuntos de interesse coletivo gera debates que ajudam a instituir boas propostas, além de promover uma melhor fiscalização dos atos públicos.

Acompanhe e participe!


Audiência Pública da Saúde será transmitida

por Laiz Carvalho publicado 30/05/2023 14h09, última modificação 30/05/2023 14h24
A transmissão da Audiência Pública da Saúde será realizada amanhã às 10h

A Câmara Municipal de Itaguaí receberá na próxima quarta-feira, dia 31 de maio, às 10h, uma Audiência Pública para divulgação dos dados da Secretaria Municipal de Saúde, referente ao 1º quadrimestre do ano de 2023.

A apresentação dos dados será transmitida pelo canal da TV Câmara Itaguaí no YouTube e pelo Facebook da instituição.

As Audiências Públicas são um importante mecanismo para dar efetividade aos preceitos constitucionais de forma célere e eficaz.  A participação popular nos assuntos de interesse coletivo gera debates que ajudam a instituir boas propostas, além de promover uma melhor fiscalização dos atos públicos.

Acompanhe e participe!


Legislativo aprova piso nacional valorizando Agentes de Saúde e de Combate à Endemias

por Laiz Carvalho publicado 25/05/2023 16h16, última modificação 25/05/2023 16h17
Durante o Grande Expediente o Presidente parabenizou os vereadores pelo compromisso em realizar ações em prol do município e enfatizou que nunca houve qualquer tipo de travamento de matérias

Na manhã desta quinta-feira (25/05) a Câmara Municipal de Itaguaí realizou a 24ª Sessão Ordinária deste ano. O plenário aprovou por unanimidade o Projeto de Lei n° 31/2023, que altera dispositivo da Lei n° 4.031 de 2023, fazendo a adequação da legislação municipal ao que prevê a Constituição Federal quanto ao custeio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). A proposta promove a  fixação do piso mínimo nacional para os profissionais. A modificação na legislação teve como objetivo efetivar a política remuneratória e de valorização da categoria. 

A proposta foi aprovada após pedido de dispensa de interstício do líder de governo, vereador Haroldo Jesus (PV), que também contemplou o Projeto de Lei nº 30/2023, ambos de autoria do Poder Executivo, que constavam na Ordem do Dia para serem apreciados em primeira discussão, mas após o pedido foram aprovados por unanimidade em Sessão Extraordinária.

O Projeto de Lei n° 30/2023, que altera dispositivo da Lei n° 2.499 de 2005, trata sobre os requisitos para nomeação para os cargos de Procurador e Subprocurador do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Itaboraí (Itaprevi), prevendo a necessidade de formação em direito e inscrição no respectivo órgão de classe. 

Os projetos aprovados pela Casa Legislativa serão enviados para o Poder Executivo para serem sancionados.

O líder de governo também solicitou a votação em bloco dos requerimentos e indicações ao chefe do Poder Executivo e todos foram aprovados. Devido a ausência do vereador Sandro da Hermínio (PP), justificada pelo presidente Gil Torres (União Brasil), o vice-presidente, vereador Vinícius Alves (Republicanos), foi nomeado ad hoc para a função de segundo-secretário. O vereador Fabinho Taciano (PRTB) também teve a ausência justificada pelo chefe do Legislativo, que informou que as indicações de autoria dos vereadores ausentes seriam retiradas de pauta.

Na Ordem do Dia havia ainda um Parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) sobre o Projeto de Lei n° 20/2023, que autoriza a criação do Dossiê Mulher Itaguaí, de autoria da vereadora Rachel Secundo (PL). O parecer foi pela constitucionalidade e o entendimento da comissão foi acompanhado pelo plenário. 

Em primeira discussão foram aprovadas três propostas: Projeto de Lei n° 58/2022, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a aquisição de imóvel pelo Poder Executivo Municipal; Projeto de Lei n° 15/2023, de autoria do vereador Julinho (PSC), que altera o nome de logradouro público; e o Projeto de Lei n° 29/2023, de autoria do Poder Executivo, que regulamenta a contratação por tempo determinado para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, revoga a Lei n° 3.329, de 19 de julho de 2015.

PRESIDENTE ENFATIZA QUE NÃO HÁ TRAVAMENTO DE MATÉRIAS

Durante o Grande Expediente o presidente Gil Torres realizou um discurso parabenizando os vereadores da Casa Legislativa pelo compromisso em realizar ações em prol do município. Gil Torres enfatizou que apesar das divergências de opiniões entre os edis, há consenso e boa vontade na aprovação de projetos de lei de autoria do Poder Executivo e de qualquer vereador.

O chefe do Legislativo aproveitou a oportunidade para enfatizar que nunca houve qualquer tipo de empecilho ou travamento de matérias, seja por parte do Legislativo ou da presidência da Casa. Gil Torres enfatizou que a Casa Legislativa está a disposição para tudo que for em prol da população, colocando os interesses da cidade sempre em primeiro lugar. Ele também lembrou que tem sido recorrente projetos de autoria do Poder Executivo, pedidos de apreciação em regime de urgência e dispensa de interstício, serem aprovados por unanimidade.

– Não existe qualquer empecilho. Qualquer coisa que seja dita ao contrário disso é falácia, blablablá, mentiras. Eu não compartilho com isso. Parabenizo todos os vereadores que querem o bem da população e exercer sua prerrogativa de legislar e fiscalizar. Parabéns a todos vocês – finalizou o chefe do Legislativo.

A próxima sessão foi marcada para o dia 30/05 em horário regimental. 

Ordem do Dia da 24ª Sessão Ordinária – 25/05/2023

  • Requerimento nº 39/2023 – Moção de Congratulações e Elogios ao Ilmo. 1º SGT Alexandre Rosa da Silva, da 5º CIA BPMERJ. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Requerimento nº 40/2023 – Moção de Congratulações e Elogios ao Ilmo. SD Maxwell da Rocha Soares, da 5º CIA BPMERJ. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Requerimento nº 41/2023 – Moção de Congratulações e Elogios à La Filiara Pizzas. Autoria: Rachel Secundo. 
  • Requerimento nº 42/2023 – Moção de Congratulações e Elogios ao Sr. Mauro Ribeiro de Carvalho. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 275/2023 – Solicitando nivelamento com patrol e colocação de escória ou brita por toda extensão da Rua Topázio, localizada no Bairro Mazomba. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 276/2023 – Solicitando limpeza das valas de drenagem por toda extensão da Estrada Saturnino Braga, localizada no Bairro Mazomba. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 277/2023 – Solicitando obra de contenção de encostas na Estrada do Caçador, altura das torres e energia, localizada no Bairro Raiz da Serra. Autoria: Fabiano Nunes. 
  • Indicação nº 278/2023 – Solicitando obras de infraestrutura, com troca de manilhas na Rua Alfredo Lopes de Souza, próximo ao nº 39, quadra 20, localizada no Bairro Leandro. Autoria: Fabiano Nunes.
  • Indicação nº 279/2023 – Solicitando limpeza e roçada por toda extensão da Rua Magnólias, localizada no Bairro Parque Primavera. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 280/2023 – Solicitando limpeza e roçada por toda extensão da Estrada de Chaperó, localizada no Bairro Chaperó. Autoria: Julio Cezar. Indicação nº 281/2023 – Solicitando manutenção da iluminação da Rua Presidente Rosevelt, localizada no Bairro Vila Geny. Autoria: Guilherme Farias. 
  • Indicação nº 282/2023 –Solicitando que seja implantado um gabinete dentário e uma sala de radiologia no Posto de Saúde Dr. Marco Aurélio Couto Silva, na gleba "A", localizado no Bairro Chaperó. Autoria: Guilherme Farias. 
  • Indicação nº 283/2023 – Solicitando a implantação do Programa Café do Trabalhador, em parceria com o governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Autoria: Rachel Secundo. 
  • Indicação nº 284/2023 – Solicitando melhorias no Complexo Esportivo e Recreativo localizado no Bairro Somel. Autoria: Rachel Secundo. 
  • Indicação nº 285/2023 – Solicitando limpeza com roçada em toda extensão da Rua Onze Horas, localizada no Bairro Parque Primavera. Autoria: Alexandro de Paula. 
  • Indicação nº 286/2023 – Solicitando saneamento básico e pavimentação na Rua 14, nº 100, localizada no Bairro Vila Geny. Autoria: Alexandro de Paula. 
  • Parecer CCJR: Assunto: Projeto de Lei n° 20/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo da Silva. Ementa: Autoriza a criação do Dossiê Mulher Itaguaí, na forma que se especifica e dá outras providências. 
  • Primeira Discussão: Assunto: Projeto de Lei n° 58/2022 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Autoriza a aquisição de imóvel pelo Poder Executivo Municipal e dá outras providências. 
  • Primeira Discussão: Assunto: Projeto de Lei n° 15/2023 de autoria do Vereador Julio Cezar José de Andrade Filho. Ementa: Altera o nome de logradouro público. 
  • Primeira Discussão: Assunto: Projeto de Lei n° 29/2023 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Regulamenta a contratação por tempo determinado para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, revoga a Lei n° 3.329, de 19 de julho de 2015, e dá outras providências. 
  • Primeira Discussão: Assunto: Projeto de Lei n° 30/2023 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Altera dispositivo da Lei n° 2.499 de 2005. 
  • Primeira Discussão: Assunto: Projeto de Lei n° 31/2023 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Altera dispositivo da Lei n° 4.031 de 2023. 

 

Aprovado o Programa de Regularização Fiscal

por Laiz Carvalho publicado 18/05/2023 17h14, última modificação 19/05/2023 12h01
O projeto possibilita o parcelamento e regularização de tributos municipais com descontos de até 95% no valor total de multas e juros

A Câmara Municipal de Itaguaí aprovou durante a 23ª Sessão Ordinária, realizada na manhã de hoje (18/05), o Projeto de Lei nº 45, de autoria do Poder Executivo, que institui o Programa Especial de Regularização Fiscal (REFIS).

A proposta, que chegou à Casa Legislativa em mensagem do Poder Executivo com pedido para que fosse apreciada em regime de urgência, recebeu do vereador Sandro da Hermínio (PP) o pedido para inclusão na pauta da Ordem do Dia e dispensa de interstício, por se tratar de uma proposta de suma importância para o município.

O projeto possibilita o parcelamento e regularização de créditos tributários ou não tributários do município de Itaguaí, relativos aos impostos, taxas e contribuições de quaisquer espécies, constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, ajuizados ou a ajuizar, com gerador ou vencimento até 31 de dezembro de 2022.

O ingresso no Programa Especial de Regularização Fiscal é opcional e se dará através de confissão de dívida que faça jus ao regime especial de consolidação. Os débitos existentes em nome ou de responsabilidade do optante serão consolidados tendo por base a data do pedido de ingresso no programa e poderão sofrer descontos de multas e juros moratórios, conforme disposto na lei. 

As opções de parcelamento são:

I - Parcela única - desconto de 95% no valor total de multa moratória e juros;

II - De 2 a 4 parcelas - desconto de 80% no valor total de multa moratória e juros;

III - De 5 a 8 parcelas - desconto de 60% no valor total de multa moratória e juros;

IV - De 9 a 12 parcelas - desconto de 40% no valor total de multa moratória e juros;

V - De 13 a 24 parcelas - desconto de 30% no valor total de multa moratória e juros;

 

O valor mínimo de cada parcela deverá ser de R$ 300,00 para pessoas jurídicas e R$ 70,00 para pessoas físicas. Veja aqui o projeto na íntegra

Com o pedido de dispensa de interstício, o projeto foi aprovado por unanimidade em sessão extraordinária. Vereadores comentaram e elogiaram a proposta.

Durante o pedido a votação do pedido dispensa de interstício e inclusão em pauta, o presidente Gil Torres (União Brasil) enfatizou a importância do projeto e explicou que a proposta dá a oportunidade aos munícipes de regularizarem seus impostos com descontos. 

O vereador Sandro da Hermínio classificou a proposta como de suma importância para o município. Durante a votação da matéria, o edil agradeceu aos pares e ao chefe do Poder Executivo pela sensibilidade. Sandro contou que em conversa recente com o prefeito o alertou sobre a importância da instituição do programa o mais brevemente possível para garantir que os munícipes que estão precisando regularizar sua situação quanto a impostos municipais o consigam fazer.

ORDEM DO DIA

A pedido do vereador Sandro da Hermínio foi realizada a votação em bloco dos requerimentos e indicações ao chefe do Poder Executivo. Na ordem do dia havia ainda onze pareceres de comissões permanentes para serem votados. Todos foram favoráveis à continuidade da tramitação das propostas e tiveram o entendimento acompanhado pelo plenário com a aprovação de todos por unanimidade. Os pareceres votados foram da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Prestação de Contas (CFOCPC), Comissão de Saúde (CS) e Comissão de Defesa da Mulher (CDM).

DISCUSSÃO FINAL: PLENÁRIO APROVA PROJETOS SOBRE ESPORTE

Dois projetos foram aprovados em discussão final por unanimidade, ambos sobre a temática do esporte e de autoria do vereador Fabinho Taciano (PRTB). 

O Projeto de Lei n° 47/2022  dispõe sobre instituir no Município o Programa Domingo do Esporte e Lazer. Com o objetivo disponibilizar espaços públicos para integração da família com a sociedade, a proposta prevê a interdição, aos domingos, de vias públicas ou pontos específicos da cidade com a finalidade de incentivar a população quanto a importância da prática de atividades esportivas, lazer, cultura e entretenimento. A determinação de quais vias públicas serão destinadas à implantação do programa ficará a critério do Poder Executivo.

Já o Projeto de Lei n° 48/2022 dispõe sobre instituir no Município o Projeto Esportes da Mente. A proposta tem como objetivo disponibilizar aos munícipes, principalmente entre jovens e adolescentes, a possibilidade de praticar esportes que auxiliam em seu desenvolvimento de raciocínio. 

O projeto consiste na disponibilização de espaço apropriado para a realização de treinamentos com professores que auxiliarão os alunos no período estimado para a conclusão. A determinação do local e os horários do projeto ficarão a critérios do Poder Executivo. As atividades proporcionadas serão: Xadrez,Pôquer, Dama, entre outros, que possam ajudar a desenvolver o raciocínio. Para implantação e aperfeiçoamento do programa, o projeto prevê a possibilidade de ser firmado parcerias com a iniciativa pública ou privada. 

Os projetos aprovados pela Casa Legislativa foram enviados para o chefe do Poder Executivo para sanção ou veto.

GRANDE EXPEDIENTE

Durante o Grande Expediente os vereadores Vinícius Alves (Republicanos) e Julinho (PSC) discursaram. Vinícius trouxe informações atualizadas sobre o andamento da obra na nova Farmácia Popular. O edil informou que o empreendimento está a todo vapor e elogiou a estrutura e nova localização.

O vereador também trouxe informações sobre o andamento do trabalho no bairro Engenho. Vinicius contou que o tempo chuvoso e baixa temperatura dificulta a colocação da massa asfáltica, mas que o serviço está  em andamento.

Vinicius Alves também comentou sobre um projeto de lei de sua autoria que foi lido no Expediente Recebido. O edil explicou que se trata de uma lei autorizativa para a criação de um centro de tratamento oncológico no município de Itaguaí. O vereador afirmou que irá levar o tema para ser debatido com o chefe do Poder Executivo.

Em seu discurso o vereador Julinho, presidente da Comissão de Segurança, parabenizou todos os policiais pela atuação competente na cidade, garantindo a segurança da população. O edil citou o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) e a Guarda Municipal, e enfatizou a importância de reconhecer quando um bom trabalho está sendo realizado.

A próxima sessão foi marcada para o dia 25 de maio em horário regimental.

Ordem do Dia da 23ª Sessão Ordinária

  • Requerimento nº 36/2023 – Moção de Congratulações e Elogios ao Sr. Leonardo Pereira Quirino (3º Sargento da 3ª UPP do 6º Batalhão da Polícia Militar). Autoria: Haroldo Rodrigues. 
  • Requerimento nº 37/2023 – Moção de Congratulações e Elogios ao Sr. Marco Antônio da Rocha (In memoriam). Autoria: Haroldo Rodrigues. 
  • Requerimento nº 38/2023 – Moção de Congratulações e Elogios ao Sr. Ricardo Aroni Silva. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 262/2023 – Solicitando desobstrução e tampa para a boca de lobo na Rua Aristotelina Silva Lino, Gleba B, Localizada no Bairro Chaperó. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 263/2023 – Solicitando nivelamento com patrol e colocação de escória ou brita por toda extensão da Rua Pérola, localizada no Bairro Mazomba. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 264/2023 – Solicitando obra de contenção de encostas na Estrada do Caçador, altura das torres e energia, localizada no Bairro Raiz da Serra. Autoria: Fabiano Nunes. 
  • Indicação nº 265/2023 – Solicitando obras de infraestrutura, com troca de manilhas na Rua Alfredo Lopes de Souza, próximo ao nº 39, quadra 20, localizada no Bairro Leandro. Autoria: Fabiano Nunes. 
  • Indicação nº 266/2023 – Solicitando troca das lâmpadas em toda extensão da Rua Glênio Pereira Cicarino, localizada no Bairro Santana. Autoria: Guilherme Farias. 
  • Indicação nº 267/2023 – Solicitando que seja construído um campo, com grama sintética, alambrado e iluminação, no Bairro Santana. Autoria: Guilherme Farias. 
  • Indicação nº 268/2023 – Solicitando troca de lâmpada na Rua Bernardo Pereira (poste próximo a Igreja Deus é Amor), localizada no Bairro do Engenho. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 269/2023 – Solicitando limpeza e roçada por toda extensão da Rua Santa Terezinha, localizada no Bairro Jardim Weda. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 270/2023 – Solicitando troca de manilhas por galerias na esquina da Rua Papa Paulo VI, com a Rua João Vieira de Farias, localizada no Bairro Engenho. Autoria: Alexandro de Paula.
  • Indicação nº 271/2023 – Solicitando pintura da faixa de pedestres na Rua Prefeito Ismael Cavalcanti (em frente ao nº 260), localizada no Bairro Centro. Autoria: Zé Domingos. 
  • Indicação nº 272/2023 – Solicitando reparos e tapa buraco por toda extensão da Rua José Acir Medeiros, localizada no Bairro Santa Cândida. Autoria: Zé Domingos. 
  • Indicação nº 273/2023 –Solicitando estudo de viabilidade e a construção de ciclovia, com as devidas sinalizações (vertical e horizontal), interligando os seguintes logradouros do Bairro Santa Cândida: Rua José Acyr Medeiros, Rua Altamiro Domiciano da Cruz e Estrada Dona Elizabeth. Autoria: Rachel Secundo. 
  • Indicação nº 274/2023 – Solicitando a empresa MRS Logística S/A, o estudo de viabilidade e instalação de sinal luminoso na passagem de nível da Rua 12, esquina com a Avenida Alencastro Guimarães, localizada no Bairro Vilar dos Coqueiros. Autoria: Rachel Secundo. 
  • Parecer CCJR: Assunto: Projeto de Lei n° 08/2023 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Altera o art. 5° da Lei n° 4.045, de 09 de dezembro de 2022, que institui a Feira Cultural de Itaguaí – FCULTI, no âmbito do município de Itaguaí, dispõe sobre a execução e dá outras providências. 
  • Parecer CCJR: Assunto: Projeto de Lei n° 09/2023 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Altera e acrescenta dispositivos às Leis n° 3.405 de 2016, que institui o Fundo Municipal de Cultura de Itaguaí. 
  • Parecer CCJR: Assunto: Projeto de Lei n° 25/2023 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para elaboração da Lei Orçamentária para o exercício de 2024, e dá outras providências. 
  • Parecer CFOCPC: Assunto: Projeto de Lei n° 58/2022 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Autoriza a aquisição de imóvel pelo Poder Executivo Municipal e dá outras providências. 
  • Parecer CFOCPC: Assunto: Projeto de Lei n° 15/2023 de autoria do Vereador Júlio Cezar José de Andrade Filho. Ementa: Altera o nome de logradouro público. 
  • Parecer CFOCPC: Assunto: Projeto de Lei n° 29/2023 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Regulamenta a contratação por tempo determinado para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, revoga a Lei n° 3.329, de 10 de julho de 2015, e dá outras providências. 
  • Parecer CFOCPC: Assunto: Projeto de Lei n° 30/2023 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Altera dispositivo da Lei n° 2.499 de 2005. 
  • Parecer CFOCPC: Assunto: Projeto de Lei n° 31/2023 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Altera dispositivo da Lei n° 4.031 de 2023. 
  • Parecer CS: Assunto: Projeto de Lei n° 01/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo. Ementa: Autoriza a instituição do Espaço Mame – Ambulatório de Follow Up e aleitamento materno. 
  • Parecer CS: Assunto: Projeto de Lei n° 02/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo. Ementa: Dispõe no âmbito do município de Itaguaí sobre a autorização a incluir no programa de vacinação antirrábica, gratuita, as vacinas V10 e V4 no combate e prevenção às doenças em animais domésticos, e dá outras providências. 
  • Parecer CDM: Assunto: Projeto de Lei n° 13/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo da Silva. Ementa: Autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa Mulher Independente, destinado ao apoio na geração de emprego e renda às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, no Município de Itaguaí. 
  • Discussão Final: Assunto: Projeto de Lei n° 47/2022 de autoria do Vereador Fabiano José Nunes. Ementa: Dispõe sobre instituir no Município o Programa Domingo do Esporte e Lazer e dá outras providências. 
  • Discussão Final: Assunto: Projeto de Lei n° 48/2022 de autoria do Vereador Fabiano José Nunes. Ementa: Dispõe sobre instituir no Município o Projeto Esportes da Mente, e dá outras providências.

Plenário aprova cinco projetos de lei em discussão final

por Laiz Carvalho publicado 11/05/2023 18h10, última modificação 12/05/2023 09h14
Todas as propostas foram aprovadas por unanimidade e enviadas ao chefe do Poder Executivo para sanção ou veto

Na manhã desta quinta-feira (11/05) o plenário da Câmara Municipal de Itaguaí aprovou cinco projetos de lei em discussão final. Com temas como saneamento básico, mobilidade urbana, energia fotovoltaica em prédios públicos, normas para o plantio de árvores de grande porte em área de rede elétrica e a autorização para instituir o Programa Cartão Mulher de Itaguaí. Todas as propostas foram aprovadas por unanimidade e enviadas ao chefe do Poder Executivo para sanção ou veto.

Não estiveram presentes na 22ª Sessão Ordinária os vereadores Sandro da Hermínio (PP), justificada devido a viagem à Brasília, e Fabinho Taciano (PRTB), por problemas de saúde. Devido à ausência do vereador Sandro, que exerce a função de segundo secretário na mesa diretora, o vice-presidente Vinícius Alves (Republicanos) foi nomeado ad hoc pelo presidente Gil Torres (União Brasil) para exercer a função de segundo secretário. A pedido do vereador Guilherme Farias (PL) os requerimentos e indicações foram votados em bloco.

A pedido do líder de governo, vereador Haroldo Jesus (PV), foram incluídas em pauta três projetos de lei de autoria do Poder Executivo que haviam chegado no expediente recebido da sessão anterior com pedido de votação em regime de urgência. As matérias são: Projeto de Lei nº 29 de 2023, que regulamenta a contratação por tempo determinado para atender necessidade temporária de excepcional interesse público; Projeto de Lei nº 30 de 2023, que altera requisitos para nomeação nos cargos de procurador e subprocurador do Itaprevi prevendo a necessidade da formação e inscrição no respectivo órgão de classe; e o Projeto de Lei nº 31 de 2023, que altera o art. 9º da Lei nº 4.031/2022 a fim de adequar à Lei Municipal ao que prevê a Constituição Federal, fixando o piso mínimo nacional para os Agentes Comunitários de Saúde(ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).

REVISÃO DO PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO

A pedido do líder de governo foi votado com dispensa de interstício o Projeto de Lei n° 52/2022, de autoria do Poder Executivo, que constava na pauta em primeira discussão. Trata-se da aprovação da revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico referente à prestação de serviços de abastecimento de água potável, de esgotamento sanitário, de drenagem e manejo das águas pluviais urbanas e de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos do Município de Itaguaí. A matéria foi aprovada durante sessão Extraordinária.

PLANO DE MOBILIDADE URBANA

Em discussão final foi aprovado o Projeto de Lei n° 43/2022, de autoria do Poder Executivo. A proposta institui o Plano de Mobilidade Humana Sustentável do Município de Itaguaí – PMHS - Itaguaí. 

A proposta visa adequar o município de Itaguaí ao disposto na Lei Federal nº 12.587 de 2012 (Política Nacional de Mobilidade Urbana) e na Lei Federal nº 10.257 de 2001, que estabelece as diretrizes gerais da política urbana.

ENERGIA FOTOVOLTAICA EM PRÉDIOS PÚBLICOS

De autoria do vereador Jocimar do Cartório (PTC), foi aprovado o Projeto de Lei n° 54/2022, que dispõe sobre a autorização de instalação de energia fotovoltaica em todos os prédios públicos da cidade de Itaguaí. Pela proposta, os prédios públicos de propriedade do município poderão ser equipados com painéis solares para produção de energia fotovoltaica em prazo adequado. As novas edificações públicas poderão ser planejadas com instalação de sistemas de captação de energia solar fotovoltaica.

NORMAS PARA PLANTIO DE EUCALIPTOS E ÁRVORES DE GRANDE PORTE EM ÁREAS DE REDE ELÉTRICA

Também de autoria do vereador Jocimar do Cartório, foi aprovado em discussão final o Projeto de Lei n° 10/2023, que dispõe sobre normas referentes ao plantio de eucaliptos e outras árvores de grande porte em áreas onde passa a rede de energia elétrica. 

Pela proposta fica proibido o plantio de árvores de grande porte em calçadas e embaixo de fiação elétrica. O projeto estipula que a distância mínima para o plantio de novas árvores de grande porte como eucaliptos, pios e ficus ou árvores que excedam altura máxima de 3 metros, juntos à rede de distribuição de energia elétrica do município será de 18 metros. Já sobre as árvores nativas que estiverem dentro dos limites da presente lei, somente poderão ser cortadas mediante autorização expressa do órgão ambiental competente.

PROGRAMA CARTÃO MULHER DE ITAGUAÍ

De autoria da vereadora Rachel Secundo (PL), foi aprovado o Projeto de Lei n° 12/2023, que autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa Cartão Mulher de Itaguaí. Pela proposta, o Poder Executivo poderá instituir o programa direcionado às mulheres em situação de violência baseada no gênero e em vulnerabilidade socioeconômica acompanhada pela Rede de Enfrentamento à violência Contra a Mulher, localizada no município e aos órgãos de vítimas de feminicídio. 

O projeto define que para fazer parte do programa a mulher deve se enquadrar nos critérios de estar em situação de violência de gênero sendo acompanhada por um dos equipamentos municipais da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher; comprovar a residência no município; ter 18 anos ou mais, ou ser uma mãe adolescente; outros critérios podem ser estabelecidos pela administração pública.

PARECERES

Na Ordem do Dia constavam duas matérias para receber pareceres de comissões permanentes. Projeto de Lei n° 29/2022, de autoria do Poder Executivo, que revoga a Lei n° 3.435 de 24 de maio de 2016, recebeu da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) parecer pela constitucionalidade da matéria.

O Projeto de Lei n° 17/2023, de autoria do Vereador Vinícius Alves, que dispõe sobre a criação de um Centro de Reabilitação Avançado no Município de Itaguaí, também recebeu parecer favorável da Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Prestação de Contas (CFOCPC). 

O entendimento das comissões foi acompanhado pelo plenário com a aprovação de ambos os pareceres por unanimidade.

Durante a discussão do parecer da Comissão de Finanças, o vereador Vinicius Alves pediu a palavra para fazer a defesa da proposta de sua autoria. O edil destacou que um Centro de Reabilitação Avançado iria atender pessoas que tiveram Acidente Vascular Cerebral (AVC), acidentes de trânsito, idosos com perda de movimentos e demais paciente com necessidade de tratamentos avançados de estimuladores musculares para recuperar os movimentos do corpo.

– Vou levar essa ideia para o prefeito. A gente faz a lei e depende do prefeito colocar em prática. Ideia boa a gente traz – afirmou o edil destacando o papel de legislador dos vereadores. Vinicius afirmou que o chefe do Poder Executivo está fazendo um trabalho de excelência no município e acredita que o mesmo irá olhar a proposta com carinho.

GRANDE EXPEDIENTE

Durante o Grande Expediente discursaram os vereadores Julinho (PSC) e Vinicius Alves. 

Julinho, que lembrou que é membro da Comissão de Saúde, falou sobre a visita que realizou ao CEMES e parabenizou aos responsáveis pelo bom atendimento.  

O vereador Vinícius Alves atualizou sobre as obras no Bairro Engenho. O presidente da Comissão de Saúde contou que esteve visitando o local onde será a Farmácia Central e elogiou a escolha da localização acessível aos moradores de todos os bairros. O edil afirmou que esteve com o chefe do Executivo e obteve informações sobre o início da obra no antigo Hospital Nossa Senhora da Guia e parabenizou o prefeito.

A próxima sessão foi marcada para o dia 18 de maio em horário regimental.

Ordem do Dia da 22ª Sessão Ordinária

  • Indicação nº 250/2023 – Solicitando vistoria nos cabos de energia elétrica por toda a Cidade de Itaguaí. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 251/2023 – Solicitando a possibilidade de colocação de aparelhos de ginástica (academia ao ar livre) na Praça Juscelino Batista Oliveira (Praça Tchock), localizada no Bairro Santana. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 252/2023 – Solicitando limpeza dos bueiros da Rua Santos Dumont, em frente a quadra 1, lote 23, localizada no Bairro Jardim Mar. Autoria: Fabiano Nunes. 
  • Indicação nº 253/2023 – Solicitando obra de terraplanagem na Estrada do Caçador, altura do Arco Metropolitano, próximo ao Clube do Cavalo, localizada no Bairro Raiz da Serra. Autoria: Fabiano Nunes. 
  • Indicação nº 254/2023 – Solicitando troca de lâmpadas queimadas por led em toda extensão no Campo do Somel, localizado no Bairro Vila Geni. Autoria: Alexandro de Paula. 
  • Indicação nº 255/2023 – Solicitando limpeza com roçada em todo loteamento Frontal das Ilhas, localizado no Bairro Coroa Grande. Autoria: Alexandro de Paula. 
  • Indicação nº 256/2023 – Solicitando a substituição das lâmpadas convencionais pelas de led, em toda extensão do Bairro Santana. Autoria: Guilherme Farias. 
  • Indicação nº 257/2023 – Solicitando roçagem e limpeza em toda extensão da Rua Agapanto, localizada no Bairro Parque Primavera. Autoria: Guilherme Farias. 
  • Indicação nº 258/2023 – Solicitando tampa de bueiro na Rua Leonardo Pimenta (próximo a Academia Espaço Zen), localizada no Bairro Centro. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 259/2023 – Solicitando que seja analisada a possibilidade de providenciar junto ao DNIT e a Concessionária CCR um retorno de veículos na Rodovia Rio Santos, no sentido São Paulo, na altura do Bairro Itinguçú, antes do pórtico do pedágio, a fim de atender os moradores daquela localidade. Autoria: Alecsandro Alves. 
  • Indicação nº 260/2023 – Solicitando aquisição de aparelhos de ultrassonografia, para atender a demanda do Hospital Municipal São Francisco Xavier (HMSFX) e do Centro Municipal de Especialidades (CEMES). Autoria: Rachel Secundo. 
  • Indicação nº 261/2023 – Solicitando a implantação de Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) no Bairro Amendoeira, para abranger os Bairros Vista Alegre, Amendoeira (Cantão), Santa Cândida, Teixeira, Raiz da Serra e outros. Autoria: Rachel Secundo. 
  • Parecer CCJR: Assunto: Projeto de Lei n° 29/2022 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Revoga a Lei n° 3.435 de 24 de maio de 2016. 
  • Parecer CFOCPC: Assunto: Projeto de Lei n° 17/2023 de autoria do Vereador Vinícius Alves de Moura Brito. Ementa: Dispõe sobre a criação de um Centro de Reabilitação Avançado no Município de Itaguaí. 
  • Primeira Discussão: Assunto: Projeto de Lei n° 47/2022 de autoria do Vereador Fabiano José Nunes. Ementa: Dispõe sobre instituir no Município o Programa Domingo do Esporte e Lazer e dá outras providências. 
  • Primeira Discussão: Assunto: Projeto de Lei n° 48/2022 de autoria do Vereador Fabiano José Nunes. Ementa: Dispõe sobre instituir no Município o Projeto Esportes da Mente, e dá outras providências. 
  • Primeira Discussão: Assunto: Projeto de Lei n° 52/2022 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Aprova a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico referente à prestação de serviços de abastecimento de água potável, de esgotamento sanitário, de drenagem e manejo das águas pluviais urbanas e de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos do Município de Itaguaí e dá outras providências. 
  • Discussão Final: Assunto: Projeto de Lei n° 43/2022 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Institui o Plano de Mobilidade Humana Sustentável do Município de Itaguaí – PMHS - Itaguaí. 
  • Discussão Final: Assunto: Projeto de Lei n° 54/2022 de autoria do Vereador Jocimar Pereira do Nascimento. Ementa: Dispõe sobre a autorização de instalação de energia fotovoltaica em todos os prédios públicos do Município de Itaguaí e dá outras providências. 
  • Discussão Final: Assunto: Projeto de Lei n° 10/2023 de autoria do Vereador Jocimar Pereira do Nascimento. Ementa: Dispõe sobre normas referentes ao plantio de eucaliptos e outras árvores de grande porte em áreas onde passa a rede de energia elétrica e dá outras providências. 
  • Discussão Final: Assunto: Projeto de Lei n° 12/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo da Silva. Ementa: Autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa Cartão Mulher de Itaguaí e dá outras providências. 

Informe CMI: Notícias da 21ª Sessão

por Laiz Carvalho publicado 09/05/2023 17h30, última modificação 09/05/2023 21h00
No Grande Expediente vereadores fizeram elogios à festa de São Benedito, deram informações sobre o andamento de obras, parabenizaram a qualidade dos atendimentos no HMSFX e o presidente da Casa agradeceu pela solidariedade que tem recebido após ataque contra a sua vida.

Na manhã desta terça-feira (09/05) a Câmara Municipal de Itaguaí realizou a 21ª Sessão Ordinária. Com a presença de todos os vereadores, a pauta foi aprovada por unanimidade e alguns edis discursaram durante o Grande Expediente.

No expediente recebido constavam três mensagens do Poder Executivo com pedidos de votação de matérias em regime de urgência. As propostas tratam sobre: mensagem nº 008 regulamenta a contratação por tempo determinado para atender necessidade temporária de excepcional interesse público, revogando a Lei nº 3.329 de 10 de julho de 2015; mensagem nº 009 alterando dispositivos da Lei nº 2.499/2005; mensagem nº 010 alterando dispositivos da Lei nº 4.031/2023. Os pedidos de votação em regime de urgência foram aprovados por unanimidade e as propostas devem ser apreciadas pelo plenário em breve.

A pedido do vereador Sandro da Hermínio (PP) os requerimentos e as indicações ao chefe do Poder Executivo foram votados em bloco. 

Quatro pareceres estavam na Ordem do Dia para serem votados, sendo um da Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Prestação de Contas (CFOCPC), dois da Comissão de Esporte e Lazer (CEL) e um da Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentável (CMADUS). Todos os pareceres foram pela continuidade da tramitação das matérias e tiveram o entendimento acompanhado pelo plenário com suas aprovações.

Quatro propostas estavam na pauta em primeira discussão, sendo uma de autoria do Poder Executivo, outras duas do vereador Jocimar (PTC), e uma da vereadora Rachel Secundo (PL). Todas foram aprovadas por unanimidade.

GRANDE EXPEDIENTE

Se inscreveram para discursar durante o Grande Expediente os vereadores Julinho (PSC) e Vinicius Alves (Republicanos).

Julinho discursou elogiando a saúde do município. O edil comentou que tem chegado até ele elogios pela qualidade dos atendimentos no Hospital Municipal São Francisco Xavier e parabenizou o chefe do Poder Executivo e o secretário municipal de saúde, Dr. Carlos Zoia.

FESTA DE SÃO BENEDITO

Julinho também parabenizou a realização da festa de São Benedito, realizada este final de semana em Coroa Grande. O edil congratulou o prefeito e o secretário municipal de eventos, Fábio Rocha, pela competência na realização da festa gratuita que reuniu muitas pessoas. Julinho também fez uma menção com elogios ao vereador Haroldinho (PV) e sua família pela atuação em prol do bairro de Coroa Grande. O edil finalizou parabenizando também a Câmara por estar sempre fiscalizando o Poder Executivo e trabalhando em prol da cidade.

BAIRRO ENGENHO

O vereador Vinícius Alves discursou trazendo notícias sobre o bairro do Engenho, conforme tem feito nas últimas sessões. O edil informou que as obras na localidade estão evoluindo e elogiou a qualidade da massa asfáltica que está sendo utilizada. Segundo o edil o serviço está sendo executado com excelência. Lembrando da promessa feita pelo chefe do Executivo de solucionar o problema do bairro e não retirar o maquinário da prefeitura do local, Vinicius destacou que na eleição de 2020 o atual prefeito ganhou em todas as urnas do bairro Engenho, e que o chefe do Poder Executivo tem estado aberto para receber as demandas da localidade que são levadas pelo edil, que é morador.

Vinicius informou ainda que iria realizar uma vistoria na farmácia popular, que será inaugurada em breve, e convidou a Comissão de Saúde e demais vereadores para o acompanhar. O vereador finalizou com a afirmação de que 2023 será o melhor ano da cidade de Itaguaí.

PRESIDENTE AGRADECE SOLIDARIEDADE RECEBIDA APÓS ATAQUE CONTRA SUA VIDA

O presidente Gil Torres também se pronunciou durante o Grande Expediente. O chefe do Poder Legislativo agradeceu a solidariedade que recebeu dos vereadores Jocimar do Cartório (PTC), Fabinho Taciano (PRTB), Alex Alves, Sandro da Hermínio e do vice-prefeito, Valtinho Almeida, após o ataque contra sua vida que aconteceu na última quinta-feira (04).

O presidente da Casa agradeceu a solidariedade dos vereadores que imediatamente compareceram ao local, as mensagens de carinho que recebeu da população, ao secretário de segurança que a todo momento esteve presente acompanhando o caso, ao Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), ao Comandante da 5ª CIA destacada do 24ª BPM, ao Coronel e ao Delegado, que tem realizado um trabalho brilhante.

Gil informou que o caso está sendo investigado de forma sigilosa pela Polícia Civil, com atuação também do Ministério Público, e espera que em breve se tenha respostas.

– Acho que um ataque a qualquer vereador dessa Casa não está atacando somente a pessoa, também está atacando a instituição, o Poder Legislativo – declarou o presidente, que afirmou que a investigação está avançando e as respostas estão sendo aguardadas com atenção para não atrapalhar o trabalho da Polícia Civil e do Ministério Público.

Logo após a fala do chefe do Legislativo o vereador Julinho se pronunciou afirmando que o fato deve ser observado com muita atenção pela Casa Legislativa pois todos os edis são pais e chefes de família e desejam voltar para suas casas após o trabalho. Julinho cobrou que o responsável pelo ataque seja identificado e pediu que o Presidente zele pela segurança dos demais vereadores. O edil finalizou pedindo solidariedade e respeito ao colega e a sua família.

A próxima sessão foi marcada para o dia 11/05 em horário regimental. 

 Ordem do Dia da 21ª Sessão Ordinária – 09/05/2023

  • Requerimento nº 35/2023 - Moção de Congratulações e Elogios à Ilustríssima Srª. Gildete Vieira de Souza. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 237/2023 – Solicitando limpeza das valas de drenagem por toda extensão da Estrada Engenheiro Ivan Mundin, antiga Estrada do Mazomba, localizada no Bairro Mazomba. Autoria: Gilberto Torres.
  • Indicação nº 238/2023 – Solicitando iluminação pública com manutenção, substituição de lâmpadas queimadas e manutenção dos refletores do campo sintético da Praça do Jardim Laia. Autoria: Gilberto Torres.
  • Indicação nº 239/2023 – Solicitando limpeza e capina, em torno da Creche Rita Ferreira Feijó, Bairro Somel. Autoria: Fabiano Nunes. 
  • Indicação nº 240/2023 – Solicitando poda das árvores da Rua 7 de Setembro, localizada no Bairro Vila Geni. Autoria: Fabiano Nunes. 
  • Indicação nº 241/2023 – Solicitando a colocação de 2 (dois) banheiros químicos fixos no estacionamento em frente a Secretaria de Pesca, localizada no cais da Ilha da Madeira. Autoria: Alexandro de Paula. 
  • Indicação nº 242/2023 – Solicitando troca de lâmpadas em toda extensão do loteamento Frontal das Ilhas, localizado no Bairro Coroa Grande. Autoria: Alexandro de Paula. 
  • Indicação nº 243/2023 – Solicitando que seja realizada limpeza e roçagem em toda extensão da Rua Manoel Araújo dos Santos, localizada no Bairro Brisamar. Autoria: Guilherme Farias. 
  • Indicação nº 244/2023 – Solicitando limpeza do canal em toda extensão da Rua Geraldo de Paula, localizada no Bairro Santana. Autoria: Guilherme Farias. 
  • Indicação nº 245/2023 – Solicitando limpeza e roçada na Rua Daniel José Matheus (beirando a linha do trem, próximo da Ary Parreiras), localizada no Bairro Engenho. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 246/2023 – Solicitando poda de árvore na Rua Leonardo Pimenta (próximo a Academia Espaço Zen), localizada no Bairro Centro. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 247/2023 – Solicitando a criação do Programa Horta Comunitária, em todos os bairros do Município de Itaguaí. Autoria: Rachel Secundo. 
  • Indicação nº 248/2023 – Solicitando que a Campanha de Vacinação Antirrábica seja estendida às Ilhas do Município de Itaguaí. Autoria: Rachel Secundo. 
  • Indicação nº 249/2023 – Solicitando reparos na iluminação pública, tapa - buraco e limpeza por toda extensão da Rua Vinte e Três, nº 2062, localizada no Bairro Santa Cândida. Autoria: José Domingos. 
  • Parecer CFOCPC: Assunto: Projeto de Lei n° 14/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo da Silva. Ementa: Dispõe sobre a capacitação escolar de crianças e adolescentes para identificação e prevenção de situações de violência intrafamiliar e abuso sexual e dá outras providências. 
  • Parecer CEL: Assunto: Projeto de Lei n° 47/2022 de autoria do Vereador Fabiano José Nunes. Ementa: Dispõe sobre instituir no Município o Programa Domingo do Esporte e Lazer e dá outras providências. 
  • Parecer CEL: Assunto: Projeto de Lei n° 48/2022 de autoria do Vereador Fabiano José Nunes. Ementa: Dispõe sobre instituir no Município o Projeto Esportes da Mente, e dá outras providências. 
  • Parecer CMADUS: Assunto: Projeto de Lei n° 52/2022 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Aprova a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico referente à prestação de serviços de abastecimento de água potável, de esgotamento sanitário, de drenagem e manejo das águas pluviais urbanas e de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos do Município de Itaguaí e dá outras providências. 
  • Primeira Discussão: Assunto: Projeto de Lei n° 43/2022 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Institui o Plano de Mobilidade Humana Sustentável do Município de Itaguaí – PMHS - Itaguaí. 
  • Primeira Discussão: Assunto: Projeto de Lei n° 54/2022 de autoria do Vereador Jocimar Pereira do Nascimento. Ementa: Dispõe sobre a autorização de instalação de energia fotovoltaica em todos os prédios públicos do Município de Itaguaí e dá outras providências. 
  • Primeira Discussão: Assunto: Projeto de Lei n° 10/2023 de autoria do Vereador Jocimar Pereira do Nascimento. Ementa: Dispõe sobre normas referentes ao plantio de eucaliptos e outras árvores de grande porte em áreas onde passa a rede de energia elétrica e dá outras providências. 
  • Primeira Discussão: Assunto: Projeto de Lei n° 12/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo da Silva. Ementa: Autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa Cartão Mulher de Itaguaí e dá outras providências. 

NOTA OFICIAL

por Laiz Carvalho publicado 05/05/2023 09h40, última modificação 05/05/2023 15h17
A Câmara Municipal de Itaguaí confia nos trabalhos das forças policiais e no Poder Judiciário para que o caso seja elucidado e os responsáveis punidos.

Na noite de ontem (04/05/2023) o Presidente da Câmara Municipal de Itaguaí, Gil Torres (União Brasil), teve seu carro alvejado por disparos de armas de fogo na Estrada RJ-99, em Itaguaí. 

Após o registro da ocorrência, a Polícia Civil imediatamente iniciou os trabalhos de perícia técnica no local, bem como no veículo em que o Presidente estava com um assessor e um amigo policial militar.

A Câmara Municipal de Itaguaí confia nos trabalhos das forças policiais e no Poder Judiciário para que o caso seja elucidado e os responsáveis punidos.

Não é a primeira vez que parlamentares de Itaguaí são alvos de ações como a que ocorreu na noite de ontem.

O Poder Legislativo destaca a disponibilidade das forças policiais (Militar e Civil), que imediatamente agiram no sentido de restabelecer a segurança do local e iniciar as investigações.

A Câmara Municipal de Itaguaí se mantém à disposição das autoridades para quaisquer ações que se façam necessárias.


Informe CMI: destaque da 20ª Sessão Ordinária

por Laiz Carvalho publicado 04/05/2023 14h50, última modificação 04/05/2023 15h21
A pedido do vereador Sandro da Hermínio (PP) as indicações ao chefe do Poder Executivo foram votadas em bloco e todas aprovadas. Os vereadores Vinícius Alves (Republicanos) e Julinho (PSC) foram os únicos inscritos para discursar durante o Grande Expediente.

Na manhã desta quinta-feira (04/05) o plenário da Câmara Municipal de Itaguaí aprovou duas propostas em Discussão Final: uma de autoria do vereador Zé Domingos (PTB) e outra de autoria do Poder Executivo. A primeira denomina a Estratégia de Saúde da Família localizada no Bairro Leandro no Município de Itaguaí, e a segunda autoriza o Poder Executivo à abertura de crédito especial. Ambas foram aprovadas por unanimidade.

A pedido do vereador Sandro da Hermínio (PP) as indicações ao chefe do Poder Executivo foram votadas em bloco e todas aprovadas. A ausência do vereador Alex Alves (PRTB) foi justificada por problemas de saúde.

Na Ordem do Dia havia ainda cinco pareceres de comissões permanentes para serem apreciados pelo plenário: três da Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Prestação de Contas (CFOCPC), um da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC) e um da Comissão de Direito da Mulher (CDM). Todos os pareceres foram favoráveis à continuidade da tramitação das propostas e tiveram o entendimento acompanhado pelo plenário com a aprovação de todos.

GRANDE EXPEDIENTE

Os vereadores Vinícius Alves (Republicanos) e Julinho (PSC) foram os únicos inscritos para discursar durante o Grande Expediente.

Vinicius Alves parabenizou o presidente Gil Torres (União Brasil) pelo seu casamento e trouxe informações sobre o andamento do serviço de recapeamento que está sendo realizado no bairro Engenho. O edil elogiou a qualidade da massa asfáltica que está sendo utilizada no local, que segundo o vereador é oriunda do governo do Estado. Vinicius informou que as melhorias serão entregues o quanto antes para os moradores da localidade e elogiou o comprometimento do chefe do Poder Executivo para solucionar os problemas crônicos do bairro Engenho com os alagamentos, que segundo ele foi um pedido dele para o prefeito. Como morador da localidade, o edil classificou as melhorias como a mais importante já realizada no bairro até o momento e finalizou afirmando que acredita que o ano de 2023 será o melhor da história da cidade de Itaguaí.

A seguir discursou o vereador Julinho, que também parabenizou o chefe do Legislativo pelo enlace matrimonial e informou que realizou recentemente uma visita no local onde será a nova Farmácia Central, que já se encontra em fase de conclusão. O vereador parabenizou o prefeito e o papel da Câmara Municipal de cumprir sua prerrogativa de fiscalizar a aplicação do dinheiro público. Julinho também elogiou a luta do vereador Vinícius Alves pelo bairro do Engenho.

A próxima sessão foi marcada para o dia 09 de maio em horário regimental.

Ordem do Dia da 20ª Sessão Ordinária 


  • Indicação nº 223/2023 Solicitando poda dos galhos das árvores da Praça Juscelino Batista Oliveira (Praça Tchock), localizada no Bairro Santana. Autoria: Gilberto Torres.

  • Indicação nº 224/2023 Solicitando nivelamento com patrol e colocação de escória ou brita por toda extensão da Rua Euclides da Cunha, localizada no Bairro Vila Ibirapitanga. Autoria: Gilberto Torres.

  • Indicação nº 225/2023 Solicitando tapagem de buraco e recapeamento no cruzamento das ruas Joaquim Conde com a Rua Masson Jacques, localizada no Bairro Somel. Autoria: Fabiano Nunes.

  • Indicação nº 226/2023 Solicitando que seja feita colocação de grelha de bueiro, na Av. Alencastro Guimarães, em frente ao nº 2651, Bairro Somel. Autoria: Fabiano Nunes.

  • Indicação nº 227/2023 Solicitando limpeza e roçada na Avenida Itaguaí (próximo ao Hortifruti Vitória e ao Material de Construção Venâncio), localizada no Bairro Engenho. Autoria: Julio Cezar.

  • Indicação nº 228/2023 Solicitando troca de lâmpadas na Rua Leopoldo Jardim Matos (próximo ao nº 607), localizada no Bairro Jardim Weda. Autoria: Julio Cezar.

  • Indicação nº 229/2023 Solicitando poda de árvore na Estrada da Palmeira nª 200, Bairro Mazomba. Autoria: José Domingos.

  • Indicação nº 230/2023 Solicitando troca de lâmpadas nos postes com refletores, na Rua Pr. Antônio Antunes Rocha, em frente ao nº 1431, Gleba A, Bairro Chaperó. Autoria: Guilherme Farias.

  • Indicação nº 231/2023 Solicitando que seja implantada uma academia ao ar livre na praça localizada na Rua Pr. Antônio Antunes Rocha, em frente ao nº 1431, Gleba A, localizada no Bairro Chaperó. Autoria: Guilherme Farias.

  • Indicação nº 232/2023 Solicitando manilhamento e saneamento básico em toda extensão da Rua Genaro Teixeira, localizada no Bairro Brisamar. Autoria: Alexandro de Paula.

  • Indicação nº 233/2023 Solicitando manutenção na iluminação em frente a Secretaria de Pesca, localizada no cais na Ilha da Madeira. Autoria: Alexandro de Paula.

  • Indicação nº 234/2023 – Solicitando a instalação de biodigestores na Rua Altamiro Domiciano da Cruz, nº 867, localizada no Bairro Santa Cândida, em frente ao Lar de Idosos. Autoria: Jocimar Nascimento

  • Indicação nº 235/2023 – Solicitando estudo de viabilidade e a construção de ciclovia, com as devidas sinalizações (vertical e horizontal), em toda extensão da Estrada de Mazomba, interligando o Bairro Leandro ao Bairro Mazomba. Autoria: Rachel Secundo.

  • Indicação nº 236/2023 Solicitando intensificação de campanha educativa de prevenção a gravidez na adolescência e às doenças sexualmente transmissíveis - DSTS, estendendo as Escolas Municipais (2º segmento e EJA), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Estratégias Saúde da Família (ESFs), Clínica da Família, Centros de Referência à Assistência Social (CRAS), e outros lugares propícios para realização desta iniciativa. Autoria: Rachel Secundo.

  • Parecer CFOCPC: Assunto: Projeto de Lei n° 08/2023 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Altera o artigo 5° da Lei n° 4.045, de 09 de dezembro de 2022, que institui a Feira Cultural de Itaguaí – FCULTI, no âmbito do Município de Itaguaí, dispõe sobre a sua execução e dá outras providências. 

  • Parecer CFOCPC: Assunto: Projeto de Lei n° 09/2023 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Altera e acrescenta dispositivos às Leis n° 3.405 de 2016, que institui o Fundo Municipal de Cultura de Itaguaí.

  • Parecer CFOCPC: Assunto: Projeto de Lei n° 13/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo da Silva. Ementa: Autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa Mulher Independente, destinado ao apoio na geração de emprego e renda às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, no Município de Itaguaí. 

  • Parecer CDEIC: Assunto: Projeto de Lei n° 43/2022 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Institui o Plano de Mobilidade Humana Sustentável do Município de Itaguaí – PMHS - Itaguaí. 

  • Parecer CDM: Assunto: Projeto de Lei n° 12/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo da Silva. Ementa: Autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa Cartão Mulher de Itaguaí e dá outras providências.

  • Discussão Final: Assunto: Projeto de Lei n° 03/2023 de autoria do Vereador José Domingos do Rozário. Ementa: Denomina a Estratégia de Saúde da Família localizada no Bairro Leandro no Município de Itaguaí. 

  • Discussão Final: Assunto: Projeto de Lei n° 19/2023 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Autoriza o Poder Executivo à abertura de crédito especial e dá outras providências.

Programa de Apoio à BAMITA é aprovado

por Laiz Carvalho publicado 25/04/2023 17h05, última modificação 27/04/2023 11h59
A Lei estabelece os benefícios a que os integrantes da banda podem ter direito após a assinatura do Termo de Adesão ao Programa. Serão oferecidas bolsas do programa nas seguintes modalidades: bolsistas integrantes do corpo musical, bolsistas integrantes do corpo coreográfico, bolsistas instrutores musicais e bolsistas instrutores coreográficos.

A Câmara Municipal de Itaguaí aprovou na manhã desta terça-feira (25) o Projeto de Lei n° 55/2022, de autoria do Poder Executivo, que altera o artigo 3° da Lei 1.207, de 31 de agosto de 1987, que dispõe sobre a Banda Municipal de Itaguaí e institui o Programa de Apoio à Formação Musical da Banda Municipal de Itaguaí - BAMITA. A proposta foi aprovada por unanimidade.

Durante a discussão da matéria, o presidente Gil Torres (União Brasil) lembrou que o projeto nasceu de uma indicação de sua autoria. O edil destacou que a proposta irá ajudar os integrantes da banda municipal e enfatizou que a Bamita, premiada com diversos títulos, é muito importante para a cidade de Itaguaí e merece do poder público apoio e um olhar diferenciado.

— Eles merecem todo o respeito e carinho pela sua representatividade no município. Parabéns a todos os membros da banda Municipal de Itaguaí — discursou o presidente da Casa, enfatizando que a proposta, aprovada por unanimidade, seria levada no mesmo dia para o Poder Executivo para que a Lei fosse sancionada o quanto antes.

O Projeto de Lei alterou o artigo 3° da Lei 1.207, de 31 de agosto de 1987, que dispõe sobre a criação da Banda Municipal de Itaguaí e determinava que a mesma fosse composta apenas por voluntários, sem qualquer tipo de fins lucrativos e vínculos empregatícios com a Prefeitura. Com a modificação, o artigo 3º passa a vigorar com o texto garantindo que a Banda de Música do Município de Itaguaí será mantida pela Prefeitura e terá missão didática, cívica e cultural.

A proposta também cria o Programa de Apoio à Formação Musical da Bamita, com o objetivo de promover auxílio aos seus integrantes voltado à formação artística e cultural possibilitando aprimoramento técnico e intelectual de seus participantes. A Lei estabelece os benefícios a que os integrantes da banda podem ter direito após a assinatura do Termo de Adesão ao Programa. Para os integrantes do corpo musical e corpo coreográfico fica estabelecido o pagamento do valor mensal de meio salário mínimo. Para os instrutores do corpo musical e do corpo coreográfico o pagamento do valor mensal de dois salários mínimos e meio. Também serão oferecidas bolsas do programa nas seguintes modalidades: bolsistas integrantes do corpo musical, bolsistas integrantes do corpo coreográfico, bolsistas instrutores musicais e bolsistas instrutores coreográficos.

Veja o Projeto de Lei na íntegra AQUI  

Também foi aprovado em Discussão Final o Projeto de Lei n° 05/2023, de autoria do Poder Executivo, que institui no Calendário Oficial do Município o Dia do Catador de Material Reciclável. 

O vereador Julinho (PSC) pediu inclusão em pauta de um requerimento de moção de Congratulações e Elogios para a Drogaria Pacheco. O vereador Haroldo Jesus (PV), líder de governo, pediu a inclusão em pauta de duas mensagens do Poder Executivo e a dispensa de interstício de ambas. Após aprovada a inclusão e ao final da sessão ordinária, o plenário votou em sessão extraordinária as propostas para criação do Fundo Municipal do Direito da Pessoa Idosa e do Fundo Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência, ambas por unanimidade.

A pedido do vereador Sandro da Hermínio (PP) os requerimentos e indicações ao chefe do Poder Executivo foram votados em bloco.

PARECERES

Na Ordem do Dia havia ainda quatro pareceres de comissões permanentes, sendo um da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), e três da Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Sustentável (CMADUS). Todos os pareceres foram favoráveis pela continuidade da tramitação das matérias e tiveram o entendimento acompanhado pelo plenário com a aprovação dos pareceres.

Em primeira discussão foram aprovados os Projeto de Lei n° 03/2023, de autoria do vereador José Domingos (PTB), e o Projeto de Lei n° 19/2023, de autoria do Poder Executivo. O primeiro denomina a Estratégia de Saúde da Família (ESF) localizada no Bairro Leandro; e a segunda autoriza o Poder Executivo à abertura de crédito especial.

A próxima sessão foi marcada para o dia 04 de maio em horário regimental.

Ordem do Dia da 19ª Sessão Ordinária – 25/04/2023

  • Requerimento nº 33/2023 - Moção de Congratulações e Elogios ao Grupo SEPTOR AMIGOS PARA SEMPRE. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 211/2023 – Solicitando a possibilidade de construção de um Posto de Saúde no Bairro Amendoeira (Cantão). Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 212/2023 –Solicitando a implantação de redutor de velocidade/lombada na Rua Eliseu Visconti, localizada no Bairro Vila Margarida. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 213/2023 – Solicitando limpeza e roçada em toda extensão da Rua Maurício de Oliveira, localizada no Bairro Brisamar. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 214/2023 – Solicitando o asfaltamento de toda extensão da Rua Cravos, localizada no bairro Parque Primavera. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 215/2023 – Solicitando viabilidade de construção de uma galeria no valão que margeia o posto de saúde ESF Clínica da Família, localizada na Rua 16, gleba B, nº 81, Bairro Chaperó. Autoria: Fabiano Nunes. 
  • Indicação nº 216/2023 – Solicitando limpeza de bueiro localizado na Rua General Piquet, em frente ao nº 18, quadra L, Bairro Somel. Autoria: Fabiano Nunes. 
  • Indicação nº 217/2023 – Solicitando serviço de poda em toda extensão da Rua Décio Muniz da Silva Filho, que se inicia na Rua 13 até a Praça Céu, Gleba B, localizada no Bairro Chaperó. Autoria: Guilherme Farias. 
  • Indicação nº 218/2023 – Solicitando limpeza com roçada em toda extensão da Rua México, localizada no Bairro Jardim América. Autoria: Alexandro de Paula. 
  • Indicação nº 219/2023 – Solicitando poda de árvore da Rua Osvaldo José, nº 05, de frente ao ônibus, no Bairro Jardim Laiá. Autoria: José Domingos. 
  • Indicação nº 220/2023 – Solicitando reparos na iluminação pública na Rua Zuleik da Silva Marcondes, n° 02, Bairro Coroa Grande. Autoria: José Domingos. 
  • Indicação nº 221/2023 – Solicitando estudo de viabilidade e a construção de uma Estratégia de Saúde da Família no Bairro Águas Lindas. Autoria: Rachel Secundo.
  • Indicação nº 222/2023 – Solicitando estudo de viabilidade e instalação do espaço kids e da academia ao ar livre, devidamente cercados com tele de proteção (alambrado), na área que fica localizada na Rua Capitão Landulfo Alves de Almeida, em frente ao LT 02 QD 02, Bairro Jardim Mar. Autoria: Rachel Secundo. 
  • Parecer CCJR: Assunto: Projeto de Lei n° 17/2023 de autoria do Vereador Vinícius Alves de Moura Brito. Ementa: Dispõe sobre a criação de um Centro de Reabilitação Avançado no Município de Itaguaí. 
  • Parecer CMADUS: Assunto: Projeto de Lei n° 52/2022 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Aprova a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico referente à prestação de serviços de abastecimento de água potável, de esgotamento sanitário, de drenagem e manejo das águas pluviais urbanas e de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos do Município de Itaguaí e dá outras providências. 
  • Parecer CMADUS: Assunto: Projeto de Lei n° 54/2022 de autoria do Vereador Jocimar Pereira do Nascimento. Ementa: Dispõe sobre a autorização de instalação de energia fotovoltaica em todos os prédios públicos do Município de Itaguaí e dá outras providências. 
  • Parecer CMADUS: Assunto: Projeto de Lei n° 10/2023 de autoria do Vereador Jocimar Pereira do Nascimento. Ementa: Dispõe sobre as normas referentes ao plantio de eucaliptos e outras árvores de grande porte em áreas onde passa a rede de energia elétrica e dá outras providências. 
  • Primeira Discussão: Assunto: Projeto de Lei n° 03/2023 de autoria do Vereador José Domingos do Rozário. Ementa: Denomina a Estratégia de Saúde da Família localizada no Bairro Leandro no Município de Itaguaí. 
  • Primeira Discussão: Assunto: Projeto de Lei n° 19/2023 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Autoriza o Poder Executivo à abertura de crédito especial e dá outras providências. 
  • Discussão Final: Assunto: Projeto de Lei n° 55/2022 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Altera o artigo 3° da Lei 1.207, de 31 de agosto de 1987, dispõe sobre a Banda Municipal de Itaguaí e institui o Programa de Apoio à Formação Musical da Banda Municipal de Itaguaí - BAMITA. 
  • Discussão Final: Assunto: Projeto de Lei n° 05/2023 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Institui no Calendário Oficial do Município o Dia do Catador de Material Reciclável. 



Plenário solicita ações em prol da segurança nas escolas

por Laiz Carvalho publicado 18/04/2023 16h58, última modificação 24/04/2023 12h00
O assunto tem sido trazido para a Casa Legislativa por pais e responsáveis de alunos, que em uma tentativa de garantir a segurança das crianças, pedem por providências do poder público

Na manhã desta terça-feira (17/04) o plenário da Câmara Municipal de Itaguaí realizou a 18ª Sessão Ordinária. Com uma Ordem do Dia composta de indicações ao chefe do Poder Executivo, pareceres de comissões permanentes e propostas em 1ª discussão, os edis realizaram uma série de discursos durante o Grande Expediente.

O presidente Gil Torres (União Brasil) trouxe à tona o tema segurança escolar. O edil contou que a demanda vem chegando até ele após os recentes ataques e ameaças em ambientes escolares em todo o país. O assunto tem sido trazido para a Casa Legislativa por pais e responsáveis de alunos, que em uma tentativa de garantir a segurança das crianças, pedem por providências do poder público. 

O edil destacou que há ações que não competem à Casa Legislativa, mas solicitou ao líder de governo, vereador Haroldo Jesus (PV), e ao presidente da Comissão de Segurança Pública e Comissão de Educação e Cultura, vereador Julinho (PSC), que levassem a demanda ao chefe do Poder Executivo para buscar soluções para dar tranquilidade aos pais e alunos.

– As pessoas estão vindo aqui reivindicar pela segurança de seus filhos. Mas o problema vai além, porque está começando a abalar psicologicamente tanto os pais quanto os filhos – sinalizou o chefe do Legislativo, sugerindo que ações poderiam ser realizadas.

O edil destacou medidas como o aumento do efetivo do Proeis (Programa Estadual de Integração de Segurança) e a qualificação para ações rápidas como radiocomunicadores para profissionais da empresa de zeladoria, garantindo uma comunicação rápida com a Secretaria de Segurança em casos suspeitos. Gil Torres enfatizou que através do diálogo devem ser encontradas soluções a fim de garantir a segurança dos alunos e dar tranquilidade para as mães e as crianças.

O presidente da Comissão de Segurança, vereador Julinho, falou logo a seguir e se colocou à disposição. Julinho informou que ontem recebeu informalmente alguns pais e que na próxima quarta-feira (19) alguns responsáveis de alunos irão participar da reunião da comissão para trazer demandas e sugestões. O edil finalizou dizendo que a Casa Legislativa está de portas abertas para todos os cidadãos de Itaguaí para dialogar sobre qualquer assunto e cobrar a quem é de respeito.

A pedido do vereador Sandro da Hermínio (PP) as indicações foram votadas em bloco e todas aprovadas.

Foram votados sete pareceres de comissões, sendo duas da Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJR) e cinco da Comissão de Finanças Orçamento Controle e Prestação de Contas (CFOCPC). Todos os pareceres opinaram pela continuidade da tramitação da matéria e tiveram o entendimento acompanhado pelo plenário com a aprovação dos pareceres por unanimidade.

Duas matérias constavam na pauta para serem votadas em 1ª discussão: a primeira, de autoria do Poder Executivo, altera o artigo 3° da Lei 1.207, de 31 de agosto de 1987, e dispõe sobre a Banda Municipal de Itaguaí instituindo o Programa de Apoio à Formação Musical da Banda Municipal de Itaguaí - BAMITA; a segunda, também de autoria do Poder Executivo, institui no Calendário Oficial do Município o Dia do Catador de Material Reciclável. 

VEREADORES PARABENIZAM CHEFE DO EXECUTIVO POR MEDALHA TIRADENTES

Os vereadores Julinho, Vinicius Alves (Republicanos) e Haroldo Jesus parabenizaram o prefeito Rubão por ter recebido na noite de ontem a Medalha Tiradentes, honraria concedida Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e destinada a premiar pessoas e entidades que prestaram relevantes serviços à causa pública do estado do Rio de Janeiro. 

Julinho congratulou o chefe do Executivo e estendeu a parabenização para a vereadora Rachel Secundo (PL) por compor a mesa na Alerj representando o Legislativo de Itaguaí.

OBRAS NO BAIRRO ENGENHO

A seguir se pronunciou o vereador Vinicius Alves trazendo informações sobre o andamento das obras no bairro Engenho. O edil contou que o chefe do Executivo se comprometeu com ele durante a campanha que o maquinário se manteria no bairro até que os problemas de enchentes na localidade fossem resolvidos. O vice-presidente destacou que o problema das enchentes assombra os moradores do Engenho há décadas e que há um ano maquinário prefeitura tem estado presente no bairro. Vinícius Alves finalizou afirmando que 2023 será o melhor ano da cidade de Itaguaí

REFORMA DE PRAÇAS

O vereador Sandro da Hermínio agradeceu pela revitalização da praça no Bairro Amendoeira e lembrou que a mudança de nome de praça da Amendoeira para Praça do Ciclista foi fruto de uma indicação de sua autoria.

O edil comentou a importância da Praça do Ciclista, local onde são recebidos os praticantes da modalidade esportiva de todo o Estado que visitam o município, sendo o ponto de encontro e o ponto de partida para a prática de ciclismo na Serra do Matoso. 

O vereador informou que estaria enviando dois ofícios para a Secretaria de Esporte e solicitou ao líder de governo para que leve ao prefeito o pedido para melhorias nas condições da praça do Laiá, que já vem se deteriorando ao longo dos anos. Segundo o edil, o local está apresentando perigo para as crianças com ferrugem nos brinquedos e nos pontos de eletricidade baixos. 

O líder de governo, vereador Haroldo Jesus, informou que em conversa recente com o chefe do Executivo sobre a reforma nas praças obteve a resposta de que o processo licitatório já se encontra em fase final e as reformas de todas as praças que se encontram em condições deterioradas devem ser iniciadas ainda neste primeiro semestre. Sobre os problemas na eletricidade na Praça do Laiá, o edil afirmou que irá em busca de maiores informações.

A próxima sessão foi marcada para o dia 25 de abril em horário regimental.

Ordem do Dia da 18ª Sessão Ordinária – 18/04/2023 

  • Indicação nº 194/2023 – Solicitando que seja dirigido um ofício à empresa de ônibus Municipal, para viabilizar regularidade do horário da linha de ônibus escolar na Estrada da Carioca, no Bairro Ibituporanga, localizado na Serra do Caçador. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 195/2023 – Solicitando a possibilidade de construção de um Posto de Saúde no Bairro Estrela do Céu. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 196/2023 – Solicitando serviço de limpeza e roçagem na cabeceira da ponte localizada na Rua 10 (entre a Rua Aristotelina da Silva e Av. Primeiro de Maio), Gleba B, localizada no Bairro Chaperó. Autoria: Guilherme Farias.
  • Indicação nº 197/2023 – Solicitando serviço de limpeza e roçagem na cabeceira da ponte localizada na Rua 12 de Julho, Gleba B, localizada no Bairro Chaperó. Autoria: Guilherme Farias. 
  • Indicação nº 198/2023 – Solicitando limpeza de bueiro na Rua Venezuela, Lote 26, Quadra 32, localizada no Bairro Jardim América. Autoria: Alexandro de Paula. 
  • Indicação nº 199/2023 – Solicitando asfalto em toda extensão da Rua Mucuri, Lote 5194, Quadra 121, localizada no Bairro Amendoeira. Autoria: Alexandro de Paula. 
  • Indicação nº 200/2023 – Solicitando a implantação da coleta mensal de resíduos (líquidos, sólidos e eletrônicos) em todos os bairros e/ou criação de Ecopontos Regionais estratégicos, realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Planejamento, para fomentar o descarte correto destes resíduos no Município de Itaguaí. Autoria: Rachel Secundo. 
  • Indicação nº 201/2023 – Solicitando a celebração de parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Polícia Militar, para implantação da patrulha escolar de proteção à criança e ao adolescente no Município de Itaguaí. Autoria: Rachel Secundo. 
  • Indicação nº 202/2023 – Solicitando troca de lâmpadas na Rua Santa Bárbara (próximo ao nº 61), localizada no Bairro Brisamar. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 203/2023 – Solicitando troca de lâmpadas da Rua Ouvídio de Almeida (próximo aos números 1 e 2), localizada no Bairro Brisamar. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 204/2023 – Solicitando a possibilidade de dedetização por toda a extensão da Rua D, localizada no Bairro São Salvador. Autoria: Alecsandro Alves. 
  • Indicação nº 205/2023 – Solicitando reparo das manilhas da Rua Bertrand Russel (altura do nº 11), localizada no Bairro Engenho. Autoria: Alecsandro Alves. 
  • Indicação nº 206/2023 – Solicitando que viabilize melhorias, com patrolamento e colocação de pó de pedra na Rua Projetada P, esquina com a Rua Dona Elisabeth, localizada no Bairro Santa Cândida. Autoria: Jocimar do Nascimento. 
  • Indicação nº 207/2023 – Solicitando limpeza e retirada de entulhos com auxílio de máquina, na Rua Francisco Costa Pereira (em frente ao Lt 21, Qd 59), localizada no Bairro Engenho. Autoria: Jocimar do Nascimento. 
  • Indicação nº 208/2023 – Solicitando reparo na massa asfáltica da Rua Antônio Nogueira Neto, localizada no bairro Vila Margarida. Autoria: Vinícius Alves. 
  • Indicação nº 209/2023 – Solicitando a instalação de redutores de velocidade na Rua João Machado, próximo ao número 453, localizada no Bairro Chaperó, Gleba A. Autoria: Fabiano Nunes. 
  • Indicação nº 210/2023 – Solicitando tapa buracos por toda extensão da Ruas Altamiro Domiciano da Cruz, localizada no Bairro Santa Cândida. Autoria: José Domingos. 
  • Parecer CCJR: Assunto: Projeto de Lei n° 14/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo da Silva. Ementa: Dispõe sobre a capacitação escolar de crianças e adolescentes para identificação e prevenção de situações de violência intrafamiliar e abuso sexual e dá outras providências. 
  • Parecer CCJR: Assunto: Projeto de Lei n° 15/2023 de autoria do Vereador Julio César José de Andrade Filho. Ementa: Altera o nome de logradouro público. 
  • Parecer CFOCPC: Assunto: Projeto de Lei n° 03/2023 de autoria do Vereador José Domingos do Rozário. Ementa: Denomina a Estratégia de Saúde da Família localizada no Bairro Leandro no Município de Itaguaí. 
  • Parecer CFOCPC: Assunto: Projeto de Lei n° 06/2023 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Institui o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. 
  • Parecer CFOCPC: Assunto: Projeto de Lei n° 07/2023 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Institui o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 
  • Parecer CFOCPC: Assunto: Projeto de Lei n° 12/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo da Silva. Ementa: Autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa Cartão Mulher de Itaguaí e dá outras providências. 
  • Parecer CFOCPC: Assunto: Projeto de Lei n° 19/2023 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Autoriza o Poder Executivo à abertura de crédito especial e dá outras providências. 
  • Primeira Discussão: Assunto: Projeto de Lei n° 55/2022 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Altera o artigo 3° da Lei 1.207, de 31 de agosto de 1987, dispõe sobre a Banda Municipal de Itaguaí e institui o Programa de Apoio à Formação Musical da Banda Municipal de Itaguaí - BAMITA. 
  • Primeira Discussão: Assunto: Projeto de Lei n° 05/2023 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Institui no Calendário Oficial do Município o Dia do Catador de Material Reciclável.

Plenário aprova concessão de benefícios aos profissionais do Programa Médicos pelo Brasil

por Laiz Carvalho publicado 13/04/2023 16h50, última modificação 14/04/2023 10h55
Pela proposta aprovada pelo Legislativo, fica autorizado que o Poder Executivo conceda os benefícios de auxílio moradia e auxílio alimentação aos médicos participantes do programa

Na manhã desta quinta-feira (13/04), durante a 17ª Sessão Ordinária, o plenário da Câmara Municipal de Itaguaí aprovou o Projeto de Lei n° 57/2022, de autoria do Poder Executivo, que autoriza a concessão de benefícios aos médicos participantes do Programa Médicos pelo Brasil.  

O Programa Médicos pelo Brasil, instituído pela Lei Federal nº 13.958 de 18 de dezembro de 2019, tem a finalidade de incrementar a prestação de serviços médicos em locais de difícil provimento ou de alta vulnerabilidade e de fomentar a formação de médicos especialistas em medicina de família e comunidade, no âmbito da atenção primária à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

Pela proposta aprovada pelo Legislativo, fica autorizado que o Poder Executivo conceda os benefícios de auxílio moradia no valor de R$ 600,00 mensais e auxílio alimentação no valor de R$ 500,00 mensais aos médicos participantes do programa. Os benefícios serão concedidos diretamente aos profissionais e a fonte do recurso será dotação orçamentária própria, conforme previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA).

Também em discussão final foram aprovados o Projeto de Lei n° 59/2022, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a revisão do Plano Plurianual 2022/2025, instituído pela Lei n° 3.970, de 07 de outubro de 2011; e  o Projeto de Lei n° 04/2023, de autoria do Vereador Guilherme Farias (PL), que denomina oficialmente o prédio público conhecido como Unidade da Estratégia de Saúde da Família Saco da Prata.  As aprovações foram por unanimidade.

As indicações ao chefe do Poder Executivo foram votadas em bloco, a pedido do vereador Sandro da Hermínio (PP), e todas aprovadas por unanimidade. O Presidente Gil Torres (União Brasil) justificou por motivos de saúde a ausência dos vereadores Alex Alves e Fabinho Taciano. O chefe do Legislativo explicou que as indicações dos edis foram retiradas de pauta com o não comparecimento dos vereadores na sessão.

Também havia na Ordem do Dia cinco pareceres de comissões permanentes, sendo três da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), um da Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Prestação de Contas (CFOCPC) e um da Comissão de Educação e Cultura (CEC). Todos os pareceres foram favoráveis à continuidade da tramitação das matérias e tiveram o entendimento acompanhado pelo plenário por unanimidade.

Grande Expediente

Durante o Grande Expediente, o vereador Vinicius Alves (Republicanos) discursou informando o andamento das obras no bairro Engenho, conforme vistoria feita por ele, e elogiou o trabalho realizado pela prefeitura. O edil finalizou afirmando que 2023 será o melhor ano da história da cidade de Itaguaí.

A próxima sessão foi marcada para o dia 18 de abril em horário regimental.

Ordem do Dia da 17ª Sessão Ordinária – 13/04/2023 

  • Indicação nº 177/2023 – Solicitando mutirão de iluminação pública com manutenção e substituição de lâmpadas por toda extensão da Rua Jequié, bairro Amendoeira. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 178/2023 – Solicitando que seja dirigido um ofício à empresa de ônibus intermunicipal Reginas, para regularizar os horários da linha de ônibus no Bairro Ibituporanga, localizado na Serra do Caçador. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 179/2023 – Solicitando tapa buraco na Rua Manoel Rodrigues Esteves, localizada no bairro Centro. Autoria: Alexandro de Paula. 
  • Indicação nº 180/2023 – Solicitando tapa buraco na Rua Deputado Octávio Cabral (em frente ao nº 1498), localizada no Bairro Jardim América. Autoria: Alexandro de Paula. 
  • Indicação nº 181/2023 – Solicitando limpeza e roçada em toda extensão da Rua Franklin Rodrigues, localizada no Bairro Brisamar. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 182/2023 – Solicitando limpeza e roçada na Rua São João Batista (próximo à Igreja Adventista), localizada no Bairro Engenho. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 183/2023 – Solicitando que seja analisada a possibilidade de dedetização por toda a extensão da Rua D, localizada no Bairro São Salvador. Autoria: Alecsandro Alves. 
  • Indicação nº 184/2023 – Solicitando reparo das manilhas da Rua Bertrand Russel (altura do nº 11), localizada no Bairro Engenho. Autoria: Alecsandro Alves. 
  • Indicação nº 185/2023 – Solicitando ação de revitalização e limpeza no campo do Bairro Engenho (cantão), local conhecido como Campo do Jorge, localizado na Rua Lélia da Gama Figueira. Autoria: Jocimar do Nascimento. 
  • Indicação nº 186/2023 – Solicitando a instalação de lâmpadas com tecnologia LED em toda extensão da Rua Onze, localizado no Bairro Engenho. Autoria: Jocimar do Nascimento. 
  • Indicação nº 187/2023 – Solicitando a criação do Dossiê Mulher de Itaguaí. Autoria: Rachel Secundo. 
  • Indicação nº 188/2023 – Solicitando que seja viabilizada a contratação de médicos oncologistas no Município de Itaguaí, para facilitar o diagnóstico de pessoas com câncer e encaminhá-las a receberem o tratamento necessário, bem como acompanhá-las no processo de recuperação. Autoria: Rachel Secundo. 
  • Indicação nº 189/2023 – Solicitando que sejam providenciados e instalados letreiros com nomes das Unidades de Saúde no Município. Autoria: Guilherme Farias.
  • Indicação nº 190/2023 – Solicitando que seja feito o serviço de contenção lateral na Rua Décio Muniz da Silva Filho, próximo a E. M. Sylvia Souza Siquineli, Gleba B, Chaperó. Autoria: Guilherme Farias. 
  • Indicação nº 191/2023 – Solicitando operação tapa buraco, com roçagem e limpeza na Rua Pérola, Estrada da Colônia, localizada no Bairro Mazomba. Autoria: José Domingos. 
  • Indicação nº 192/2023 – Solicitando poda de árvore na Rua Argentino Antônio da Silva, nº 57, Morro do Corte, Brisamar. Autoria: José Domingos. 
  • Indicação nº 193/2023 – Solicitando a instalação de redutores de velocidade na Rua João Machado, próximo ao número 453, localizada no Bairro Chaperó, Gleba A. Autoria: Fabiano Nunes. 
  • Parecer CCJR: Assunto: Projeto de Lei n° 08/2023 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Altera o artigo 5° da Lei n° 4.045, de 09 de dezembro de 2022, que institui a Feira cultural de Itaguaí – FCULTI, no âmbito do Município de Itaguaí, dispõe sobre a sua execução e dá outras providências. 
  • Parecer CCJR: Assunto: Projeto de Lei n° 09/2023 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Altera e acrescenta dispositivos as Leis n° 3.405 de 2016, que institui o Fundo Municipal de Cultura de Itaguaí. 
  • Parecer CCJR: Assunto: Projeto de Lei n° 13/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo da Silva. Ementa: Autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa Mulher Independente, destinado ao apoio na geração de emprego e renda às mulheres em situação de violência doméstica e familiar, no Município de Itaguaí. 
  • Parecer CFOCPC: Assunto: Projeto de Lei n° 05/2023 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Institui no Calendário Oficial do Município o Dia do Catador de Material Reciclável. 
  • Parecer CEC: Assunto: Projeto de Lei n° 55/2022 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Altera o artigo 3° da Lei 1.207, de 31 de agosto de 1987, dispõe sobre a Banda Municipal de Itaguaí e institui o Programa de Apoio à Formação Musical da Banda Municipal de Itaguaí - BAMITA. 
  • Discussão Final: Assunto: Projeto de Lei n° 57/2022 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Autoriza o Poder Executivo a conceder benefícios aos médicos participantes do Programa Médicos pelo Brasil. 
  • Discussão Final: Assunto: Projeto de Lei n° 59/2022 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Dispõe sobre a revisão do Plano Plurianual 2022/2025, instituído pela Lei n° 3.970, de 07 de outubro de 2011. 
  • Discussão Final: Assunto: Projeto de Lei n° 04/2023 de autoria do Vereador Guilherme Severino Campos de Farias Kifer. Ementa: Denomina oficialmente o prédio público conhecido como Unidade da Estratégia de Saúde da Família Saco da Prata.

Câmara aprova indicação solicitando reforço na segurança das escolas

por Laiz Carvalho publicado 11/04/2023 17h00, última modificação 12/04/2023 13h34
A Indicação foi apresentada pelo vereador Gil Torres atendendo pedidos de providências que chegaram ao seu gabinete devido a sensação de insegurança dos pais e responsáveis após ataques recentes em ambientes escolares

O plenário da Câmara Municipal de Itaguaí realizou na manhã desta terça-feira (11/04) a 16ª Sessão Ordinária deste ano. Entre as matérias da Ordem do dia havia uma indicação ao chefe do Poder Executivo pedindo reforço na segurança das escolas com o objetivo de coibir ataques criminosos na rede municipal de ensino. 

A Indicação nº 163 foi apresentada pelo presidente da Casa Legislativa, vereador Gil Torres (União Brasil), em atendimento a pedidos de providências que chegaram ao seu gabinete. Na justificativa da solicitação o edil explica que a indicação se faz necessária devido a sensação de insegurança e desconforto que pais e responsáveis estão sentindo frente ao caso recente de ataque bárbaro que ceifou a vida de inocentes em ambiente escolar. Em respeito aos alunos, pais e profissionais, a proposta é para que seja realizado reforço na segurança das unidades escolares como forma de prevenir e assegurar a integridade dos profissionais e das crianças, bem maior da nossa sociedade.

A indicação nº 163, bem como as outras que constavam na Ordem do Dia, foram aprovadas por unanimidade e serão encaminhadas ao chefe do Poder Executivo. As indicações de autoria do vereador Alex Alves (PRTB) foram retiradas de pauta devido a ausência do edil justificada pelo presidente da Casa por motivos de saúde.

Na Ordem do Dia havia ainda seis pareceres de comissões permanentes, sendo quatro da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e duas da Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Prestação de Contas (CFOCPC). Todos os pareceres foram favoráveis pela continuidade da tramitação das matérias e tiveram os entendimentos acompanhando pelo plenário com a aprovação de todos os pareceres.

Também foram aprovadas por unanimidade todas as propostas que constavam em primeira discussão. Foram dois projetos de lei de autoria do Poder Executivo e um de autoria do vereador Guilherme Farias (PL). O plenário deu passe livre com a aprovação em primeira discussão das propostas do Executivo para conceder benefícios aos médicos participantes do Programa Médicos pelo Brasil e para a revisão do Plano Plurianual 2022/2025. 

De autoria do vereador Guilherme foi aprovada mais uma etapa para denominar oficialmente o prédio público conhecido como Unidade da Estratégia de Saúde da Família Saco da Prata. As matérias deverão ser analisadas em discussão final em breve. 

A próxima sessão foi marcada para o dia 13 de abril em horário regimental.

 

Ordem do Dia da 16ª Sessão Ordinária – 11/04/2023 

 

  • Indicação nº 163/2023 – Solicitando reforço na segurança das escolas, com objetivo de coibir ataques criminosos na rede de Ensino Municipal. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 164/2023 – Solicitando a retomada das obras do Rio Cai Tudo, localizado na Rua Silvio Germiniano, Bairro Vila Ibirapitanga, antiga Águas Lindas. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 165/2023 – Solicitando troca de lâmpadas na Rua Honório dos Santos Freitas (próximo ao nº 321), localizada no Bairro do Engenho. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 166/2023 – Solicitando limpeza e roçada em toda a extensão da Rua Benedito Raimundo da Cruz, localizada no Bairro Jardim Weda. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 167/2023 – Solicitando que realize recuperação de massa asfáltica com tapagem de buracos na Rua Padre Montoia, em frente ao Lote 9, localizada no Bairro Estrela do Céu. Autoria: Fabiano Nunes. 
  • Indicação nº 168/2023 – Solicitando que providencie tampa de bueiro na Rua Dídimo José Batista, esquina com a Rua Antônio Gonzaga de Castro, Bairro Centro. Autoria: Fabiano Nunes. 
  • Indicação nº 169/2023 – Solicitando reparo da calçada na Rua Dr. José Roberto Freire, esquina com a Rua Amélia Louzada, no entorno do Teatro Municipal. Autoria: Jocimar do Nascimento. 
  • Indicação nº 170/2023 – Solicitando retirada de entulhos na Rua Capitulina Serena da Silva, localizada no Bairro Amendoeira (próximo ao Campo da Amendoeira). Autoria: Jocimar do Nascimento. 
  • Indicação nº 171/2023 – Solicitando a possibilidade de dedetização por toda a extensão da Rua D, localizada no Bairro São Salvador. Autoria: Alecsandro Alves.
  • Indicação nº 172/2023 – Solicitando reparo das manilhas da Rua Bertrand Russel (altura do nº 11), localizada no Bairro Engenho. Autoria: Alecsandro Alves. 
  • Indicação nº 173/2023 – Solicitando disponibilização de agentes de trânsito, para auxiliar na ordenação do fluxo de veículos e na segurança da travessia segura, nos horários de entrada e saída dos alunos, em frente à Escola Municipal Severino Salustiano de Farias, Bairro Teixeira. Autoria: Rachel Secundo. 
  • Indicação nº 174/2023 – Solicitando a criação de memorial às mulheres que exerceram mandato no Poder Legislativo, com as devidas fotos das parlamentares e data de legislatura, que fique localizado no acesso ao plenário ou na recepção da Câmara Municipal de Itaguaí, a fim de ressaltar a importância do papel da mulher na sociedade. Autoria: Rachel Secundo.
  • Indicação nº 175/2023 – Solicitando tapa buraco na Rua Mário Figueiredo Cicarino, QD 84, na subida do Morro do Laia, localizada no Bairro Engenho. Autoria: Alexandro de Paula. 
  • Indicação nº 176/2023 – Solicitando reparo asfáltico na Estrada do Mazomba, após a Praça Saturnino Braga, ponto final das Kombis, onde os reparos não foram concluídos, chegando apenas até um ponto da estrada. Autoria: Guilherme Farias. 
  • Parecer CCJR: Assunto: Projeto de Lei n° 07/2023 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Institui o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. 
  • Parecer CCJR: Assunto: Projeto de Lei n° 11/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo da Silva. Ementa: Dispõe sobre a obrigatoriedade de capacitação sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) para professores e servidores das escolas da rede pública municipal de Itaguaí. 
  • Parecer CCJR: Assunto: Projeto de Lei n° 12/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo da Silva. Ementa: Autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa Cartão Mulher Itaguaí e dá outras providências. 
  • Parecer CCJR: Assunto: Projeto de Lei n° 19/2023 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Autoriza o Poder Executivo à abertura de crédito especial e dá outras providências. 
  • Parecer CFOCPC: Assunto: Projeto de Lei n° 49/2022 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Cria cargos para atendimento exclusivo do Programa Criança Feliz/Primeira Infância, e dá outras providências. 
  • Parecer CFOCPC: Assunto: Projeto de Lei n° 10/2023 de autoria do Vereador Jocimar Pereira do Nascimento. Ementa: Dispõe sobre normas referentes ao plantio de eucaliptos e outras árvores de grande porte em áreas onde passa a rede de energia elétrica e dá outras providências. 
  • Primeira Discussão: Assunto: Projeto de Lei n° 57/2022 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Autoriza o Poder Executivo a conceder benefícios aos médicos participantes do Programa Médicos pelo Brasil. 
  • Primeira Discussão: Assunto: Projeto de Lei n° 59/2022 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Dispõe sobre a revisão do Plano Plurianual 2022/2025, instituído pela Lei n° 3.970, de 07 de outubro de 2011. 
  • Primeira Discussão: Assunto: Projeto de Lei n° 04/2023 de autoria do Vereador Guilherme Severino Campos de Farias Kifer. Ementa: Denomina oficialmente o prédio público conhecido como Unidade da Estratégia de Saúde da Família Saco da Prata.

Câmara determina Ponto Facultativo na quinta-feira santa

por Laiz Carvalho publicado 04/04/2023 16h00, última modificação 05/04/2023 12h04
Segunda-feira (10) a Casa Legislativa retornará suas atividades normalmente.

Acompanhando o Decreto nº 4.779, de 31 de março de 2023 que estabeleceu Ponto Facultativo nas repartições públicas do Município de Itaguaí, e por força da Resolução nº 04/2023, não haverá expediente na Câmara Municipal de Itaguaí na próxima quinta-feira, 06 de abril.
Em virtude do Ponto Facultativo, a sessão ordinária que ocorreria nesta data será realizada na próxima terça-feira, dia 11 de abril, no horário regimental das 10:00 horas.

A quinta-feira santa marca o início das festividades da Páscoa, com a tradição cristã de celebrar a memória da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. No dia seguinte é comemorado o feriado da sexta-feira santa, que é flutuante no Brasil, assim como em outros países porque segue o calendário da Páscoa. Assim, a data é definida como sendo a primeira sexta-feira após a primeira lua cheia de primavera no Hemisfério Norte, ou do outono no Hemisfério Sul. A Semana Santa, não é somente uma tradição religiosa, e sim histórica e cultural desde a época do Brasil Colônia, justificando a permanência do feriado da Sexta-Feira Santa no calendário oficial nacional.


Segunda-feira (10) a Casa Legislativa retornará suas atividades normalmente.

Informe CMI: destaque da 14ª Sessão Ordinária

por Laiz Carvalho publicado 30/03/2023 17h07, última modificação 30/03/2023 17h07
Na Ordem do Dia constavam Indicações e sete pareceres de comissões permanentes, sendo quatro da Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Prestação de Contas (CFOCPC), e três da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Na manhã desta quinta-feira (30/03) a Câmara Municipal de Itaguaí realizou a 14ª Sessão deste ano. Com uma pauta curta, a sessão foi breve e teve as indicações ao chefe do Poder Executivo votadas em bloco a pedido do vereador Sandro Hermínio (PP).

Na Ordem do Dia constavam ainda sete pareceres de comissões permanentes, sendo quatro da Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Prestação de Contas (CFOCPC), e três da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). 

Entre as apreciações da comissão de finanças estava o Projeto de Lei n° 59/2022, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a revisão do Plano Plurianual 2022/2025, instituído pela Lei n° 3.970, de 07 de outubro de 2021. Todos os pareceres foram favoráveis e tiveram o entendimento das comissões acompanhados pelo plenário, que os aprovou por unanimidade.

O Presidente Gil Torres (União Brasil) justificou a ausência dos vereadores Fabinho Taciano (PRTB) e Alex Alves (PRTB), por motivos pessoais, e informou que as matérias de suas autorias seriam retiradas de pauta caso eles não chegassem até o encerramento da sessão, o que de fato ocorreu.

A próxima sessão foi marcada para o dia 04/04 em horário regimental.

Ordem do Dia da 15ª Sessão Ordinária – 30/03/2023 

  • Indicação nº 148/2023 – Solicitando troca de manilhas por galerias por toda extensão da Rua Junquilho, bairro Parque Primavera. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 149/2023 – Solicitando operação tapa buraco por toda extensão da Rua José Bonifácio, Bairro Ibirapitanga. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 150/2023 – Solicitando troca de lâmpada na Rua México, localizada no Bairro Jardim América. Autoria: Alexandro de Paula. 
  • Indicação nº 151/2023 – Solicitando troca de lâmpada na Rua Alziro Santiago, próximo ao nº 20, localizada no Bairro Santana. Autoria: Alexandro de Paula. 
  • Indicação nº 152/2023 – Solicitando limpeza e roçada em toda extensão da Rua João Plaza, localizada no Bairro do Engenho. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 153/2023 – Solicitando realização de tapa buraco na Rua Graziel Machado, localizada no Bairro Parque Independência (próximo ao nº 11). Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 154/2023 – Solicitando que realize recuperação de massa asfáltica com tapagem de buracos na Rua Padre Montoia, em frente ao Lote 9, localizada no Bairro Estrela do Céu. Autoria: Fabiano Nunes. 
  • Indicação nº 155/2023 – Solicitando que providencie tampa de bueiro na Rua Dídimo José Batista, esquina com a Rua Antônio Gonzaga de Castro, localizada no bairro Centro. Autoria: Fabiano Nunes. 
  • Indicação nº 156/2023 – Solicitando limpeza por toda extensão da Rua Sydnei Cancio Gabriel, localizada no Bairro Parque Primavera. Autoria: Jocimar do Nascimento. 
  • Indicação nº 157/2023 – Solicitando retirada de entulhos na Rua "A", localizada no Bairro Engenho (em frente a pensão da Tia Jô). Autoria: Jocimar do Nascimento. 
  • Indicação nº 158/2023 – Solicitando que seja feita a poda de uma árvore na Rua Rui Barbosa, Lote 05, QD 75, localizada no Bairro Brisamar (em frente a oficina mecânica do Ronaldo). Autoria: José Domingos. 
  • Indicação nº 159/2023 – Solicitando Guarda Municipal com maior frequência nos finais de semana no Parque Municipal de Eventos. Autoria: José Domingos. 
  • Indicação nº 160/2023 – Solicitando recolocação da massa asfáltica na extensão onde foi concluído o serviço de troca de manilha, na Rua João Rosa Gonzales, localizada no Bairro Engenho. Autoria: Vinícius Alves. 
  • Indicação nº 161/2023 – Solicitando reforma da praça no final da Rua das Salinas, próximo à E. M. Eider Dantas, localizada no Bairro Brisamar. Autoria: Guilherme Farias. 
  • Indicação nº 162/2023 – Solicitando a construção de ciclovia, com as devidas sinalizações (vertical e horizontal), em toda extensão dos seguintes logradouros: Estrada José Maia de Oliveira (antiga Estrada de Chaperó), desde o Km 10 da Rodovia Rio-Santos e traçando pelos acessos dos bairros Ibirapitanga, Jardim Águas Lindas, Parque Primavera e Chaperó; Estrada de Santa Rosa até a Estrada de Piranema (RJ-99); Estrada das Antas (Rua da Pedreira) seguindo até o final da Rua Aristotelina B. Lino; Rua Décio Muniz da Silva Filho (Gleba B até Gleba A), seguindo pelas Ruas 13, Avenida Claudio Voutão e Avenida Pastor Antônio Antunes Rocha (Gleba A). Autoria: Rachel Secundo. 
  • Parecer CCJR: Assunto: Projeto de Lei n° 03/2023 de autoria do Vereador José Domingos do Rozário. Ementa: Denomina a Estratégia de Saúde da Família localizada no Bairro Leandro no Município de Itaguaí. 
  • Parecer CCJR: Assunto: Projeto de Lei n° 05/2023 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Institui no Calendário Oficial do Município de Itaguaí o Dia do Catador de Material Reciclável. 
  • Parecer CCJR: Assunto: Projeto de Lei n° 06/2023 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Institui o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. 
  • Parecer CFOCPC: Assunto: Projeto de Lei n° 54/2022 de autoria do Vereador Jocimar Pereira do Nascimento. Ementa: Dispõe sobre a autorização de instalação de energia fotovoltaica em todos os prédios públicos do Município de Itaguaí e dá outras providências. 
  • Parecer CFOCPC: Assunto: Projeto de Lei n° 57/2022 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Autoriza o Poder Executivo a conceder benefícios aos médicos participantes do Programa Médicos pelo Brasil. 
  • Parecer CFOCPC: Assunto: Projeto de Lei n° 59/2022 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Dispõe sobre a revisão do Plano Plurianual 2022/2025, instituído pela Lei n° 3.970, de 07 de outubro de 2021. 
  • Parecer CFOCPC: Assunto: Projeto de Lei n° 04/2023 de autoria do Vereador Guilherme Severino Campos de Farias Kifer Ribeiro. Ementa: Denomina oficialmente o prédio público conhecido como Unidade da Estratégia de Saúde da Família Saco da Prata.

Resposta ao requerimento sobre as obras na Câmara é apresentada, e proposta que beneficia autistas, aprovada

por Laiz Carvalho publicado 28/03/2023 19h00, última modificação 29/03/2023 11h07
A resposta do requerimento de informações foi entregue em mãos ao requerente pelo presidente da Câmara, que solicitou que o mesmo realizasse a leitura do valor do contrato para que não restassem dúvidas sobre a transparência do Legislativo. O contrato para reforma e ampliação da Câmara Municipal de Itaguaí tem o valor total de R$ 1.696,496,11

Foi aprovado em Discussão Final uma proposta que obriga estabelecimentos públicos e privados que disponibilizam vagas de estacionamento reservadas à pessoas com deficiência,  a inserção do Símbolo Mundial de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista  (TEA) nas placas indicativas. O Projeto de Lei nº 07/2022, de autoria do vereador Julinho (PSC) foi aprovado por unanimidade durante a 14ª Sessão Ordinária, realizada na manhã desta terça-feira (28/03).

Também de autoria do vereador Julinho, o Requerimento de Informações sobre a contratação dos serviços para as obras de reforma e ampliação no prédio da Câmara Municipal foi respondido pelo presidente Gil Torres. O chefe do Legislativo entregou as informações em mãos e pediu ao requerente que lesse o valor do contrato, reafirmando o zelo pela transparência e para que não restassem dúvidas quanto aos reais custos da obra.  

A sessão contou com a presença de todos os vereadores que compõem o Legislativo municipal. Um Requerimento de Informação que constava em pauta foi retirado a pedido do autor, presidente Gil Torres. Durante o Expediente Recebido, o plenário aprovou por unanimidade a votação em regime de urgência de uma proposta de autoria do Poder Executivo pedindo a abertura de crédito suplementar. A pedido do vereador Haroldo Jesus (PV) os Requerimentos e Indicações ao chefe do Poder Executivo foram votados em bloco.

Foram votados em Discussão Final quatro projetos de lei. Além da proposta de autoria do vereador Julinho, as demais matéria foram: Projeto de Lei n° 76/2021, que reconhece a prática de atividades físicas como essenciais para os munícipes; o Projeto de Lei n° 102/2021, que autoriza o Poder Executivo a dispor sobre a concessão do direito a uma folga anual para a mulher realizar exames de controle do câncer de mama e do colo de útero; e o Projeto de Lei n° 44/2022, que institui o serviço de transporte gratuito para estudantes do ensino superior ou técnico residentes no município. 

Todas as propostas em Discussão Final foram aprovadas por unanimidade e enviadas ao chefe do Poder Executivo para sanção ou veto.

Logo no início dos trabalhos legislativos os vereadores debateram acerca da aprovação de atas de sessões anteriores. A questão levantada pelo líder de governo, vereador Haroldo Jesus (PV), foi quanto à numeração das atas. O edil defendeu que a ata da 12ª Sessão ordinária, que não ocorreu, não deveria existir com essa numeração sendo a sessão seguinte considerada a 12ª do ano.  

O entendimento, até então, era de que a ata cumpria a função de registrar que a sessão previamente marcada não ocorreu, e a sessão subsequente seguiria a numeração habitual, bem como a ata comprovando o teor dos trabalhos legislativos realizados.

Após uma pausa para consultar as normas jurídicas, os edis realizaram a votação nominal das atas. A ata da 12ª Sessão Ordinária foi rejeitada com os votos contrários da base do governo e a ata da 13ª Sessão Ordinária foi aprovada por unanimidade com retificação a pedido do líder de governo. 

Foram votados quatro pareceres da Comissão de Finanças, Orçamento, Controle e Prestação de Contas (CFOCPC) sobre projetos que tramitam na Casa. Todos favoráveis e com o entendimento acompanhado pelo plenário por unanimidade.

BAMITA

Durante a votação do parecer da Comissão de Finanças sobre o Projeto de Lei n° 55/2022, de autoria do Poder Executivo, que altera o artigo 3° da Lei 1.207, de 31 de agosto de 1987, e dispõe sobre a Banda Municipal de Itaguaí e institui o Programa de Apoio à Formação Musical da Banda Municipal de Itaguaí - BAMITA, o presidente Gil Torres agradeceu o prefeito por acatar a indicação de sua autoria e comentou a importância da Bamita, que merece do poder público carinho e respeito pela sua história e grandes vitórias.

O vereador Sandro da Hermínio também comentou o assunto dando os parabéns ao chefe do Executivo pelo projeto de lei. O edil destacou que a corporação musical é um patrimônio da cidade, premiada e reconhecida em todo estado do Rio de Janeiro.

— É uma ferramenta de transformação e também de inclusão social — discursou, parabenizando os coreógrafos e todos os membros da corporação musical.

A proposta, também foi parabenizada pela liderança de governo, que agradeceu ao prefeito e enfatizou a importância da Bamita para resgatar as essências do município. O próximo passo é que a proposta passe pela Comissão de Educação e Cultura (CEC). 

SÍMBOLO MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NAS PLACAS INDICATIVAS DE VAGAS DE ESTACIONAMENTO

O Projeto de Lei de autoria do vereador Julinho que cria a obrigatoriedade de estabelecimentos públicos e privados que disponibilizam vagas de estacionamento preferenciais, reservadas a pessoas com deficiência, a realizarem a inserção do Símbolo Mundial de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas placas indicativas foi aprovado por unanimidade. O símbolo consiste em uma “fita quebra-cabeça”. 

Pela proposta, os estabelecimentos que já possuam vagas delimitadas e sinalizadas deverão, no prazo máximo de 18 meses, se adequar às suas disposições. Caso sancionada, a lei entra em vigor na data de sua publicação.

Durante o Grande Expediente o autor da proposta comentou a importância do projeto e da bandeira em prol do autismo levantada por ele. A proposta foi elogiada pelo líder de governo, o vereador Haroldo Jesus. 

Julinho divulgou a realização da corrida pelo autismo, que está sendo promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, e alertou para o fato de outros projetos que beneficiam pessoas com deficiência e TEA também poderiam ser tirados do papel e colocados em prática.  

— Então, senhor presidente, vou falar um pouco aqui da corrida do autismo. Peguei essa bandeira (do autismo), tem o senhor também que protege essa bandeira e tem projeto já aprovado, que vamos cobrar porque não está funcionando — comentou o vereador da base do governo. 

Ao longo da tramitação da proposta do colega, o presidente Gil Torres também tem comentado sobre o assunto cobrando que a Lei Ordinária nº 3.506, de 13 de junho de 2017, que institui o Programa Municipal de Equoterapia como opção terapêutica de saúde pública voltado para crianças e adultos portadores de deficiência física e/ou mental ou de distúrbio comportamental e às vítimas de acidentes, seja colocado em prática.

Julinho informou ainda que no próximo domingo, dia 02/04, às 07h da manhã, será realizada a corrida pelo dia mundial do autismo. O edil contou que as inscrições se esgotaram rapidamente, comprovando o sucesso das ações da prefeitura. O vereador informou que a corrida teve mais de três mil inscritos.

Julinho comentou que o autismo era uma bandeira que estava esquecida, que há também outras de prioridade, mas que vê a relevância em ele, pai de uma criança autista e vereador eleito, lutar pela causa.

— É importante eu, vereador com filho autista, estar sempre aqui lembrando os nobres colegas e sempre exaltando meu filho, porque só um pai sabe quanto de fé tem que ter nesse momento — comentou o edil, que há algumas sessões vem trazendo o tema para o debate.

Julinho encerrou sua fala divulgando que irá participar, a convite do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Itaguaí (OAB/Itaguaí), Joseph Piñeiro, da abertura do debate sobre o autismo que acontecerá na próxima segunda-feira (3/04) às 17h, na sede do órgão. 

PRESIDENTE APRESENTA RESPOSTA PARA REQUERIMENTO DE INFORMAÇÕES SOBRE OBRA NA CÂMARA

O presidente Gil Torres (União Brasil) entregou nas mãos do requerente e antes do prazo regimental a resposta ao Requerimento de Informações nº 03/2023, aprovado pela Casa durante a sessão ordinária realizada no dia 16/03. O documento, de autoria do vereador Julinho, solicitava ao Presidente do Legislativo informações sobre o procedimento de licitação (tomada de preços 001/2022) para contratação de empresa especializada para prestação de serviço de engenharia para a execução de obras de reforma e ampliação do Complexo da CMI, que culminou com a contratação da empresa Ego Construções e Montagens Eireli.

A resposta do requerimento de informações foi apresentada por Gil Torres reafirmando o zelo pela transparência do Legislativo. O presidente da Casa entregou em mãos ao requerente, solicitando que o mesmo realizasse a leitura do valor do contrato para que não restassem dúvidas.

Conforme foi lido pelo vereador Julinho, o contrato para reforma e ampliação da Câmara Municipal de Itaguaí tem o valor total de  R$ 1.696,496,11.

Gil enfatizou que tem exercido a transparência em prol da cidade e zelado pelo diálogo. O chefe do Legislativo explicou que as obras de reforma e ampliação da sede do Legislativo têm como objetivo principal promover a acessibilidade na Casa. Ele destacou que se hoje, a Câmara de Itaguaí tivesse um vereador cadeirante, o mesmo não poderia se locomover nas dependências da Casa para exercer suas funções, por isso as melhorias que estão sendo realizadas são tão importantes. O presidente afirmou que seu desejo é que todos os vereadores saibam o que está sendo realizado.

— Quem quer o bem da cidade, fala a verdade, não conta mentiras. Fala o que tem que falar e busca melhorias em prol da população — afirmou Gil Torres.

GRANDE EXPEDIENTE

Durante o Grande Expediente diversos vereadores discursaram. O primeiro a se pronunciar foi o líder de governo, vereador Haroldo Jesus, que comentou atendendo a um pedido do prefeito, sobre a restauração da capela do cemitério Carioca. O edil destacou a importância da realização do feito, mesmo em meio a um momento de dor. 

Haroldo também parabenizou o vereador Guilherme Farias (PL) pelo retorno do projeto RJ Pet junto ao Executivo, e ao vereador Julinho pelo projeto sobre o autismo. 

O vereador Vinícius Alves (Republicanos) informou que foi protocolado na Casa Legislativa uma solicitação para que as nomeações e exonerações de cargos comissionados ficassem a critério da Mesa Diretora, e não somente pela decisão do presidente da Câmara. O vice-presidente também pediu para rever a realocação e quantitativo dos cargos perante à mesa. Vinícius agradeceu ao Executivo pelo andamento das obras no município.

Após a fala do vice-presidente, o presidente Gil Torres chamou atenção para o fato de que todos os vereadores, principalmente os membros da Mesa Diretora, devem ser sensatos e ter consciência sobre suas atribuições na Casa Legislativa. 

O chefe do Poder Legislativo afirmou que não pode compactuar com alguns tipos de falas e destacou que tem exercido a transparência e cobrado o que percebe de errado. Gil destacou que os dados apresentados em resposta ao Requerimento de Informações que a Casa recebeu mostram que o valor da reforma no Legislativo é inferior ao que vem sendo propagado por “Fake News de plantão”. O presidente finalizou afirmando que não poderia corroborar e colaborar com todos os atos que vem do Executivo e repetiu uma frase que tem sido habitual:

— Pau que dá em Chico, também dá em Francisco — disse o edil destacando que sua bandeira é brigar em prol da população.

A próxima sessão foi marcada para o dia 30 de março em horário regimental. 

Ordem do Dia da 14ª Sessão Ordinária – 28/03/2023 

  • Indicação nº 137/2023 – Solicitando manutenção dos ventiladores e ares-condicionados de todas as escolas e creches do Município. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 138//2023 – Solicitando a intensificação na realização de campanhas de doação de livros, para ampliar o acervo bibliográfico da Biblioteca Municipal Machado de Assis e Biblioteca Comunitária Nair M. Mello Santos. Autoria: Rachel Secundo. 
  • Indicação nº 139/2023 – Solicitando a instalação de placas de sinalização para alertar aos motoristas quanto à presença de animais, em toda extensão da Estrada do Mazomba. Autoria: Rachel Secundo. 
  • Indicação nº 140/2023 – Solicitando obra de continuidade do asfalto na Rua Emanuel Cicarino, localizada no bairro Jardim Weda. Autoria: Fabiano Nunes. 
  • Indicação nº 141/2023 – Solicitando obras de infraestrutura com asfalto por toda extensão da Rua Mal. Mascarenhas de Moraes, localizada no bairro Jardim Weda. Autoria: Fabiano Nunes. 
  • Indicação nº 142/2023 – Solicitando que providencie melhorias na infraestrutura do telhado da Escola Estadual Municipalizada de Chaperó. Autoria: Jocimar do Nascimento. 
  • Indicação nº 143/2023 – Solicitando que providencie limpeza e retirada de entulhos na Rua Dez, localizada no Bairro Brisamar. Autoria: Jocimar do Nascimento. 
  • Indicação nº 144/2023 – Solicitando troca de lâmpadas por toda a extensão da Rua Pedro Inácio, localizada no Bairro Ilha da Madeira. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 145/2023 – Solicitando troca de lâmpadas por toda extensão da Rua Santo Antônio, localizada no Bairro Jardim América. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 146/2023 – Solicitando pavimentação asfáltica e reparo de manilhas na Rua Hermínio Soares, localizada no Bairro Mazombinha. Autoria: Guilherme Farias. 
  • Indicação nº 147/2023 – Solicitando que seja implantado um consultório odontológico no Posto de Saúde Adalberto Paulo Waack, localizado no Bairro Piranema. Autoria: Guilherme Farias. 
  • Parecer CFCPC: Assunto: Projeto de Lei n° 52/2022 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Aprova a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico referente à prestação de serviços de abastecimento de água potável, de esgotamento sanitário, de drenagem e manejo das águas pluviais urbanas e de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos do Município de Itaguaí e dá outras providências. 
  • Parecer CFCPC: Assunto: Projeto de Lei n° 55/2022 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Altera o artigo 3° da Lei 1.207, de 31 de agosto de 1987, dispõe sobre a Banda Municipal de Itaguaí e institui o Programa de Apoio à Formação Musical da Banda Municipal de Itaguaí - BAMITA. 
  • Parecer CFCPC: Assunto: Projeto de Lei n° 01/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo da Silva. Ementa: Autoriza a Instituição do Espaço MAME – Ambulatório de Follow Up e Aleitamento Materno. 
  • Parecer CFCPC: Assunto: Projeto de Lei n° 02/2023 de autoria da Vereadora Rachel Secundo da Silva. Ementa: Dispõe no âmbito do Município de Itaguaí sobre autorização a incluir no Programa de Vacinação Antirrábica, gratuita, as vacinas V10 e V4 no combate e prevenção às doenças em animais domésticos, e dá outras providências. 
  • Discussão Final – Assunto: Projeto de Lei n° 76/2021 de autoria do Vereador Vinícius Alves. Ementa: Reconhece a prática de atividades física e do exercício físico como essenciais para a população do Município de Itaguaí em tempos de crises ocasionadas por moléstias contagiosas ou catástrofes naturais. 
  • Discussão Final – Assunto: Projeto de Lei n° 102/2021 de autoria do Vereador Julio Cesar. Ementa: Autoriza o Poder Executivo a dispor sobre a concessão do direito a uma folga anual para a mulher realizar exames de controle do câncer de mama e do colo de útero. 
  • Discussão Final – Assunto: Projeto de Lei n° 07/2022 de autoria do Vereador Julio Cesar. Ementa: Ficam obrigados os estabelecimentos públicos e privados que disponibilizam vagas de estacionamento preferenciais a inserção do Símbolo Mundial de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista – TEA nas placas indicativas. 
  • Discussão Final – Assunto: Projeto de Lei n° 44/2022 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Institui o serviço de transporte gratuito para estudantes do Ensino Superior e/ou Técnico residentes no Município de Itaguaí, revoga a Lei n° 3.480 de 21 de fevereiro de 2017 e dá outras providências.

Requerimentos de Informações: plenário rejeita pedido para o Executivo, mas aprova para o Legislativo

por Laiz Carvalho publicado 24/03/2023 17h41, última modificação 27/03/2023 10h48
Na Ordem do Dia já havia um requerimento de informações e um segundo foi incluído em pauta após pedido oral do autor, o vereador Vinícius Alves (Republicanos), ser aprovado pelo plenário. Os posicionamentos divergentes em situações similares foram alvos de questionamentos do Presidente Gil Torres (União Brasil) e do vereador Sandro da Hermínio (PP), embora os mesmos tenham defendido o direito de cada vereador votar conforme as suas convicções.

A Sessão Ordinária realizada na manhã desta quinta-feira (23/03) foi marcada pela aprovação e rejeição de Requerimentos de Informações Oficiais: para o Executivo o pedido foi rejeitado e para o Legislativo, aprovado. 

Na Ordem do Dia já havia um requerimento de informações e um segundo foi incluído em pauta após pedido oral do autor, o vereador Vinícius Alves (Republicanos), ser aprovado pelo plenário. Os posicionamentos divergentes em situações similares foram alvos de questionamentos do Presidente Gil Torres (União Brasil) e do vereador Sandro da Hermínio (PP), embora os mesmos tenham defendido o direito de cada vereador votar conforme as suas convicções.

Além dos pedidos de informações, também constavam na pauta requerimentos de moção de congratulações e elogios, indicações ao chefe do Poder Executivo e projetos de lei em primeira discussão. Todas as indicações, requerimentos e propostas em 1ª discussão foram aprovadas por unanimidade.

Nova liderança de governo

O pedido do segundo secretário, vereador Sandro da Hermínio, para que as indicações e requerimentos de moções fossem votados em bloco foi rejeitado pelo plenário por maioria de votos. A rejeição se deu após o pedido do novo líder de governo, vereador Haroldo Jesus (PV), para que a base do governo se posicionasse de forma contrária para que as matérias fossem lidas e votadas na íntegra.

A Casa Legislativa recebeu no último dia 16 um ofício do chefe do Poder Executivo comunicando oficialmente a indicação do vereador Haroldo Jesus como líder de governo e do vereador Guilherme Farias (PL) como vice-líder de governo.

Ata da sessão anterior é rejeitada

Logo no início dos trabalhos Legislativos o líder de governo questionou a ata da sessão anterior. Haroldo Jesus alegou que não estaria constando no documento uma decisão da Mesa Diretora e orientou a base do governo a rejeitar a ata. O edil fez ainda um requerimento verbal pedindo a anulação da referida sessão.

A ata foi rejeitada com os votos contrários dos vereadores Haroldo Jesus, Guilherme Farias, Julinho (PSC), Vinícius Alves, Zé Domingos (PTB) e Rachel Secundo (PL).

Requerimento de informações sobre abertura de créditos suplementares para eventos é rejeitado

De autoria do vereador Gil Torres foi rejeitado o Requerimento de informações n° 04/2023, que solicitava ao chefe do Poder Executivo explicações acerca da abertura de créditos suplementares ao orçamento da Secretaria Municipal de Eventos no ano de 2022, processos licitatórios que originaram a despesa e os contratos firmados entre os anos de 2019 a 2022.

Durante a discussão da matéria, o presidente Gil Torres defendeu a solicitação de informações com a justificativa de que as informações não estariam disponíveis no portal da transparência do Executivo. 

O autor argumentou que o valor de R$ 18.430.333,07 gasto pela pasta de eventos foi o maior de todos os tempos. O presidente apresentou dados fazendo uma comparação com as despesas do Poder Executivo com eventos de 2016 para cá. Segundo o autor do requerimento, o governo Wesley Pereira teria gasto R$ 3.191.884,00 com a pasta. O prefeito Charlinho teve o custo de R$ 19.703,51 em 2017, R$ 1.388.237,10 em 2018, e R$ 1.235.473,53 em 2019. No ano de  2020 teriam sido gastos R$ 1.011.537,18 pelos gestores Charlinho e Rubão. No ano de 2021, com o prefeito Rubão já eleito, gastou-se com a pasta o valor de R$ 3.763.932,45, e em 2022 o valor dá um salto para 18 milhões, explicou o autor.

Gil Torres enfatizou que é importante saber o motivo de haver dificuldade no acesso aos dados pela transparência e que ele, os demais vereadores e a população em geral, tem o direito de obter as informações. O autor destacou que a cidade tem necessidades primordiais, como saúde e educação, e citou algumas demandas que costuma receber da população.

— É um valor absurdo gasto que a gente não consegue entender. Foi o maior valor de todos os tempos em eventos no município de Itaguaí. O  que eu acho é que as creches estão faltando o ar condicionado, não tem o período integral nas creches. Acho que de suma importância é educação e saúde, no lugar de eventos. Então, peço aos nobres vereadores, que deixem aprovar esse Requerimento de Informação para que o prefeito responda — pediu o autor do pedido de informações, afirmando ter a certeza de que o prefeito zela pela transparência e que os colegas vereadores iriam votar a favor do pedido de informações com ele. 

No entanto, não foi o que aconteceu. O líder de governo, vereador Haroldo Jesus, foi o primeiro membro da base a se pronunciar contrariamente quanto à aprovação do pedido de informações e argumentou que a suplementação orçamentária na pasta seria fruto do superávit financeiro devido ao aumento da arrecadação municipal. Segundo ele, a Casa Legislativa recebeu os dados no balancete enviado pelo Executivo e afirmou que confia no prefeito.

O vereador Zé Domingos defendeu que fiscalizar faz parte da prerrogativa do Legislativo e opinou que acha estranho que os questionamentos sobre a Expo Itaguaí estejam acontecendo neste momento, pois na ocasião da realização do evento o mesmo foi elogiado pelos edis, afirmou. 

Respondendo ao colega, o autor do pedido de informações enfatizou que o questionamento é acerca do orçamento, que passou de 8 milhões para 18 milhões, e não sobre a realização do evento. Gil destacou e parabenizou a atuação do vereador licenciado e secretário municipal de evento, Fábio Rocha (PL), caracterizando seu trabalho como brilhante.

O vereador Sandro da Hermínio defendeu o mesmo posicionamento que vem abraçando há semanas, pela rejeição de pedidos de informação em defesa da busca pelos dados através do diálogo. O segundo secretário enfatizou que os questionamentos devem continuar a serem feitos e pediu que o líder de governo esteja comprometido em trazer as informações. O edil concordou com os elogios feitos ao trabalho do secretário Fabinho.

O autor do segundo requerimento de informações do dia que seria votado logo a seguir, vereador Vinicius Alves, alertou sobre as mudanças de valores de acordo com o período, citou a proporcionalidade e lembrou que após a pandemia aconteceu uma retomada de crescimento. O edil defendeu que os eventos movimentam a economia local e trazem benefícios para a saúde mental da população. 

Finalizando a discussão do requerimento nº 04, o autor destacou que não defende a não realização de eventos, e sim que os dados devem ser transparentes e fiscalizados. 

O requerimento de informações foi rejeitado por unanimidade.

Requerimento de informações sobre licitação para contratação de empresa prestadora de serviço de limpeza no Legislativo é aprovado

Logo no início dos trabalhos legislativos foi protocolado oralmente e aprovada a inserção na Ordem do Dia do Requerimento de informações n° 05/2023, de autoria do vereador Vinícius Alves. A matéria solicitava explicações ao presidente do Legislativo acerca do procedimento de licitação (Pregão Presencial 005/2022) para contratação de empresa especializada em serviços de limpeza, asseio, conservação, jardinagem e zeladoria da Câmara Municipal de Itaguaí que culminou com a contratação da empresa Aje Serviços Técnicos Especializados LTDA.

O vereador Sandro da Hermínio reafirmou seu posicionamento em não votar a favor de requerimentos de informações. O presidente da Casa enfatizou que desde o início tem se mantido aberto ao diálogo e faz questão de responder ao requerimento de informações. O vereador Vinícius Alves, autor do pedido de informações, defendeu que devido a sua função como vice-presidente tem o dever de estar ciente de todos os atos da Mesa Diretora para poder assinar em eventuais ausências do presidente da Casa.

Com os votos contrários dos vereadores Sandro da Hermínio, Jocimar do Cartório (PTC), Alex Alves (PRTB) e Fabinho Taciano (PRTB), o pedido de informações oficiais foi aprovado. 

Vereadores apontam dois pesos e duas medidas

O posicionamento divergente adotado pelos vereadores que compõem a base do governo na situação semelhante, os pedidos de informações oficiais, foram apontados pelos vereadores Gil Torres e Sandro da Hermínio como contraditórios.

O presidente da Casa Legislativa afirmou que lhe causa estranheza que os colegas vereadores votem favorável à aprovação de um requerimento de informações ao seu próprio órgão, mas que rejeitem o pedido de explicações ao chefe do Poder Executivo. Gil Torres apontou interferência nos poderes, no entanto enfatizou que o plenário é soberano e que a democracia deve ser respeitada.

Sandro da hermínio também levantou questionamentos sobre o assunto. O segundo secretário apontou que os pedidos de informações, quando são direcionados ao chefe do Poder Executivo, não são aprovados. Mas que os destinados à presidência do Legislativo são todos convalidados por seus membros.

Edis cobram melhorias na saúde

Outro assunto muito debatido foram os investimentos na área de saúde. Durante a discussão do requerimento de informação ao chefe do Executivo, o presidente Gil Torres citou o fato de a Câmara Municipal de Itaguaí ter realizado em 2021 um plano de economicidade para poupar recurso para devolver um grande valor em verbas públicas ao Executivo com o objetivo de realizar a compra do espaço do antigo Hospital Nossa Senhora da Guia. O chefe do Legislativo cobrou o início das obras no local, que será uma maternidade e pediatria, e o compromisso de realizar o resgate das essências do município.

Após o discurso do edil, outros vereadores também comentaram o assunto, alguns até recordando que nasceram no antigo hospital. 

O vereador Haroldo Jesus defendeu as melhorias já realizadas e apontou os obstáculos que impedem que a saúde pública funcione com perfeição. O edil comentou a dificuldade que Itaguaí enfrenta por ser referência em saúde e receber demandas da Costa Verde e Baixada Fluminense.

— Hoje a saúde de Mangaratiba e Seropédica não funcionam. A gente atende o município de Mangaratiba e Seropédica, e toda essa população flutuante acaba caindo no (Hospital Municipal) São Francisco ou na Upa, que tá com atendimento excelente — disse o vereador enfatizando que também são realizados exames e o atendimento não perde nada para unidades particulares. 

Projetos aprovados em 1ª discussão

Em primeira discussão foram votados quatro propostas, todas aprovadas por unanimidade. A primeira, o Projeto de Lei n° 76/2021 de autoria do vereador Vinícius Alves, reconhece a prática de atividades física e do exercício físico como essenciais para a população do Município de Itaguaí em tempos de crises ocasionadas por moléstias contagiosas ou catástrofes naturais. O autor defendeu sua proposta enfatizando a importância comprovada da atividade física.

De autoria do vereador Julinho (PSC) foi aprovado em primeira discussão o Projeto de Lei n° 102/2021, que autoriza o Poder Executivo a dispor sobre a concessão do direito a uma folga anual para a mulher realizar exames de controle do câncer de mama e do colo de útero. O autor defendeu a relevância da proposta e afirmou que deseja que a ideia se estenda para todo o país. A vereadora Rachel Secundo parabenizou o colega e afirmou que a proposta é muito importante para as mulheres, que a iniciativa vai estimular o cuidado e desejou que sejam feitos mais projetos para as mulheres. Julinho agradeceu as palavras da colega concordando que a função da lei é estimular a prevenção tirando da mulher a preocupação com faltas no trabalho. O autor também recebeu os parabéns do vereador Vinícius Alves.

Também de autoria do vereador Julinho foi aprovado o Projeto de Lei n° 07/2022, que cria a obrigatoriedade de estabelecimentos públicos e privados que disponibilizam vagas de estacionamento preferenciais a realizarem a inserção do Símbolo Mundial de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas placas indicativas. 

O autor defendeu a proposta e comentou interações desrespeitosas que recebeu pelas redes sociais citando o seu filho e cobrando que ele realize ações que não são de competência do Legislativo. Julinho enfatizou que a prerrogativa dos vereadores, entre outras, é criar leis, e esta vem sendo exercida. Realizar o ordenamento de despesas cabe apenas ao Executivo, explicou. Julinho divulgou e convidou todos para participar de uma corrida que será realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social em prol do autismo. O edil advertiu sobre comentários na internet que demonstram ignorância, se emocionou ao falar dos cuidados com o filho, uma criança com transtorno do espectro autista, e recebeu o apoio dos vereadores Sandro da Hermínio, Jocimar do Cartório e Gil Torres. Sandro parabenizou o colega pela bandeira que tem levantado em prol do autismo. Jocimar, presidente da Comissão de Atenção à Pessoa com Deficiência (CAPD), parabenizou e colocou a comissão à disposição. 

O presidente Gil Torres afirmou não ter dúvida de que o projeto seria aprovado por unanimidade e lembrou a importância de colocar em prática o projeto de equoterapia, também aprovado pela Casa Legislativa e que antigos gestores não viabilizaram, e cobrou da Comissão de Saúde (CS) atuação na fiscalização de com estão sendo empregadas as verbas para a saúde.

Do Poder Executivo foi aprovado o Projeto de Lei n° 44/2022, que institui o serviço de transporte gratuito para estudantes do Ensino Superior e/ou Técnico residentes no Município de Itaguaí, revoga a Lei n° 3.480 de 21 de fevereiro de 2017.

Grande Expediente

Durante o Grande Expediente diversos vereadores se inscreveram para discursar. A vereadora Rachel Secundo parabenizou o prefeito pelas obras inauguradas, auxiliando na revitalização do parque de eventos da cidade. 

O vereador Haroldo Jesus, fazendo considerações sobre a liderança de governo, informou que o chefe do Executivo está aberto ao diálogo e que qualquer solicitação pode ser encaminhada diretamente ao gabinete do edil.  

O vereador Zé Domingos parabenizou o prefeito pela segurança no município, fazendo uma alusão a épocas passadas em comparação com os dias atuais. Ele também elogiou as secretarias de Eventos e de Saúde do município, e corroborou com os colegas Haroldo Jesus e Julinho ao afirmar que pessoas dos municípios vizinhos utilizam os serviços de saúde de Itaguaí. 

O vereador Julinho foi outro edil que também parabenizou o secretário Fabinho (Fábio Rocha) pela competência nos serviços prestados na pasta de eventos, e também os demais secretários. Ele falou sobre as regras que precisam ser respeitadas no âmbito municipal e apelou para que as pessoas tragam as demandas para a Casa Legislativa.

O vereador Vinícius parabenizou o colega Zé Domingos pelas palavras e corroborou, elogiando os serviços da  segurança pública. Ele também aproveitou para parabenizar o chefe do Executivo pela inauguração da área do frescor e da academia ao ar livre, no parque de eventos da cidade. O vice-presidente pediu fé para o futuro.

O vereador Sandro da Hermínio elogiou o trabalho da saúde, mencionando a passagem do atendimento à sua esposa no Hospital Municipal São Francisco Xavier. Ele solicitou aos colegas que busquem o entendimento e o diálogo para que possam exercer suas prerrogativas e continuar mantendo o crescimento da cidade.

O presidente Gil Torres finalizou expressando seu desejo de que o gestor do município seja o melhor prefeito do Brasil, tornando Itaguaí uma referência. Porém, afirmou Gil Torres, se ele cobra é porque está sendo cobrado pela população onde a verba pública está sendo aplicada. Diante das falas dos edis sobre os serviços na área da Saúde, Gil afirmou que não adianta culpar os municípios vizinhos por utilizarem o serviço e questionou novamente o salto nos valores gastos na cidade, expressando sua preocupação em cumprir sua prerrogativa e dar satisfação à população sobre o uso do dinheiro público.

Veja a transmissão da Sessão Ordinária na íntegra AQUI. A próxima sessão foi marcada para o dia 28 de março no horário regimental das 10h.

 

Ordem do Dia da 13ª Sessão Ordinária – 23/03/2023

  • Requerimento nº 29/2023 – Moção de Congratulações e Elogios ao Ilmo. Sr. Carlos Eduardo Velloso Borges. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Requerimento nº 30/2023 – Moção de Congratulações e Elogios ao Ilmo. Sr. Jorge José Gonçalves Pereira. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Requerimento nº 31/2023 – Moção de Congratulações e Elogios ao Sr. Luís Antônio da Silva Rodrigues. Autoria: Jocimar do Nascimento. 
  • Requerimento nº 32/2023 – Moção de Congratulações e Elogios ao Sr. Cássio Mathiles Jovencio Júnior. Autoria: Jocimar do Nascimento. 
  • Indicação nº 124/2023 – Solicitando troca de manilhas por galerias por toda extensão da Rua Benedito Bermudês de Castro, Bairro Amendoeira. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 125/2023 – Solicitando que realize poda das árvores na Rua Ciuffo Cicarino, em frente ao nº 1011, próximo ao bloco 1A, Bairro Vila Margarida. Autoria: Fabiano Nunes. 
  • Indicação nº 126/2023 – Solicitando poda de árvore na Rua Manoel Lourenço Martins, em frente ao nº 70, Bairro Leandro. Autoria: Fabiano Nunes. 
  • Indicação nº 127//2023 – Solicitando estudo de viabilidade para obras de reforma geral e ampliação, com instalação de ventiladores em toda extensão da recepção, na Estratégia de Saúde da Família do Teixeira, que fica localizada na Rua Genecildo Aguiar Vieira, Bairro Teixeira. Autoria: Rachel Secundo. 
  • Indicação nº 128/2023 – Solicitando a intensificação das campanhas educativas voltadas ao trânsito, que levam orientações aos pedestres, ciclistas, motoristas, motociclistas e caminhoneiros, sobre os direitos e deveres assegurados pelo Código de Trânsito Brasileiro - CTB. Autoria: Rachel Secundo. 
  • Indicação nº 129/2023 – Solicitando limpeza e roçada entre os números 40 e 80 da Rua Maria Cândida, localizada no bairro Jardim América. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 130/2023 – Solicitando limpeza e roçada em toda extensão da Rua Cuba, localizada no bairro Jardim América. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 131/2023 – Solicitando limpeza com roçada em toda extensão da Rua Leopoldo Geyer, localizada no bairro Somel. Autoria: Alexandro de Paula. 
  • Indicação nº 132/2023 – Solicitando limpeza com roçada por toda extensão da Rua Adalgisa Lemos, localizada no bairro Somel. Autoria: Alexandro de Paula. 
  • Indicação nº 133/2023 – Solicitando obras de pavimentação asfáltica na Estrada do Caçador, localizada na região da Serra do Caçador. Autoria: Guilherme Farias. 
  • Indicação nº 134/2023 – Solicitando obras de pavimentação asfáltica na Estrada das Palmeiras. Autoria: Guilherme Farias. 
  • Indicação nº 135/2023 – Solicitando semáforo para a Rua RJ-99, em frente ao Banco Bradesco, localizado no Centro. Autoria: Jocimar do Nascimento. 
  • Indicação nº 136/2023 – Solicitando melhorias na Rua da Conquista, localizada no bairro Piranema, localidade conhecida como Morro das Pedrinhas. Autoria: Jocimar do Nascimento. 
  • Primeira Discussão – Assunto: Projeto de Lei n° 76/2021 de autoria do Vereador Vinícius Alves. Ementa: Reconhece a prática de atividades física e do exercício físico como essenciais para a população do Município de Itaguaí em tempos de crises ocasionadas por moléstias contagiosas ou catástrofes naturais. 
  • Primeira Discussão – Assunto: Projeto de Lei n° 102/2021 de autoria do Vereador Julio Cesar. Ementa: Autoriza o Poder Executivo a dispor sobre a concessão do direito a uma folga anual para a mulher realizar exames de controle do câncer de mama e do colo de útero. 
  • Primeira Discussão – Assunto: Projeto de Lei n° 07/2022 de autoria do Vereador Julio Cesar. Ementa: Ficam obrigados os estabelecimentos públicos e privados que disponibilizam vagas de estacionamento preferenciais a inserção do Símbolo Mundial de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista – TEA nas placas indicativas. 
  • Primeira Discussão – Assunto: Projeto de Lei n° 44/2022 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Institui o serviço de transporte gratuito para estudantes do Ensino Superior e/ou Técnico residentes no Município de Itaguaí, revoga a Lei n° 3.480 de 21 de fevereiro de 2017 e dá outras providências. 
  • Requerimento de Informações Oficiais – Assunto: Requerimento de informações n° 04/2023 ao Exmo. Prefeito do Município acerca da abertura de créditos suplementares ao orçamento da Secretaria Municipal de Eventos no ano de 2022, processos licitatórios que originaram a despesa e os contratos firmados entre os anos de 2019 a 2022. Autoria: Gilberto Torres.

Pedido de informações para a Câmara de Itaguaí é aprovado

por Laiz Carvalho publicado 20/03/2023 16h39, última modificação 20/03/2023 22h04
O presidente Gil Torres realizou a leitura do Requerimento, afirmou que faz questão de responder pedidos de informações de qualquer vereador e que os dados requisitados estão disponíveis no portal da transparência

Foi aprovado na 11ª Sessão Ordinária, realizada na manhã da última quinta-feira (16/03), um Requerimento de Informações sobre o processo licitatório que culminou na contratação da empresa da Ego Construções e Montagens Eireli, responsável pela reforma e ampliação da sede do Poder Legislativo municipal. 

O pedido de informações sobre atos da Mesa Diretora foi de autoria do vereador Julinho (PSC). A solicitação para inserção da matéria na pauta aconteceu de forma oral pelo autor logo após o Expediente Recebido e foi colocado em votação. 

A princípio apenas o vereador Sandro da Hermínio (PP), segundo secretário, se opôs e votou pela não inserção do requerimento na pauta, justificando seu voto baseado na coerência por também ter votado contra os pedidos anteriores e acreditar no poder do diálogo. Um pouco depois do discurso do segundo secretário, os vereadores Fabinho Taciano (PRTB), Alex Alves (PRTB) e Jocimar do Cartório (PTC) pediram para que seus votos fossem revistos e também votaram contra. Entretanto, com seis votos favoráveis, a inserção do Requerimento de Informações na Ordem do Dia foi aprovada.

ORDEM DO DIA

Na pauta já constavam Requerimentos de Moção de Congratulações e Elogios, Indicações ao chefe do Poder Executivo e pareceres de comissões permanentes.

Todos os pareceres foram favoráveis à continuidade da tramitação das matérias e tiveram o entendimento acompanhado pelo plenário por unanimidade. Foram cinco pareceres da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), três da Comissão de Saúde (CS) e um da Comissão de Educação e Cultura (CEC).

PARECERES

Durante a discussão dos pareceres das Comissões Permanentes diversos vereadores pediram a palavra para comentar as matérias. 

A proposta de autoria do vereador Jocimar do Cartório, que dispõe sobre a autorização de instalação de energia fotovoltaica em todos os prédios públicos do Município de Itaguaí, recebeu os parabéns dos vereadores Vinicius Alves (Republicanos) e Gil Torres (União Brasil). O autor solicitou que o Executivo analise a proposta e defendeu que se trata de uma proposta futurista, de baixo custo e que vai ajudar na economicidade dentro do município.

A proposta de autoria do vereador Julinho, que autoriza o Poder Executivo a dispor sobre a concessão do direito a uma folga anual para a mulher realizar exames de controle do câncer de mama e do colo do útero, também foi parabenizada. O vereador Vinicius Alves cumprimentou o colega pelo excelente projeto que é sensível à saúde da mulher.

Durante a discussão do parecer sobre outra proposta de sua autoria, desta vez sobre a obrigatoriedade de que estabelecimentos públicos e privados disponibilizam vagas de estacionamento preferenciais a inserção do símbolo mundial de conscientização do Transtorno do Espectro Autista – TEA nas placas indicativas, o vereador Julinho defendeu a importância do projeto de lei e fez um emocionante relato sobre como é ser pai de uma criança autista e a sensibilidade que o filho trouxe para sua vida. 

O autor recebeu os parabéns do presidente da Casa, que lembrou que um projeto de sua autoria, sobre equoterapia, aguarda para ser implementado e que o mesmo também iria contribuir para beneficiar as pessoas que necessitam de cuidados especiais, como as crianças com Transtorno do Espectro Autista, citou. 

O chefe do Legislativo pediu que o colega, que se encontra em contato mais frequente com o prefeito, peça que o mesmo faça valer o projeto da Equoterapia. Julinho agradeceu e concordou com a relevância do projeto sobre a equoterapia. O autor reforçou que um bom tratamento é essencial, recordou os altos custos e que muitos dos que precisam não possuem condições de pagar por eles.

Julinho destacou que independente de divergências, os vereadores sempre estarão realizando ações em prol da população. O presidente também comentou o assunto, destacando que na Casa há onze vereadores, cada um com opiniões diferentes, mas que apesar disso não existe inimizade política.

PEDIDO DE INFORMAÇÕES AO LEGISLATIVO

O Requerimento de Informações 03/2023 solicitava ao Presidente do Legislativo informações sobre o procedimento de licitação (tomada de preços 001/2022) para contratação de empresa especializada para prestação de serviço de engenharia para a execução de obras de reforma e ampliação do Complexo da CMI, que culminou com a contratação da empresa Ego Construções e Montagens Eireli. O pedido desejava obter informações como: cópia integral de todo procedimento licitatório e de pagamentos, e questionamentos como se a empresa teria outros contratos com o Poder Legislativo e se a mesma possuiria atestado de capacidade técnica, entre outros. 

Durante a votação sobre a inserção em pauta e também durante discussão da matéria diversos vereadores pediram a palavra para se manifestar sobre o assunto. O Requerimento de Informações foi aprovado com seis votos favoráveis.

BLINDAGEM

O presidente Gil Torres afirmou que trabalha com transparência, que faz questão de responder pedidos de informações de qualquer vereador e os dados requisitados estão disponíveis no portal da transparência. O chefe do Legislativo declarou que não entende a blindagem que é realizada por alguns parlamentares ao chefe do Poder Executivo, pois, segundo ele, além de rejeitarem os Requerimentos de Informações também não trazem as respostas, impedindo que se cumpra a prerrogativa do Legislativo de legislar e fiscalizar. 

Gil Torres lembrou que o vereador Julinho é 3º vice-presidente e que por ser membro da Mesa Diretora, teria participado da tomada de preços e da licitação que são objeto do questionamento do pedido de informações. O chefe do Legislativo, cobrou a participação do edil nas reuniões da Mesa Diretora, que acontecem na presidência, conforme determinado pelo presidente da Casa.

REUNIÕES DA MESA DIRETORA

Logo após a votação da inserção da matéria na Ordem do Dia, o vereador Vinicius Alves pediu a palavra por questão de ordem e defendeu a ideia de que a escolha do local e do horário das reuniões da Mesa Diretora não são estipulados pelo presidente e sim pela maioria da Mesa Diretora. O edil finalizou sua fala pedindo o cumprimento do Regimento Interno, mantendo o respeito entre os vereadores, o direito de palavra, a cordialidade e o diálogo. 

O presidente Gil Torres elogiou as colocações do colega e enfatizou que a política é feita de diálogo. O chefe do Legislativo enfatizou que não houve nenhum xingamento e nem nenhuma agressão. Gil destacou que os trabalhos legislativos estão armazenados em vídeo.

Defendendo o pedido de sua autoria, o vereador Julinho afirmou que as informações não constavam no portal da transparência da Câmara e por isso protocolou o pedido de informações. O edil também questionou o local em que ocorrem as reuniões da Mesa Diretora e ouviu do presidente a resposta de que conforme o artigo 29 do Regimento Interno, cabe ao presidente convocá-las e presidi-las. 

Sandro da Hermínio destacou que desde o seu primeiro mandato fez parte da Mesa Diretora e as reuniões do grupo sempre aconteceram na sala da presidência, em diferentes gestões.

“PAU QUE DÁ EM CHICO, DÁ TAMBÉM EM FRANCISCO”

O vereador Sandro da Hermínio parabenizou a fala do vereador Vinícius Alves, lembrou momentos acalorados que a Casa Legislativa já passou e destacou a importância do diálogo, além de apontar incoerências citando um ditado popular que é constantemente repetido pelo Presidente Gil Torres: “Pau que dá em Chico, dá também em Francisco”, fazendo uma referência ao fato de vereadores votarem contra os requerimentos de informações ao Poder Executivo, e a favor de pedidos de informações para a presidência da Casa. 

INTERFERÊNCIA EXTERNA

O vereador Julinho voltou à tribuna e defendeu seu direito de votar conforme sua convicção e pediu que o Requerimento de Informações fosse lido na íntegra. O presidente Gil Torres afirmou que sua trajetória e seus posicionamentos mostram coerência e denunciou que há pessoas no município que fazem política por conveniência. O edil chamou a atenção para o fato de que a sessão anterior não aconteceu devido à falta de quórum e apontou que está havendo interferência externa no Legislativo. 

Após a revisão dos votos para a inclusão da matéria em pauta o vereador Haroldo Jesus (PV) solicitou para os integrantes da Mesa Diretora que fosse encaminhado cópia da ata da reunião da Mesa aos demais membros da Casa para que todos os vereadores tenham ciência do que está sendo debatido. O presidente informou que as atas das reuniões da Mesa Diretora estão disponíveis no portal da transparência do Legislativo.

Após a aprovação da inclusão do Requerimento de Informações, o presidente enfatizou para o primeiro secretário que a leitura do documento fosse realizada na íntegra, bem como os de sua autoria, e se ofereceu para ele mesmo realizar a leitura.

Gil Torres afirmou que seria um prazer responder ao requerimento, apesar de entender que o autor, como membro da Mesa Diretora, teria a obrigação de ter ciência dos atos.

GRANDE EXPEDIENTE

No Grande Expediente, o vereador Sandro da Hermínio aproveitou a oportunidade para se desculpar com o primeiro secretário, vereador Guilherme Farias (PL), pelas discussões acaloradas na semana anterior. O segundo secretário questionou o fato de que o autor do requerimento de informações já possuía duas indicações de sua autoria na Ordem do Dia, contrariando o entendimento defendido pelo grupo na semana anterior.

— A questão é a seguinte: as coisas estão indo para um lado em que existe uma contradição o tempo todo, meu líder. E a gente fica sem saber se é uma perseguição, se é uma contradição, se é uma burrice. É querer ver Netflix ao invés de ler o Regimento. Eu fico, senhor presidente, preocupado de verdade, onde nós vamos chegar — questionou o  segundo secretário, lembrando a importância do diálogo e pedindo cautela.

O presidente Gil Torres parabenizou o vereador Sandro pela coerência e pela preocupação em exercer sua prerrogativa, e o vereador Julinho chamou a atenção para o fato de que o vereador pode protocolar quantas matérias desejar, mas cabe ao Legislativo realizar o controle da quantidade que cada um pode colocar em pauta. O terceiro vice-presidente destacou que, se tem alguém vendo Netflix, seria o setor responsável pela organização das matérias ou o próprio segundo secretário, e finalizou afirmando que segue a harmonia de sempre.

BAIRRO ENGENHO E SAÚDE 

Vinicius Alves também discursou durante o Grande Expediente e começou sua fala pedindo que a presidência faça a limitação e tente padronizar a quantidade de matérias a que cada vereador tem direito de colocar em pauta. O edil falou sobre o bairro Engenho, local que sua família reside há 74 anos, e informou que a pavimentação no local será ampliada com recursos do Governo do Estado e que os pontos de alagamentos no bairro foram reduzidos e em breve serão sanados.

O edil, que é presidente da Comissão de Saúde, contou que visitou recentemente o Laboratório Municipal e se deparou com uma estrutura que não perde em nada em termos de limpeza, tecnologia e qualidade para os laboratórios particulares.

Vinicius informou que a obra na Farmácia Popular está bem adiantada e em pouco tempo estará concluída. O edil finalizou afirmando que tem fé de que 2023 será um ano de grande crescimento para Itaguaí e que estaria vindo para a cidade um “grupo de empresários fortes que irão revolucionar a região”. 

— Muita coisa grande vai acontecer e nós temos que estar preparados para isso — finalizou, afirmando ter certeza do bom trabalho que será realizado pelo chefe do Poder Executivo.

EMPRESÁRIOS

O presidente Gil Torres se pronunciou logo após a fala do colega e destacou a importância de atitudes que geram bons exemplos. O edil cobrou que o prefeito pare de perseguir empresários locais.

A questão dos empresários também foi tratada durante a discussão de um parecer. Gil afirmou que há ações atrapalhando o desenvolvimento dos empresários locais e que é necessário indicação de pessoas influentes para que se tire um alvará. Ele afirmou que para o município se desenvolver é necessário que o gestor colabore com o crescimento da cidade. Apesar de torcer para que o atual prefeito realize um bom trabalho, Gil enfatizou que não irá corroborar com atos que dificultem o crescimento da cidade. 

CONTRATAÇÃO DE MÃO DE OBRA LOCAL

Ainda sobre as cobranças, o presidente da Casa Legislativa destacou sobre a cidade de Itaguaí ser diferenciada e que necessita ter um gestor de verdade. Gil Torres falou sobre as empresas empregarem pessoas de fora do município. Elas não gastam aqui, e diante disso, a importância do incentivo de cursos técnicos com base profissionalizante aqui na cidade. Parcerias Público Privadas (PPP) seriam excelentes soluções para este tipo de problema, pois, quando a população cresce, o município também cresce.

COBRANÇAS AO EXECUTIVO

Em discurso caloroso, o presidente da Casa, vereador Gil Torres falou com nitidez sobre a situação atual em Itaguaí. Ele lamenta a política por conveniência e citou sua trajetória como referência de ações coerentes. O chefe do Legislativo pontuou que a independência entre os Poderes não impede a harmonia entre eles.

A cobrança por obras nas vias urbanas, horário integral das creches municipais entre outras ações indispensáveis ao município, também foram citadas por Gil. 

HOSPITAL NOSSA SENHORA DA GUIA

Outro ponto destacado pelo presidente foi de que em quase três anos de governo a arrecadação quase dobrou, porém o crescimento da cidade estaria estagnado. Gil recordou que em 2021 a CMI devolveu o maior valor da história para o Poder Executivo com o compromisso de restaurar as essências da cidade com a compra do antigo Hospital Nossa Senhora da Guia e até o momento a obra não foi iniciada.  

— Não estou aqui para fazer politicagem. Nós fomos eleitos para cuidar da população, trazer mais empregos, mais saúde, mais segurança, mais educação. Poder ajudar o prefeito a proporcionar isso. Mas a partir do momento que eu não vejo isso, infelizmente não posso colaborar. Podem tentar me caluniar, me difamar, mas não podem falar que eu sou corrupto. Eu não vou corroborar com os atos que vem acontecendo. Não vou. Isso é de mim — declarou o presidente, se desculpando pelo desabafo.

PERSEGUIÇÃO POLÍTICA

Gil denunciou sobre as investidas do Poder Executivo contra servidores, efetivos e comissionados que expressam simpatia pelo chefe do Legislativo. Eles sofrem punições severas como exonerações, no caso dos comissionados e perseguições, transferências, ou qualquer outro tipo de castigo que dificulte o trabalho dos servidores efetivos. Diante disso, Gil afirma haver politicagem por conveniência e que ele (Gil) será sempre um problema na categoria, pois não admite abrir mão de suas prerrogativas, que é legislar e fiscalizar. 

O presidente da Casa fez uma alusão à antiga gestão do município e disse que não gostaria de constatar que a cidade possui mais um prefeito incompetente. Pediu que o chefe do Executivo faça um governo a favor da população e afirmou que não vai corroborar com os atos que vêm acontecendo. 

A próxima sessão ficou agendada para o dia 21 de março, no horário regimental das 18h.

 

Ordem do Dia da 11ª Sessão Ordinária – 16/03/2023

  • Requerimento nº 25/2023 – Moção de Congratulações e Elogios ao Sr. Luiz Otávio Gomes. Autoria: Jocimar do Nascimento. 
  • Requerimento nº 26/2023 – Moção de Congratulações e Elogios a Sr.ª Deborah Eduarda Lopes da Silva Domingos. Autoria: Jocimar do Nascimento. 
  • Requerimento nº 27/2023 – Moção de Congratulações e Elogios ao 1º SGT da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, Sr. Alexandre Santos dos Anjos. Autoria: Guilherme Farias. 
  • Requerimento nº 28/2023 – Moção de Congratulações e Elogios ao Sr. Edson Correia da Silva. Autoria: Guilherme Farias.
  • Indicação nº 111/2023 – Solicitando saneamento básico por toda extensão da Rua Primeiro de Maio, Chaperó (Gleba B). Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 112/2023 – Solicitando poda das árvores por toda extensão da Estrada Engenheiro Ivan Mundin, antiga Estrada do Mazomba, começando do Bairro Leandro até Mazomba. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 113/2023 – Solicitando a limpeza e roçagem em todo bairro Rodoferrea. Autoria: Guilherme Farias. 
  • Indicação nº 114/2023 – Solicitando a conclusão das obras do complexo educacional que engloba Escola Municipal, Creche Municipal e Quadra Poliesportiva no bairro Piranema. Autoria: Guilherme Farias. 
  • Indicação nº 115/2023 – Solicitando iluminação na Rua Professor Jadeci Ribeiro de Moura Brito, nº 18, bairro Leandro. Autoria: Alexandro de Paula. 
  • Indicação nº 116/2023 – Solicitando limpeza com roçada na Rua Professor Jadeci Ribeiro de Moura, nº 18, bairro Leandro. Autoria: Alexandro de Paula. 
  • Indicação nº 117/2023 – Solicitando que realize obras de saneamento básico em toda extensão da Rua Daniel José Matheus, bairro do Engenho. Autoria: Fabiano Nunes. 
  • Indicação nº 118/2023 – Solicitando realizar o deslocamento de agentes de trânsito para os horários de entrada e saída de alunos do Colégio Elite, localizado na Avenida Deputado Octávio Cabral, nº 578, próximo a rodoviária. Autoria: Fabiano Nunes.
  • Indicação nº 119/2023 – Solicitando atuação dos Agentes de Trânsito para auxiliar na travessia segura em faixas de pedestres que não possuem semáforo, no Bairro Centro e em suas proximidades. Autoria: Rachel Secundo. 
  • Indicação nº 120/2023 – Solicitando a instalação de sinais sonoros em todos os semáforos de Itaguaí. Autoria: Rachel Secundo. 
  • Indicação nº 121/2023 – Solicitando a troca de lâmpada do poste na Rua Alzira Santiago, em frente ao n° 55, loja 01, localizado no Bairro Vila Margarida. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 122/2023 – Solicitando a realização de tapa buracos por toda extensão da Avenida Primeiro de Maio, localizado no bairro Chaperó, Gleba B. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 123/2023 – Solicitando que seja providenciada o manilhamento na Av. Volta Redonda, lote 15, quadra 90, Bairro Brisamar Autoria: Haroldo Jesus.
  • Parecer CCJR – Assunto: Projeto de Lei n° 49/2022 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Cria cargos para atendimento exclusivo do Programa Criança Feliz/Primeira Infância, e dá outras providências.
  • Parecer CCJR – Assunto: Projeto de Lei n° 54/2022 de autoria do Vereador Jocimar Pereira do Nascimento. Ementa: Dispõe sobre a autorização de instalação de energia fotovoltaica em todos os prédios públicos do Município de Itaguaí e dá outras providências. 
  • Parecer CCJR – Assunto: Projeto de Lei n° 57/2022 de autoria do Poder Executivo. Ementa: Autoriza o Poder Executivo a conceder benefícios aos médicos participantes do Programa Médicos pelo Brasil. 
  • Parecer CCJR – Assunto: Projeto de Lei n° 04/2023 de autoria do Vereador Guilherme Severino Campos de Farias Kifer Ribeiro. Ementa: Denomina oficialmente o prédio público conhecido como Unidade da Estratégia de Saúde da Família Saco da Prata. 
  • Parecer CCJR – Assunto: Projeto de Lei n° 10/2023 de autoria do Vereador Jocimar Pereira do Nascimento. Ementa: Dispõe sobre normas referentes ao plantio de eucaliptos e outras árvores de grande porte em áreas onde passa a rede de energia elétrica e dá outras providências. 
  • Parecer CS – Assunto: Projeto de Lei n° 76/2021 de autoria do Vereador Vinícius Alves de Moura Brito. Ementa: Reconhece a prática de atividades físicas e do exercício físico como essenciais para a população do Município de Itaguaí em tempos de crises ocasionadas por moléstias contagiosas ou catástrofes naturais. 
  • Parecer CS – Assunto: Projeto de Lei n° 102/2021 de autoria do Vereador Julio Cezar José de Andrade Filho. Ementa: Autoriza o Poder Executivo a dispor sobre a concessão do direito a uma folga anual para a mulher realizar exames de controle do câncer de mama e do colo do útero.
  • Parecer CS – Assunto: Projeto de Lei n° 07/2022 de autoria do Vereador Julio Cezar José de Andrade Filho. Ementa: Ficam obrigados os estabelecimentos públicos e privados que disponibilizam vagas de estacionamento preferenciais a inserção do símbolo mundial de conscientização do Transtorno do Espectro Autista – TEA nas placas indicativas. 
  • Parecer CEC – Assunto: Projeto de Lei n° 44/2022 de autoria do Vereador Guilherme Severino Campos de Farias Kifer Ribeiro. Ementa: Institui o serviço de transporte gratuito para estudantes do Ensino Superior e/ou Técnico residentes no Município de Itaguaí, revoga a Lei n° 3.480 de 21 de fevereiro de 2017 e dá outras providências. 

Plenário rejeita novo Requerimento de informação

por Laiz Carvalho publicado 09/03/2023 18h34, última modificação 13/03/2023 11h25
O presidente Gil Torres retirou uma Indicação de sua autoria e manteve o requerimento de informação sobre a contratação da empresa Clean Serviços Temporários LTDA. O chefe do Legislativo colocou a matéria em votação e pediu que a mesma fosse lida na íntegra. O requerimento de informações foi rejeitado por unanimidade

A Câmara Municipal de Itaguaí realizou na manhã desta quinta-feira (09/03) a 9ª Sessão Ordinária deste ano. Em meio a um intenso debate por questões de ordem acerca da quantidade de indicações e requerimentos de informações de cada vereador que poderiam constar na pauta, o pedido de informações sobre o procedimento de licitação que culminou na contratação da empresa Clean Serviços Temporários LTDA, foi rejeitado por unanimidade.

A questão de ordem foi trazida pelo primeiro secretário e líder de governo, vereador Guilherme Farias (PL), logo no início da sessão. O edil levantou um ponto destacado pelo vereador Vinicius Alves (Republicanos) na sessão da última terça-feira LINK sobre a interpretação do artigo 122 do Regimento Interno. 

Além dos questionamentos sobre a quantidade de matérias na pauta a que cada vereador teria direito, o edil também solicitou que a autoria de todas as propostas estivessem presentes na Ordem do Dia e, evocando o artigo 29 inciso segundo alínea H do Regimento Interno, solicitou que as proposições em desacordo com as exigências regimentais fossem retiradas da pauta. 

O chefe do Legislativo sinalizou que o líder de governo estaria sendo mal orientado, e argumentou que no mesmo artigo, inciso primeiro alínea O, indica que cabe ao presidente resolver qualquer questão de ordem e lembrou que a interpretação é de responsabilidade do presidente da Casa. 

O líder de governo, por sua vez, contrapôs afirmando que a questão está explícita no regimento e não é passível de interpretação. O vereador Vinícius Alves também se pronunciou corroborando com o primeiro secretário, afirmando que o artigo em questão não requer interpretação do presidente e que, em caso de dúvidas, o plenário deveria decidir. 

Haroldo Jesus (PV) concordou com o colega lembrando que o plenário é soberano e pediu que a decisão fosse colocada em votação. O vereador Sandro da Hermínio (PP) se manifestou afirmando que manteria o mesmo posicionamento da sessão anterior, contrário à aprovação do Requerimento de Informações com o compromisso de que as informações requisitadas sejam conduzidas pela liderança de governo do Executivo para o Legislativo. Sandro também propôs uma reflexão para seus pares questionando se os mesmos já teriam colocado em pauta duas Indicações e Requerimentos.

– Sempre colocamos duas Indicações e sempre colocamos os Requerimentos, sejam eles qual for. Porque senão vamos ter que mudar o Regimento da Casa e o Regimento é o que fala do entendimento e da interpretação de vossa excelência também – disse o edil se dirigindo aos colegas vereadores, e ouviu do líder de governo um contraponto afirmando que os requerimentos de congratulações e condolências não são limitados.

Encerrando a discussão, Gil Torres afirmou que não é ele, como presidente da Casa, que tem qualquer receio quanto às matérias constantes em pauta do Poder Legislativo. 

– Eu não entendo qual o receio dos vereadores desta Casa em votar o Requerimento de Informação. O plenário vai decidir de qualquer forma. Eu acho que vocês estão sendo orientados errado – opinou o presidente da Casa.

Gil Torres sugeriu que os vereadores, principalmente os que pertencem à Mesa Diretora, deveriam ser mais participativos. O presidente se dirigiu ao vereador Guilherme Farias, líder de governo e primeiro secretário, questionando a falta de assiduidade do colega nas reuniões da Mesa Diretora.

– Até hoje não foi em nenhuma reunião da Mesa. Eu não sei o que está acontecendo com vossa excelência que não participa. Acho que o senhor tem que saber dos seus compromissos aqui dentro desta Casa e participar mais das reuniões, vereador – advertiu o chefe do Legislativo.

Por fim, o presidente Gil Torres retirou a Indicação nº 100, de sua autoria, e manteve o requerimento de informação sobre a contratação da empresa Clean Serviços Temporários LTDA. O chefe do Legislativo colocou a matéria em votação e pediu que a mesma fosse lida na íntegra. O requerimento de informações foi rejeitado por unanimidade.

Além do pedido de informações oficiais, na pauta da 9ª Sessão constava apenas Indicações ao chefe do Poder Executivo, que foram todas aprovadas por unanimidade.

Grande Expediente

Para discursar no Grande Expediente os edis se inscrevem previamente. O vereador Haroldo Jesus se manifestou e fez um discurso trazendo informações a pedido do chefe do Poder Executivo. Haroldo informou que o prefeito teve uma agenda com o governador e o  presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) e na ocasião foram atualizadas as obras de infraestrutura que serão realizadas no município.

Haroldo recordou que na sessão anterior havia mencionado o trabalho de equacionamento de dívidas e destacou que a medida foi importante para que o município tivesse um nome limpo e pudesse receber verbas estaduais e federais, possibilitando melhorias na infraestrutura e na saúde. Haroldo finalizou agradecendo ao chefe do Executivo pelo trabalho realizado.

Prefeitura deveria dar o exemplo

O presidente Gil Torres desejou que o prefeito faça um governo de excelência em prol da população e que não aconteça de haver dinheiro disponível em caixa e nada ser realizado pelo desenvolvimento do município. Ele lembrou que há pessoas desempregadas que precisam de cuidados e respeito. 

O chefe do Legislativo comentou que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente está acabando com os empresários locais com cobranças como caixas biodigestoras e fossas sépticas. Gil alertou que a prefeitura deveria ser exemplo e questionou se os órgãos municipais atendem a tais determinações. 

– Está coagindo empresários dentro do município. Empresários que empregam 250 a 300 pessoas, estão sendo coagidos dentro do nosso município. Espero que o Prefeito reveja isso, e ao invés de estar apertando o empresário local, seja exemplo – disse o chefe do Legislativo sugerindo que o exemplo deveria surgir a partir do prefeito.

A próxima sessão ficou marcada para o dia 14/03 no horário regimental das 18h.

Ordem do Dia da 09ª Sessão Ordinária – 09/03/2023 

  • Indicação nº 101/2023 – Solicitando desobstrução de bueiros na Rua Alzira Santiago, no bairro Vila Margarida. Autoria: Gilberto Torres. 
  • Indicação nº 102/2023 – Solicitando a limpeza do valão da Avenida Ponte Preta, bairro Santana. Autoria: Guilherme Farias. 
  • Indicação nº 103/2023 – Solicitando que seja construída 01 (uma) área de lazer com campo de grama sintética, alambrado e pista de caminhada, na área pública atrás da Praça Céu, localizada entre os condomínios ZAFIRA I e II, na gleba B, bairro Chaperó. Autoria: Guilherme Farias.
  • Indicação nº 104/2023 – Solicitando a implantação de um quebra-molas (próximo ao nº 21) e ativação da sinalização que já existe, na Rua Thieres Teixeira Leite, localizada no bairro Jardim Weda. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 105/2023 – Solicitando retirada de lixos e entulhos na calçada da Rua Antônio Leonardo Pimenta, nº 11 (esquina da academia Espaço Zen), localizada no Centro de Itaguaí. Autoria: Julio Cezar. 
  • Indicação nº 106/2023 – Solicitando que realize o deslocamento de agentes de trânsito para os horários de entrada e saída dos alunos da Escola Municipal Maria Guilhermina de Souza Freire, bairro Leandro. Autoria: Fabiano Nunes.
  • Indicação nº 107/2023 – Solicitando instalação de iluminação pública em toda extensão da Rua Pernambuco, bairro Carvão. Autoria: Fabiano Nunes 
  • Indicação nº 108/2023 – Solicitando que leve o programa "Prefeitura mais perto de você" para o bairro Teixeira, com realização de choque de ordem e limpeza urbana. Autoria: Jocimar Nascimento. Indicação nº 109/2023 – Solicitando limpeza dos valões dos bairros Jardim Mar e São Campelo, até o Rio Cação. Autoria: Jocimar Nascimento. 
  • Indicação nº 110/2023 – Solicitando a implantação de um píer flutuante na Orla de Coroa Grande, a partir da Praça Djalma Reis, comumente conhecida como "Praça do Kome Keto". Autoria: Rachel Secundo. 
  • Requerimento de Informações Oficiais – Assunto: Requerimento de informações ao Exmo. Prefeito do Município acerca do procedimento de licitação (Pregão Eletrônico sob n° 0135/2021) que culminou na contratação da empresa CLEAN SERVIÇOS TEMPORÁRIOS LTDA.

Ações do documento